A satisfação do interesse público indireto nas atividades industriais e comerciais do Estado
La satisfacción del interés público indirecto en las actividades industriales y comerciales del Estado
Palavras-chave:
Intervenção, interesse público indireto, submissão ao direito privado, atividade industrial e comercial do EstadoResumo
O Estado tornou-se o que é atualmente conhecido como Estado Social de Direito que se baseia na proteção e cumprimento do interesse público. Entretanto, ao analisarmos o papel do Estado, observamos que ele nem sempre atua sob os postulados de império ou poder, já que, em casos específicos, limita-se a regulamentos específicos da lei que rege os indivíduos. Em seguida, encontramos um fenômeno jurídico chamado submissão voluntária da administração ao direito privado, onde este atua em condições uniformes para os indivíduos no cumprimento do propósito para o qual foi criado. Assim, uma nova forma de atividade administrativa é criada através do papel industrial e comercial do Estado que encontra seu objetivo enquadrado na satisfação de um interesse público indireto, já que o Estado, através destas instituições, não gera a satisfação coletiva direta de seus parceiros, mas busca a coleta de recursos que podem ser transferidos para que o Estado cumpra com seus propósitos.
Downloads
Referências
Alvarez-Gendin, S. (s.f.). Tratado General de Derecho Administrativo. Barcelona: Bosch, Casa Editorial.
Alessi Renato. (1960). Instituciones de Derecho Administrativo (Traducción de la 3era edición italiana por Buenaventura Pelisee Prats, Tomo II). Barcelona: Bosch Casa Editorial.
Bielsa Rafael. (1950). Estudios de Derecho Público, Derecho Administrativo. Buenos Aires: Editorial Depalma.
Casetta Elio. (2004). Manuale di Diritto Amministrativo. Nona edizione. Milano: Giuffré Editore.
Cidoncha, A. (2006). La Libertad de Empresa: Serie Derechos fundamentales y libertades públicas. Navarra: Instituto de Estudios Económicos.
Colombia. Congress of the Republic. (1998). Law of 489 “Por la cual se dictan normas sobre la organización y funcionamiento de las entidades del orden nacional, se expiden las disposiciones, principios y reglas generales para el ejercicio de las atribuciones previstas en los numerales 15 y 16 del artículo 189 de la Constitución Política y se dictan otras disposiciones”. Bogotá.
Council of State. (1972). Concept from November 24 of 1972. Consultation and Civil Services Office.
Council of State. (2001, 26 of july). Record no. 25000-23-24-000-2001-0178-01(ACU-356). Judicial Office, third section. Bogotá.
Council of State. (2002, 14 of march). Reporting adviser Susana Montes de Echeverri. Consultation and Civil Service Office. Bogotá.
Council of State. (2007, 01 of november). Record no. 25000-23-24-000-2000-00772-01. Judicial Office, first section. Bogotá.
Dromi, J. R. (1985). Derecho administrativo económico. Buenos Aires: Editorial Astrea de Alfredo y Ricardo Desalma.
Franch Saguer, M. (s.f.). El interés público: La ética pública del derecho administrativo. Barcelona: Universidad Autónoma de Barcelona.
Garrido Falla, F. (1962). La transformación del régimen administrativo. Madrid: s. Edit., IEP
Hoffman Haso. (s.f.) Filosofía del Derecho y del Estado. Bogotá: Universidad Externado de Colombia.
Miele G. (1956). Il problema dell’adeguamento della norma giuridica al fatto económico. Bari: Rivista Diritto dell’economia.
Montaña Plata, A. (2005). El Concepto de servicio público en el derecho administrativo. Bogotá: Universidad Externado de Colombia.
Penagos, G. (1988). Curso de Derecho Administrativo, Parte General, Segunda Edición. Bogotá: Ediciones Librerías Profesional.
Santofimio Gamboa, J. (2003). Tratado de Derecho Administrativo. Bogotá: Universidad Externado de Colombia.
Younes Moreno Diego. (1998). Reformas del Estado y de la Administración Pública en el Siglo XX. Bogotá: Escuela Superior de Administración Pública - ESAP -.
JURISPRUDENCE
Colombia. Congreso de la República. (1993, 28 de octubre). Ley 80 de 1993 “Por la cual se expide el Estatuto General de Contratación de la Administración Pública. Recuperado de http://www.secretariasenado.gov.co/senado/basedoc/ley_0080_1993.html#2
Colombia. Congreso de la República. (1998, 28 de diciembre). Ley 489 de 1998 “Por la cual se dictan normas sobre la organización y funcionamiento de las entidades del orden nacional, se expiden las disposiciones, principios y reglas generales para el ejercicio de las atribuciones previstas en los numerales 15 y 16 del artículo 189 de la Constitución Política y se dictan otras disposiciones.”. Recuperado de https://www.funcionpublica.gov.co/eva/gestornormativo/norma.php?i=186
Colombia. Congreso de la República. (2007, 16 de julio). Ley 1150 de 2007 “Por medio de la cual se introducen medidas para la eficiencia y la transparencia en la Ley 80 de 1993 y se dictan otras disposiciones generales sobre la contratación con Recursos Públicos.” Recuperado de http://www.secretariasenado.gov.co/senado/basedoc/ley_1150_2007.html#14
Colombia. Consejo de Estado. (2001, 26 de julio). Sentencia No. 25000-23-24-000-2001-0178-01(ACU-356). Sala de lo contencioso Administrativo, Sección Tercera. Bogotá.
Colombia. Consejo de Estado. (2007, 01 de noviembre). Sentencia No. 25000-23-24-000-2000-00772-01. Sala de lo contencioso Administrativo, Sección Primera. Bogotá.
Colombia. Corte Constitucional. (1995, 07 de septiembre). Sentencia C-398, M.P. José Gregorio Hernández Galindo. Bogotá.
Colombia. Corte Constitucional. (1997, 23 de octubre). Sentencia C-535, M.P. Eduardo Cifuentes Muñoz. Bogotá.
Colombia. Corte Constitucional. (1999, 10 de marzo). Sentencia SU- 1579, M.P. Alejandro Martínez Caballero. Bogotá.
Colombia. Corte Constitucional. (1999, 28 de junio). Sentencia C-539, M.P. Eduardo Cifuentes Muñoz. Bogotá.
Colombia. Corte Constitucional. (2000, 22 de mayo). Sentencia C-1442, M.P. Cristina Pardo Schlesinger. Bogotá.
Colombia. Corte Constitucional. (2000, 24 de mayo). Sentencia C-599, M.P. Vladimiro Naranjo Mesa. Bogotá.
Colombia. Corte Constitucional. (2000, 21 de junio). Sentencia C-727, M.P. Vladimiro Naranjo Mesa. Bogotá.
Colombia. Corte Constitucional. (2001, 13 de junio). Sentencia C- 616, M.P. Rodrigo Escobar Gil. Bogotá.
Colombia. Corte Constitucional. (2002, 22 de mayo). Sentencia C-389, M.P. Clara Inés Vargas Hernández. Bogotá.
Colombia. Corte Constitucional. (2002, 08 de agosto). Sentencia C-615, M.P. Marco Gerardo Monroy Cabra. Bogotá.
Colombia. Corte Suprema de Justicia. (1983, 29 de septiembre). Sentencia de septiembre 29 de 1983. Bogotá.
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-03-02 (2)
- 2020-06-25 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A recepção de um artigo pela Revista Científica CODEX não implica a sua aprovação, nem o compromisso de publicação. O autor será informado oportunamente dos resultados do processo de avaliação do artigo, e a data de publicação em caso de aceitação.
O autor deverá apresentar, junto com o artigo, a carta de cessão à revista de seus direitos patrimoniais sobre o artigo, na qual autoriza expressamente a revista a copiar, reproduzir, distribuir, publicar e comercializar o artigo apresentado, através de meios digitais ou electrónicos, físicos, reprográficos e em geral através de qualquer meio de comunicação academicamente aceite.
O autor na mesma carta afirma que o artigo respeita os direitos autorais de terceiros, e exonera a Universidade de Nariño de responsabilidade perante terceiros, e compromete-se a responder por qualquer ação judicial iniciada por esse fato. A revista realizará a publicação, em todo o caso, mencionando o autor do artigo, e respeitando os direitos morais de autor (Lei 23 de 1982, Decisão 351 CAN)