Empresas familiares: definições, características e contribuições

Autores

  • Diego Fernando Muñoz Muñoz Universidad de Nariño
  • Sonia Maritza Matabanchoy Tulcán Universidad de Nariño https://orcid.org/0000-0002-3681-8440
  • Nayive Tatiana Guevara Canchala Universidad de Nariño

DOI:

https://doi.org/10.22267/rtend.202101.133

Palavras-chave:

empreendedorismo, novas empresas, recursos humanos, gestão do trabalho, América Latina

Resumo

A empresa familiar pode ser entendida como uma organização complexa, atravessada por um vínculo familiar que direciona a política comercial, seus
objetivos e metas. Nele, a propriedade, sua gestão e sua subsequente sucessão são áreas que, classicamente, mostram os problemas que foram mais comumente estudados e que determinam a continuidade da organização além da segunda geração. Objetivo: identificar estudos realizados em empresas familiares de diferentes disciplinas no período de 2007 a 2019. Método: Foi realizado sob a metodologia de revisão sistemática, buscando artigos nas bases de dados Dialnet, Redalyc, Scielo e IDEA. Resultados: As áreas acadêmica comercial, financeira e de marketing lideram pesquisas relacionadas a empresas familiares. Visualiza-se que a sucessão, as relações entre os proprietários e a relevância das empresas familiares na economia em geral têm sido os tópicos mais discutidos, mostrando-se como uma oportunidade de melhoria e contribuição pelas disciplinas interessadas nas empresas familiares. Por outro lado, a possibilidade de gerar modelos de análise de processos de GTH na EF é articulada como uma oportunidade de responder às necessidades específicas desse tipo de empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Fernando Muñoz Muñoz, Universidad de Nariño

Psicólogo egresado Programa de Psicología, Universidad de Nariño. E-mail: dife@udenar.edu.co, Colombia.

Sonia Maritza Matabanchoy Tulcán, Universidad de Nariño

Doctora en Psicología, Universidad Católica de Argentina. Docente tiempo completo Programa Psicología, Universidad de Nariño. E-mail: somapsicologa@yahoo.es, Colombia.

Nayive Tatiana Guevara Canchala, Universidad de Nariño

Psicóloga egresada Programa de Psicología, Universidad de Nariño. E-mail: nayivetat1234@gmail.com, Colombia.

Referências

(1) Angulo, K. (2016). La empresa familiar una temática en desarrollo. Oikos Polis Revista latinoamericana de Ciencias Económicas y Sociales, 1(1), 175- 198.

(2) Arenas, H. & Rico, D. (2014). La empresa familiar, el protocolo y la sucesión familiar. Estudio Generales, 30(132), 252-258.

(3) Beltrán, O. (2005). Revisiones sistemáticas de la literatura. Revista Colombiana de Gastroenterología, 20(1) ,60-69.

(4) Betancourt, A., Arcos, S., Torres, A. & Olivares, L. (2012). Empresas Familiares. Revista Académica de Investigación, (9). Recuperado de: http://www.eumed.net/rev/tlatemoani/09/emvb.pdf.

(5) Betancourt, J., Gómez, G. & López, M. (2011). Aproximación a los factores que influyen en la visión del patrimonio en las empresas familiares colombianas. Estudios Gerenciales, 27(120), 165-183.

(6) Bolaños, S. Pantoja, M. & Jiménez A. (2009). Emprendimientos locales: El caso de las empresas familiares en el Sur Occidente Colombiano. TEC Empresarial, 3(3), 27-37. Recuperado de: https://revistas.tec.ac.cr/index.php/tec_empresarial/article/view/654

(7) Carrasco, A. & Sánchez, G. (2014). “El capital humano en la empresa familiar: un análisis exploratorio en empresas españolas”. Revista FIR, FAEDPYME International Review. 3(5), 19-29.

(8) Cervera, X., Montoya, I. & Montoya, L. (2012). Factores de éxito en el relevo generacional en empresas de familia: estudio de caso. Punto de vista, 4(6), 39-65.

(9) Correa, A., Restrepo, L. & Acevedo, V. (2007). Más allá del protocolo de familia: un abordaje sistémico con la familia empresaria. Pensamiento Psicológico, 3(9), 79-100.

(10) Esparza, J. & García, D. (2011). La cultura de las empresas familiares turísticas mexicanas y su influencia en la gestión estratégica. Cuadernos de Administración, 24(42), 295-313.

(11) Fuentes, G., Vallejo, M. & Martínez, R. (2007). Factores a tener en cuenta en la expansión internacional de la empresa familiar. Investigaciones Europeas de Dirección y Economía de la Empresa, 13(2), 75-96.

(12) Gómez, G., López, M. & Betancourt, J. (2008). Estudio exploratorio de los factores que influyen en la selección de un mecanismo de sucesión patrimonial en las empresas familiares colombianas. Cuadernos de Administración, 21(37), 269-292.

(13) Gómez, G., Zapata, N & Betancourt, J. (2016). Gobierno Corporativo. Prácticas sugeridas e implementadas por empresas familiares y no familiares colombianos. Entramado, 12(2), 12-29.

(14) Hernando, M. (2014). Un modelo de control de gestión para la pequeña empresa familiar en España: especial referencia a los activos intangibles. Universidad de Alcalá. Madrid. España.

(15) Jaramillo, O. (2005). Gestión del talento humano en la micro, pequeña y mediana empresa vinculada al programa Expopyme de la Universidad del Norte en los sectores de confecciones y alimentos. Pensamiento & Gestión, (18) ,103-137.

(16) López, M., Gómez, G., & Betancourt, J. (2011). Factores que influyen en la participación de la mujer en cargos directivos y órganos de gobierno de la empresa familiar colombiana. Cuadernos de Administración, 24(42), 253-274.

(17) Macías, V. & Ramírez, D. (2011). Sucesión en empresas familiares. Análisis desde la teoría de la agencia. Caso: Caldas. Criterio Libre, 9(15), 193-212.

(18) Marcelino, M. & Baldazo, F. & Valdés, O. (2012). El método del estudio de caso para estudiar las empresas familiares. Pensamiento & Gestión, (33), 125-139.

(19) Moher, D., Shamseer, L., Clarke, M., Ghersi, D., Liberatî, A., Petticrew, M., Shekelle, P., Stewart, L & Group, prisma-p (2015). Preferred reporting items for systematic review and meta-analysis protocols (prisma-p) 2015 statement. Systematic Reviews, 4, (1), 1-9.

(20) Páez, Y. (2014). Las empresas familiares y la supervivencia de estas, dentro de las primeras tres generaciones dados los conflictos que se presentan en la sucesión de poder y manejo de capital. Universidad Militar Nueva Granada. Santafé de Bogotá, D. C.

(21) Quejada, R. & Ávila, J. (2016). Empresas familiares: Conceptos, teorías y estructuras. Rev. esc.adm.neg, (81), 149-158.

(22) Quijano, R., Magaña, D. & Pérez, C. (2011). Pertenencia y compromiso: factores relevantes en la transición generacional de empresas familiares. Caso constructoras Campeche, México. Estudios Gerenciales, 27(121), 99-113.

(23) Rentería, E. & Orozco, A. (2012). Empresa de familia: Relaciones y conflictos en la transición generacional. Cali, Colombia: Editorial Bonaventurana.

(24) Román, R. (2009). Una perspectiva heterodoxa sugerida para el estudio de las empresas familiares en Colombia. Estudios gerenciales, 25(112), 101-129.

(25) Romano, C. & Redondo, J. (2013). Planificación de la sucesión en una empresa familiar de pequeño porte. Aplicación de la investigación - acción. INVENIO, (31-32) ,121-143.

(26) Romano, A. & Redondo, J. (2016). Aplicación de la investigación- Acción a la planificación de la sucesión en una empresa familiar de pequeño porte. INVENIO, 19(36), 65-87.

(27) Romero, J. (2009). Dinámica interna de la empresa familiar exportadora. Revista Finanzas y Política Económica, 1(2), 53-70.

(28) Sandoval, J. & Guerrero, D. (2010). Empresas familiares en Colombia: Hacia la construcción de un modelo de gestión comercial. Revista U.D.C.A Actualidad & Divulgación Científica, 13(1) ,135-146.

(29) Vélez, D., Holguín, H., De la Hoz, G., Durán, Y. & Gutiérrez, I. (2008). Dinámica de la empresa familiar PYME: Estudio exploratorio en Colombia. Red FUNDES, Internacional.

(30) Zeron, M., Mendoza, G. & Lara, J. (2009). Pequeñas empresas familiares y sus estrategias de negocios. Recuperado el 11 de agosto de 2018, de http://www.eumed.net/ce/2009b/fct.htm.

Publicado

2020-06-30

Como Citar

Muñoz Muñoz, D. F., Matabanchoy Tulcán, S. M., & Guevara Canchala, N. T. (2020). Empresas familiares: definições, características e contribuições. Tendencias, 21(1), 197–220. https://doi.org/10.22267/rtend.202101.133

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)