Gerenciamento de desempenho como ferramenta de melhoria para o setor hoteleiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22267/rtend.202102.142

Palavras-chave:

avaliação de desempenho, PMEs, colaboradores, gestão de desempenho, recursos humanos, setor hoteleiro

Resumo

As organizações hoteleiras buscam a melhoria contínua na gestão do desempenho de seus colaboradores.Este documento fornece um diagnóstico e descrição da prática para a maioria dos hotéis afiliados ao Cotelco em Villavicencio, Colômbia. Isso permitiu a geração de informações necessárias para aumentar o desempenho individual e organizacional, utilizando uma metodologia de abordagem descritiva, que permitiu constatar que, em geral, as etapas do processo de avaliação de desempenho estão em ótimas condições para o desempenho de suas funções, exceto por a fase de planejamento. Os métodos usados ​​com freqüência são pesquisa de campo em 360 graus, incidentes críticos, autoavaliação, frases descritivas e classificação, e verificou-se que os hotéis quase sempre valorizam ser, conhecer e fazer o trabalho. hora de avaliar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dagoberto Torres-Flórez, Universidad de los Llanos

Doctor (C) en Ciencias Económico-Administrativas, Ucimexico, México. Profesor investigador, Universidad de los Llanos. E-mail: dtorres@unillanos.edu.co, Colombia.

Dánae Duana Ávila, Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo

Doctor en Desarrollo Regional, Escuela Superior de Economía -SEPI-IPN, México. Profesor investigador, Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo. E-mail: duana@uaeh.edu.mx, México.

Yiseth Natalia Torrejano Herrera, Universidad de los Llanos

Licenciada en Administración de Empresas, Unillanos, Colombia. Profesor investigador Universidad de los Llanos. E-mail: yiseth.torrejano@unillanos.edu.co, Colombia.

Referências

(1) Aguirre, R., y Armenta, C. (2012). La importancia del control interno en las pequeñas y medianas empresas en México. El Buzón de Pacioli, 12(76), 1-17. Recuperado de https://www.itson.mx/publicaciones/pacioli/Documents/no77/68d__la_importancia_del_contorl_interno_en_las_pequenas_y_-medianas_mpresas_en_mexicox.pdf

(2) Amador, A. (2002). Control Interno y auditoría: su aportación en las organizaciones. México: Universidad Autónoma de Nuevo León.

(3) Brazzolotto, S. (2012). Aplicación de la evaluación de desempeño por competencias a las organizaciones. (Tesis de pregrado). Universidad Nacional de Cuyo. Mendoza, Argentina. Recuperado de http://bdigital.uncu.edu.ar/objetos_digitales/5289/brazzolotto-trabajo-de-investigacion.pdf.

(4) Casallas, D. F. (2016). Aplicación de la evaluación de desempeño 360° como herramienta para alcanzar el éxito profesional del Recurso Humano en las empresas. Recuperado de https://repository.unimilitar.edu.co/bitstream/handle/10654/14298/CASALLASTORRESDIEGOFERNANDO2016.pdf;sequence=2

(5) Cepeda, G. (1997). Auditoría y control interno. Santafé de Bogotá: McGraw-Hill.

(6) Cevallos, M. (2010). Análisis y evaluación de los modelos de gestión tercerizado y por nómina aplicados a la gestión del departamento de mantenimiento en la hotelería. Caso: Grand Hotel Mercure Alameda Quito (Tesis de Maestría). Universidad Andina Simón Bolívar, Ecuador.

(7) Chiavenato, I. (2009). Gestión del Talento Humano. México: Mc Graw Hill.

(8) Departamento Administrativo Nacional de Estadística-DANE. (2016). Informe de coyuntura económica regional. Recuperado de https://www.dane.gov.co/files/icer/2015/ICER_Meta2015.pdf

(9) Dessler, G. y Varela, R. (2011). Administración de Recursos Humanos. Enfoque latinoamericano. México: Pearson Educación. Recuperado de https://cucjonline.com/biblioteca/files/original/0ee49930c54202fa9d631ebce4af2438.pdf

(10) Florez, L. H. (2013). Importancia del modelo de gestión por competencias para la gerencia de hoy. Recuperado de https://repository.unimilitar.edu.co/bitstream/handle/10654/11759/Ensayo%20Importacia%20del%20modelo%20de%20gesti%C3%B3n%20por%20competencias%20para%20la%20gerencia%20de%20ho-y.pdf?sequence=1yisAllowed=y

(11) Gazca, L., Sánchez, G., Culebro, K. y Zabala, O. (2019). Diagnóstico del uso de herramientas tecnológicas para la gestión y apoyo del liderazgo en las PYMES. Revista GEON (Gestión, Organizaciones Y Negocios), 6(1), 69-83. doi: 10.22579/23463910.85

(12) Leyva-Del Toro, C., De Miguel-Guzmán, M. y Pérez-Campdesuñer, R. (2016). La evaluación del desempeño, los procesos y la organización. Ingeniería Industrial, 37(2), 164-177. Recuperado de http://scielo.sld.cu/pdf/rii/v37n2/rii06216.pdf

(13) Sanchez, Y. P. (2017). Gerencie.com. Recuperado de https://www.gerencie.com/la-evaluacion-del-desempeno-laboral-y-su-importancia-en-las-organizaciones.html

(14) Sánchez, J. y Calderón, V. (2012). Diseño del proceso de evaluación del desempeño del personal y las principales tendencias que afectan su auditoría. Pensamiento y Gestión, (32), 54-82. Recuperado de http://www.scielo.org.co/pdf/pege/n32/n32a04.pdf

(15) Santana, C. D. (2014). Proyecto 2 Doble calzada Bogotá - Villavicencio. Recuperado de ftp://ftp.ani.gov.co/Bogota%20Villavicencio%20Sector1/3%20TOPOGRAFIA%20Y%20GEOMETRIA/202008-G3P2.1-IF-CP02-DOC-01.pdf

(16) Torres-Flórez, D. (2018a). La importancia de la gestión del desempeño en las organizaciones. Revista GEON (Gestión, Organizaciones y Negocios), 5(1), 4-5. doi: 10.22579/23463910.2

(17) Torres-Flórez, D. (2018b). Medición de impactos de Gestión Humana, Grupo de investigación GYDO. Universidad de los Llanos, Villavicencio.

(18) Veliz, D. y Franchesqui, G. (2012). Análisis del Método de Evaluación Escala Gráfica al personal de Atención al Público de Inversiones Telemundo, C.A. Cumana, Estado Sucre, Venezuela.

(19) Yepes, V. (1998). Hacia la gestión de calidad en la actividad turística de la Comunidad Valenciana. Revista Valenciana d’estudisautonómics, (25), 119-133.

Publicado

2020-10-21

Como Citar

Torres-Flórez, D., Duana Ávila, D., & Torrejano Herrera, Y. N. (2020). Gerenciamento de desempenho como ferramenta de melhoria para o setor hoteleiro. Tendencias, 21(2), 85–105. https://doi.org/10.22267/rtend.202102.142