Utilizando a teoria de benchmarking como um modelo comparativo para as pme plano estratégico do sector do leite na cidade de Pasto 2014-2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22267/rtend.161701.13

Palavras-chave:

Competitividade, benchmarking, planejamento estratégico

Resumo

Os desafios atuais que enfrentam o setor lácteo no país requer para gerar a necessidade de competitividade e planejamento estratégico como o fundamento de importância vital para estudar não só mas sectorial e nível de espírito empresarial, considerando a geração de um diagnóstico, ferramentas de avaliação e fortalecimento de propostas valiosas de metodologias baseadas para fazer uma avaliação precisa, promovendo mudanças que contribuam para fortalecer a chave para o desenvolvimento das PME do sector do leite na cidade de Pasto variáveis. De acordo com este contexto, este trabalho foi desenvuelto com foco na coleta e explicar as informações existentes sobre o estado atual da cadeia leiteira em Nariño, de avaliar ambientes, análises setoriais, utilizando o modelo de Diamond e de Michael Porter cinco forças, e com a realização dos níveis estratégicos de benchmarking regional e empresariais, considerados elementos importantes de aanálise, portanto, é capaz de estabelecer a cadeia de valor, gerando orientações estratégicas que contribuam para a melhoria de procesos planejamento e controle nas MPMEs leiteiras existentes na região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karola López López, Universidad de Nariño

Magister en Administración, Universidad del Valle. Docente en administración de Empresas, Universidad de Nariño. Email: karolalopez@udenar.edu.co

Jose Eduard Peña Sosa, Federación Nacional de Cafeteros

Ingeniero Agrícola, Universidad Nacional de Colombia. E-mail: joepenasco@unal.edu.co

Carlos Omar Ojeda Enriquez, Universidad de Nariño

Magister en Administración, Universidad del Valle. Docente en administración de Empresas, Universidad de Nariño.

Referências

ACERO, León y CONTRERAS, Carolina (2008). Merchandising Visual como herramienta de mercadeo para El Superete Marión ubicado en Sector de Villa del Prado en la ciudad de Bogotá D.C. Pontificia Universidad Javeriana.

BENJAMIN, Franklin (2011). El Libro Blanco. México D.F. Primera Edición. C.P. 11800.

BETANCOURT, Guerrero Benjamín (2014). Análisis sectorial y Competitividad. Cali: Facultad de Ciencias de la Administración. Vicerrectoría de Investigaciones. Universidad del Valle. Ecoe Ediciones.

BETANCOURTH, Benjamín (2011). Entorno Organizacional, Análisis y diagnóstico. Santiago de Cali: Editorial Univalle, pp. 13-25.

BOHÓRQUEZ, Natalia (2012). Análisis estructural de sectores estratégicos: sector productos lácteos, Bogotá, Colombia: Universidad del Rosario. Grupo de Investigación en Perdurabilidad Empresarial.

DE LA HOZ, Joaquín (2007). Economía del departamento de Nariño: ruralidad y aislamiento geográfico, Banco de la República. Cartagena: Centro de estudios económicos regionales (CEER). Banco de la República.

HOLMANN, Federico (2003). Evolución de los sistemas de producción de leche en el trópico latinoamericano y su interrelación con los mercados: un análisis del caso colombiano. Cali. CIAT. International Center for Tropical Agriculture.

LÓPEZ, Karola y ARGOTY, Jenny (2009). Programa de Fortalecimiento para la Gestión de las empresas transformadoras del sector lácteo del municipio de Pasto. Pasto. Universidad Mariana.

MARTÍNEZ, Héctor y ESPINAL, Carlos (2002). Evaluación de la protección para los productos del sector agropecuario colombiano: Una medición econométrica. Bogotá Documento de trabajo No. 28, Observatorio Agrocadenas.

MARTÍNEZ, Héctor y RAMÍREZ Manuel (2004). Relaciones de precios entre los diferentes eslabones de las cadenas agroproductivas en Colombia. Bogotá Documento de trabajo No. 50. Observatorio Agrocadenas.

MÉNDEZ, Eduardo (2011). Metodología. Diseño y desarrollo del proceso de investigación con énfasis en ciencias empresariales. Bogotá. Limusa Noriega Editores.

MILLÁN, Felipe (2001). Competitividad Internacional de las Regiones. Cali. Cámara de Comercio de Cali. No. 22.

Organización de las Naciones Unidas para la Alimentación y la Agricultura (2014) Perspectivas de la agricultura y del desarrollo rural en las Américas: una mirada hacia América Latina y el Caribe. Comisión Económica para América Latina y el Caribe (CEPAL). Tomada de: http://www.fao.org/docrep/019/i3702s/i3702s.pdf

PEÑA, .Edith. y CANO Carlos (2002). Estudio para la determinación de perfiles de proyectos productivos empresariales de las cadenas productivas en los departamentos de Cauca, Huila, Nariño, Tolima y Valle del Cauca, Bogotá, Universidad de Georgetown, Confecámaras, Pontificia Universidad Javeriana, pp. 116-128. 330.

ROSALIA, Alejandra y ARIZA, Angélica (2008-2009). Análisis del mercado de la leche y derivados lácteos en Colombia. Tomada de: http://www.sic.gov.co/drupal/recursos_user/documentos/promocion_competencia/Estudios_Economicos/Estudios_Economicos/Estudio_Sectorial_Leche1.pdf

SAGAN (2005). Asociación de Ganaderos de Nariño. Estudio sobre la cadena láctea, Pasto, pp.22-25.390.

SAGAN (2011). Asociación de Ganaderos de Nariño. Identificación y priorización de la problemática del sector ganadero de leche del Departamento de Nariño. Estudio Realizado por SAGAN, en convenio con la Universidad de Nariño. Programa de Ingeniería Agro Industrial, pp. 33-37. 330.

Publicado

2016-03-09

Como Citar

López López, K., Peña Sosa, J. E., & Ojeda Enriquez, C. O. (2016). Utilizando a teoria de benchmarking como um modelo comparativo para as pme plano estratégico do sector do leite na cidade de Pasto 2014-2019. Tendencias, 17(1), 56–72. https://doi.org/10.22267/rtend.161701.13