Percepção dos empregadores em relação ao cumprimento de critérios para implementar estratégias baseadas em recursos PME orientadas ao crescimento de negócios em Santiago de Cali - Colômbia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22267/rtend.171801.64

Palavras-chave:

percepcao, Recursos, estrategias, PME

Resumo

O objetivo deste trabalho e apresentar uma analise dos criterios considerados pelos empresarios para alcancar o crescimento dos negocios das estrategias de penetracao de mercado, desenvolvimento de mercado e desenvolvimento de produtos em pequenas e medias empresas em Santiago de Cali - Colombia, a partir da perspectiva baseada em recursos. Em termos de metodologia, um diagnostico atraves de um questionario, em que 27 criterios que representam indicadores de estrategias de crescimento que podem ser implementadas pelas PME da perspectiva baseada em recursos foram selecionados e feita; Estes criterios sao abrangidas as estrategias de penetracao de mercado, desenvolvimento de mercado e desenvolvimento de produtos. Os resultados indicam que os empresarios das PME estudada, nao use os recursos a “capacidade de reserva” para investir em novas areas de oportunidade para orientar o crescimento do negocio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Aguilera Castro, Universidad del Valle

Magíster en Ciencias de la Organización, Universidad del Valle. Profesora Asociada Departamento de Administración y Organizaciones, Facultad de Ciencias de la Administración, Universidad del Valle, Colombia.

Adriana Virgen Ortiz, Univesidad del Valle

Magíster en Ciencias de la Organización, Universidad del Valle. Profesora Contratista Departamento de Administración y Organizaciones, Facultad de Ciencias de la Administración, Universidad del Valle, Colombia.

Sandra Cristina Riascos Erazo, Universidad del Valle

Doctora en Ingeniería Informática, Universidad Carlos III de Madrid. Profesora Titular Departamento de Administración y Organizaciones, Facultad de Ciencias de la Administración, Universidad del Valle, Colombia.

Referências

AGUILERA, A. (2010). Direccionamiento estratégico y crecimiento empresarial: algunas reflexiones en torno a su relación. En: Pensamiento y gestión, No. 28, p. 85-106.

AGUILERA, A. Y VIRGEN, V. (2013). Principales indicadores de crecimiento empresarial en las pequeñas y medianas empresas: Caso Santiago de Cali – Colombia. Global Conference on Business and Finance Proceedings, 8 (2), 992-997.

AGUILERA–CASTRO, A. Y VIRGEN–ORTIZ, V. (2013). Aplicación de un modelo de formulación de estrategias para evidenciar la orientación al crecimiento empresarial en Pymes: Santiago de Cali – Colombia. En: Entramado, 9 (2), 82-97.

AGUILERA, A Y VIRGEN, V (2014). Principales indicadores de crecimiento empresarial en las pequeñas y medianas empresas: Caso Santiago de Cali – Colombia. En: Revista internacional administración y finanzas, 7 (6), 27-44.

ANSOFF, I. (1997). La dirección estratégica en la práctica empresarial (Segunda ed.). México: Addison Wesley Logman.

BLANK, B. L. (2002). La administración de las organizaciones: Un Enfoque Estratégico (Tercera ed.). Santiago de Cali: Artes Gráficas del Valle. Facultad de Ciencias de la Administración. Universidad del Valle.

BLÁZQUEZ, F.; DORTA, J. A. Y VERONA, M. C. (2006). Concepto, perspectivas y medida del Crecimiento empresarial. En: Cuadernos de Administración PUJ, 19 (31), 172-174, 176-180, 184, 185, 187.

DAVID, F. R. (1997). Conceptos de administración estratégica (Quinta ed.). México: Prentice Hall Hispanoamericana.

DAVID, F. R. (2003). Conceptos de administración estratégica (Novena ed.). México: Pearson Educación.

FORCADELL, J. F. (2004). El crecimiento empresarial desde el enfoque basado en los recursos. Hacia un modelo integrador. Documentos de trabajo Nuevas tendencias en dirección de empresas. DT 12. [En línea] Disponible en: http://catedradiversi#cacion.unizar.es/contenidos/publicaciones/Elcrecimientoempresarial.pdf

FRANCÉS, A. (2006). Estrategia y planes para la empresa (Primera ed.). México: Pearson Prentice Hall.

HILL, C. W. & JONES, G. (2005). Administración estratégica: un enfoque integrado (Sexta ed.). México: McGrawHill.

HITT, M. A., BLACK, J. S. & PORTER, L. W. (2006). Administración (Primera ed.). México: Pearson Prentice Hall.

LAÍNEZ GADEA, J. A. & BELLOSTAS PÉREZ-GRUESO, A. J. (1991). La planificación y gestión estratégica en grupos multinacionales: los modelos de simulación. En: Revista española de financiación y contabilidad, 21 (67), 506, 508.

MELGAREJO, L. M. V. (1994). Sobre el concepto de percepción. Alteridades, 4(8), 47-53.

MORALES, P. (2008) Estadística aplicada a las Ciencias Sociales. Madrid: Universidad Pontificia Comillas.

SÁNCHEZ, C. A., SUANES, A. M. & ESPINOSA, M. B. (2012). Tendencias Actuales desde la perspectiva basada en los recursos. Inf. Comer. Española, ICE Revista económica, (865), 119-130.

WERNERFELT, B. (1984): A Resource – Based View of the Firm, Strategic Management Journal, volumen 5, pp. 171-180.

WHEELEN, T. L. & HUNGER, J. D. (2007). Administración estratégica y política de negocios (10 ed.). (M. A. Sánchez, Trad.) México: Pearson Educación.

Publicado

2017-02-16

Como Citar

Aguilera Castro, A., Virgen Ortiz, A., & Riascos Erazo, S. C. (2017). Percepção dos empregadores em relação ao cumprimento de critérios para implementar estratégias baseadas em recursos PME orientadas ao crescimento de negócios em Santiago de Cali - Colômbia. Tendencias, 18(1), 55–67. https://doi.org/10.22267/rtend.171801.64