Promover o empreendedorismo por meio de atividades acadêmicas e de pesquisa

Autores

  • Fernando Suárez Galvis Institución de Educación Superior ITSA

DOI:

https://doi.org/10.22267/rtend.171802.84

Palavras-chave:

Empreendedorismo, atividades acadêmicas, atividades depesquisa, ITSA

Resumo

O artigo centra-se na análise da promoção do empreendedorismo, através de atividades acadêmicas e de pesquisa em Instituição de Ensino Superior ITSA. Através de uma revisão da literatura com um design bibliográfica uma análise das diferentes acções que têm sido desenvolvidas nos planos organizacionais e como gerenciar e disseminar o conhecimento, dando visibilidade para garantir a promoção do espírito empresarial, apoiando o descrito acima com é o quadro teórico de Robles y Pelekais (2015); Valverde (2011); Vasquez (2015); Torrent-Sellens (2014), entre outros. Os resultados mostram que o processo evolutivo do empreendedorismo é observada desde o ensino como um eixo transversal do currículo, que molda o conteúdo do programa de cada uma das matérias ensinadas nos diferentes raças de graduação, até que as alterações a fazer redes de comunicação de presença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Suárez Galvis, Institución de Educación Superior ITSA

Doctor en Ciencias Gerenciales. Institución de Educación Superior ITSA. Docente Facultad de Ciencias Económicas y Administrativas.

Referências

(1) Barceló, G. (2007). El dirigente del futuro. Madrid España. Asociación para el progreso de la dirección.

(2) Bonilla, L. y Sánchez, G. (2005). Emprendimiento innovador y microempresas. Editorial UOC Business School. Barcelona, España.

(3) Donini, Y; Donini, J. (2012). Emprendimiento y creación de empresas: Teoría, Modelos y Casos. Bogotá –Colombia. Editorial Universidad de la Salle.

(4) Drucker, P. (2010) "The discipline of innovation". Harvard Business Review. 76

(5) Frydman, F. (2003). Cultivar el compromiso. Manual de desarrollo de fondos para organizaciones sociales. Primera Edición. Buenos Aires, Argentina

(6) Gámez, J. (2009). Aproximación a los modelos de emprendimiento. Management, issn 0122-6681, Vol. XVIII, n.° 31, enero-junio 2009, p. 153-170. Universidad de San Buenaventura, Bogotá, D.C.

(7) Gerencie. (2011). Emprendimiento. Disponible en http://www.gerencie.com/ emprendimiento.html. Consultado el 20/11/16.

(8) Guedez, V. (2006). Ética y práctica de la responsabilidad social empresarial. Editorial Planeta Venezolana. Caracas, Venezuela.

(9) Gutiérrez, J. (2015) Modelo de competencias investigativas empresariales desde la universidad, empresa y estado en Colombia. Prax. Saber) [online]. Vol.6, n.12 [cited 2017-02-20], pp.241-267. Available from: <http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-01592015000200012&lng=en&nrm=iso>. ISSN 2216-0159.

(10) Haussman, R. (2003) Venezuela ́s growth implosion: a neoclassical story. En D. Rodrik ed. In search of prosperity, pp. 224 –270. Pinceton University Press.

(11) Hisrich, R; Peters, M; Shepherd, D. (2005). Entrepreneurship. Emprendedores. 6ta edición. Editorial Mc Graw Hill. España.

(12) Leiva, J.C. (2009). Los emprendedores y la creación de empresas. Editorial Tecnológica de Costa Rica. Costa Rica.

(13) Luengo, G. E. (2003). 'La refundación de la universidad: pertinencia y viabilidad desde América Latina'. [ITESO, México 1 Ponencia elaborada para la Conferencia Internacional a Universidade XXI, realizada el 25 al 27 de noviembre del 2003, en Brasilea, Brasil, bajo los auspicios del Ministerio de Educacao y la UNESCO]

(14) Moenaert, C. (2010). Estrategias gerenciales para el cambio en las organizaciones. Barcelona –España. Editorial Amat

(15) Monsalve, A (2009) Emprendimiento Social Modelo de Desarrollo Alternativo. Bogotá

(16) Quintero, A. y Sánchez, I. (2005). El emprendimiento empresarial: una mirada desde la historia para conocer su origen y evolución. Universidad Surcolombiana. Grupo de Investigaciones Pymes. Colombia.

(17) RedEmprendia (2014) El fomento de la cultura emprendedora y la mejora de la formación en emprendimiento e innovación. España. Disponible en: https://www.redemprendia.org/sites/default/files/descargas/InformesREDEMPRENDIA1_El-Fomento-de-la-Cultura-Emprendedora.pdf

(18) Robbins, S. (2005). Administración. 8va edición. Editorial Prentice Hall. México

(19) Robles, A; Pelekais, C (2015) Emprendimiento y gerencia de los procesos organizativos. Editorial Académica Española. Madrid

(20) Urbano, D y Toledano, N. (2011). Invitación al emprendimiento: Una aproximación a la creación de empresas. Editorial UOC. Barcelona. España

(21) Vainrub, R. (2006). Convertir sueños en realidades. Una guía para emprendedores. Ediciones IESA.

Publicado

2017-11-24

Como Citar

Suárez Galvis, F. (2017). Promover o empreendedorismo por meio de atividades acadêmicas e de pesquisa. Tendencias, 18(2), 183–196. https://doi.org/10.22267/rtend.171802.84