A responsabilidade social corporativa e a abordagem estratégica da organização: evidência empírica de dois setores

Autores

  • Mario Enrique Uribe Macías Universidad del Tolima

DOI:

https://doi.org/10.22267/rtend.181901.90

Palavras-chave:

Responsabilidade social corporativa, foco estratégico, indústria, setorfinanceiro

Resumo

O objetivo do trabalho é analisar os resultados relacionados com a abordagem estratégica da responsabilidade social das empresas nos sectores industriais e financeiros de Ibague, produto de doisprojetos de pesquisa descritivaem que as informaçõesforamcoletadasatravés de umquestionário, a primeira parte lida com a abordagem estratégica, artigo baseado na análisedescritiva. Os resultados mostram que no setor industrial não é um conjunto de atividades de responsabilidade social do ponto de vista da estrutura e estratégia organizacional, como acontece no sector financiero. A principal conclusão é afirmado que os resultados em termos de abordagem estratégica sãomuito diferentes entre os doissetoresestudados, pelas condições específicas de cada um.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mario Enrique Uribe Macías, Universidad del Tolima

Magíster en Administración del ITESM. Profesor titular de la Universidad del Tolima. Integrante del grupo de investigación GIDEUT. E-mail: meuribem@gmail.com, Colombia

Referências

(1) Acuña, L., Araque, J., Rosero, O., Rubio, G. y Uribe, M. (2014). Responsabilidad social empresarial: una mirada desde la teoría y la praxis empresarial. Ibagué: Universidad del Tolima.

(2) Ader, F. & Hansen, R. (s.f.). Corporate social responsibility & Corporate strategy. A practical orientation towards CSR integration into corporate strategy. [En línea]. Disponible en: http://pplcrwlr.co.no/docs/franziska/hansen. (recuperado en junio 6 de 2015).

(3) Araque, J., Rubio, G. y Uribe, M. (2015). Responsabilidad social universitaria: teoría y aplicación. Ibagué: Universidad del Tolima.

(4) Benjamín, E. y Fincowsky, F. (2009). Organización de empresas. (3ª. ed.). México: McGraw-Hill.

(5) Bower, J. (1995). Oficio y arte de la gerencia. Vol. II. Bogotá: Norma.

(6) Cadbury, A. (2006). Corporate social responsibility. En: Twenty-First Century Society: Journal of the Academic of Social Sciences, Vol. 1, No. 1. Pp. 5-21. doi: 10.1080/17450140600679883.

(7) Carroll, A. (1979). A three-dimensional conceptual model of corporate performance. En: Academy of Management Review, Vol. 4, No. 4.Pp. 497-505.

(8) Carroll, A. (1991). The pyramid of corporate social responsibility: toward the moral management of organizational stakeholders. En: Business Horizons, Vol. 34, No. 4. Pp. 39–48.

(9) Dey, M. & Sircar, S. (2012). Integrating corporate social responsibility initiatives with business strategy: a study of some Indian companies. En: Journal of Corporate Governance, Vol. 11, No. 1. Pp. 36-51.

(10) Frederick, W. (1994). From CSR1 to CSR2. En: Business and Society, Vol. 33, No. 2. Pp. 150-164. doi: 10.1177/000765039403300202.

(11) Freeman, R. (1984). Strategic management: a stakeholder approach. Boston: itman.

(12) Hernández, R., Fernández, C. y Baptista M. (2014). Metodología de la investigación. (6ª ed.). México: McGraw-Hill.

(13) Hoffman, R. C. (2007). Corporate social responsibility in the 1920s: An institutional perspective. En: Journal of Management History, Vol. 13, No. 1. Pp. 55-73.

(14) Johnson, G., Scholes, K., y Whittington, R. (2014). Dirección estratégica. (7ª. ed.). Madrid: Prentice Hall.

(15) Katavic, I. & Kovacevic, A. (2009). Integrating corporate social responsibility (CSR) into business strategies and practice. En: International Science Conference. Pp. 1452-1472.

(16) Mcelhaney, K. (2009). A strategic approach to corporate social responsibility. En: Leader to leader. Pp. 30 - 36.

(17) Mintzberg, H. (1987). The strategy concept: Five Ps for strategy. California Management Review, 30(1), 11-24.

(18) Mintzberg, H., BRIAN, J. y VOYER, J. (1997). El proceso estratégico. Conceptos, contexto y casos. México: Prentice-Hall.

(19) Porter, M. (2011). ¿Qué es la estrategia? En: Harvard Business Review. Pp. 100 - 117.

(20) Porter, M. & Kramer, M. (2006). Strategy and society: the link between competitive advantage and corporate social responsibility. En: Harvard Business Review. Pp. 1 - 13.

(21) Posada, D. (Noviembre, 2011). Direccionamiento estratégico en una organización ubicada en una ciudad intermedia en el Valle del Cauca. En: Universidad Externado de Colombia y Universidad del Valle (Organizadores), Encuentro Internacional de Investigadores en Administración 2011, Bogotá, Colombia.

(22) Pulido, M. (2006). Avances de pensamiento estratégico y prospectiva. En: Estrategia y modelos estratégicos No. 1. Bogotá: Universidad Externado de Colombia.

(23) Roser, I. (2005). Guía de la responsabilidad social corporativa para pymes. [En línea]. Disponible en:http://www.fundibeq.org/iberoamericasostenible/memorias/observatoriorsc.pdf. (recuperado nov.3-10).

(24) Sabogal, J. (2008). Aproximación y cuestionamientos al concepto responsabilidad social empresarial. En: Revista facultad de ciencias económicas: Investigación y reflexión, Vol. XVI, No. 1. Pp. 188-189.

(25) Sallenave, J. (1985). Gerencia y planeación estratégica. Bogotá: Norma.

(26) Serna, H. (2014). Gerencia estratégica. (11ª. ed.). Bogotá: 3R Editores.

(27) Solís, J. (2008). Responsabilidad social empresarial: un enfoque alternativo. En: Análisis Económico, Vol. XXIII, No. 53. Pp. 227-252.

(28) Toro, D. (2006). El enfoque estratégico de la responsabilidad social corporativa: revisión de la literatura académica. En: Intangible capital, Vol. 2, No. 4. Pp. 338 - 358.

(29) Uribe, M. (2017). Gerencia del servicio. Alternativa para la competitividad. (3ª.ed.). Bogotá: Ediciones de la U.

(30) Uribe, M. (2016). Proceso de administración estratégica para pymes. Ibagué: Universidad del Tolima.

Publicado

2018-07-18

Como Citar

Uribe Macías, M. E. (2018). A responsabilidade social corporativa e a abordagem estratégica da organização: evidência empírica de dois setores. Tendencias, 19(1), 113–139. https://doi.org/10.22267/rtend.181901.90