Baixos níveis de leitura em estudantes universitários: um problema estrutural. Uma explicação da teoria do Emile Durkheim

Autores

  • Francisco Javier Villamarin Martínez Universidad de Nariño

DOI:

https://doi.org/10.22267/rtend.181902.105

Palavras-chave:

baixos níveis de leitura, estudantes universitários, estrutura social, anomia, disfunção.

Resumo

O objetivo deste breve artigo é apresentar uma explicação da teoria sociológica
de Émile Durkheim para os baixos níveis de leitura relatados pelos jovens
universitários da época, bem como para os esforços fracos que a sociedade e o
Estado empreenderam para transformar essa situação. O método utilizado é a
análise documental, que forneceu argumentos e evidências para fortalecer uma
hipótese tentativa que não é nem definitiva nem absoluta, mas sim suscetível de
ser falsificada. Seguindo essa linha, ao invés de conclusões, este trabalho avança
na discussão e análise de um problema que dificulta a atividade acadêmica e
universitária, e gera incerteza sobre o futuro dos universitários no campo de
atuação e aplicação de suas disciplinas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

(1) Carolino, Paula (2009). Escribir, leer y aprender en la universidad. Una introducción a la alfabetización académica. FCE. Buenos Aires. 200p.

(2) Dinero (2016). Min. Educación le apuesta a subir el índice de lectura de los colombianos. [En línea]. Disponible en: https://www.dinero.com/edicion-impresa/caratula/articulo/uncolombiano-lee-entre-19-y-22-libros-cada-ano/222398.

(3) Durkheim, Emile (1972). La Anomia y la estructura moral de la industria. En: Durkheim, Emile. Escritos Selectos. Selección e introducción de Anthony Giddens. Ediciones Nueva

(4) Durkheim, Emile (1986). Las reglas del método sociológico. Editorial Morata. Madrid. 149p.

(5) Durkheim, Emile (2006). Lecciones de sociología. Física de las costumbres y el derecho. Editorial Comares. Granada. 303 p.

(6) Durkheim, Emile (2009). Educación y Sociología. Editorial Popular. Madrid: Editorial Popular. 128p.

(7) El Espectador (2011). Estudiantes colombianos se rajan en lectura por internet. [En línea]. Disponible en: http//www.elespectador.com

(8) González-Velosa, Carolina, Ripani, Laura y Rosas-Shady, David (2012). ¿Cómo mejorar las oportunidades de inserción laboral de los jóvenes en América Latina? BID. Montevideo. 64p.

(9) LOMELI, Luis Felipe (2012). ¿Por qué no leen los que no leen? En: Centrales, Fundación Preciado, México. Pp. 1-6. [En línea] Disponible en: http://www.fundacionpreciado.org.mx/biencomun/bc162/L_Lomeli.pdf

(10) Mills, Wrigth (2002). La imaginación sociológica. FCE. México 2002. 255 p.

(11) Observatorio social (2009). Caracterización social, económica, política, cultural y académica de los y las estudiantes de sociología 2009. Departamento de Sociología. Universidad de Nariño. Pasto. 29p. [En línea] Disponible en: http://es.scribd.com/doc/63535318/Caracterizacin-Estudiantes-de-Sociologa-2009

(12) OCDE. El programa PISA de la OCDE. Qué es y para qué sirve. 34p. [En línea] Disponible en: https://www.oecd.org/pisa/39730818.pdf

(13) Pérez, Mauricio y Rincón, Gloria (Coordinadores) (2013). ¿Para qué se lee y se escribe en la universidad colombiana? Un aporte a la consolidación de la cultura académica del país. COLCIENCIAS y Pontificia Universidad Javeriana. Bogotá. 306p.

(14) Rincón, Gloria y Gil, Saúl (2010). “Las prácticas de lectura y escritura académicas en la Universidad del Valle: tendencias”. En: Revista Lenguaje. Agosto-diciembre. 2010/No. 38. Santiago de Cali, Colombia. Pp. 387-419. [En línea] Disponible en: http://revistas.univalle.edu.co/index.php/lenguaje/article/view/4919/7057

(15) Semana (2011). Por qué los colombianos no leen. [En línea]. Disponible en: http//www.semana.com

(16) Semana (2016). Mediocres niveles de lectura y escritura entre los jóvenes universitarios. [En línea]. Disponible en: https://www.semana.com/educacion/articulo/bajos-niveles-de-lectura-en-universidades-de-colombia/506165.

Publicado

2018-12-20

Como Citar

Villamarin Martínez, F. J. (2018). Baixos níveis de leitura em estudantes universitários: um problema estrutural. Uma explicação da teoria do Emile Durkheim. Tendencias, 19(2), 229–241. https://doi.org/10.22267/rtend.181902.105