Avaliação de estratégias de desenvolvimento sustentável e inovação implementadas nas unidades produtivas do centro industrial SENA e desenvolvimento de negócios de Soacha - Cundinamarca -Colombia
DOI:
https://doi.org/10.22267/rtend.192001.113Palavras-chave:
Empreendedorismo sustentável, inovação, TIC, unidades produtivasResumo
O objetivo deste artigo é mostrar evidências das estratégias implementadas através do programa SENA Compromete Rural - SER industrial SENA Negócios Centro de Desenvolvimento e Soacha, Cundinamarca para a incubação e empreendedorismo fortalecimento das unidades produtivas. um estudo quantitativo, não experimental, transacional e campo descritivo definido. Um questionário foi elaborado seguindo a metodologia Delphi, e aplicado a uma amostra de líderes empreendedores rurais SENA Compromete Rural centro industrial e Programa de Desenvolvimento Soacha negócio. Este questionário tem oito itens, quatro para a variável da empresa e quatro para a variável inovação. Verificou-se que as estratégias de aceleração implementadas pelo SENA e os governos locais têm um impacto positivo sobre a percepção de inovação e crescimento dos líderes de unidades produtivas estudadas. Concluise que a implementação deste tipo de estratégias públicas no impacto de longo prazo de forma positiva sobre a sustentabilidade das empresas concebidas em áreas rurais, finalmente, marcar a criação de novos empregos e crescimento econômico em áreas rurais.
Downloads
Referências
(1) Andrade, Y. (2016). Estrategias de marketing digital en la promoción de Marca Ciudad. Revista EAN, 80, 59 72.
(2) Arango Giraldo, R. (2015). Panorama actual de la innovación social en Colombia. [En línea] Disponible en: http://www.elcolombiano.com/opinion/columnistas/panorama-actual-dela-innovacion-social-en-colombia-CG2181895
(3) Carrasco, I. y Castaño, M. S. (2008). El Emprendedor Schumpeteriano y el Contexto Social. Resvista ICE, 845, 121 – 134.
(4) Colciencias (2016). Innovación Empresarial. Recuperado de [En línea] Disponible en: http://www.colciencias.gov.co/pagina/innovacion-empresarial
(5) Colombia Joven -Presidencia de la República (2014). La innovación social se toma las políticas públicas de juventud de San Andrés y Providencia. [En línea] Disponible en: http://www.colombiajoven.gov.co/noticias/2014/Paginas/140804-juventud-san-andres-enmedellin.aspx
(6) Cruz Páez, F. O. (2015). Emprendimiento e innovación social: el intraemprendimiento en la Universidad Santo Tomás, Centro de Atención Universitaria Facatativá. Revista Citas, 2, 98 – 123.
(7) Emprendimiento sostenible (2013). Concepto de Emprendimiento Sostenible. [En línea] Disponible en: http://www.emprendimientosostenible.com/el-concepto.html
(8) El Kadi, O., Pelekais, C., Robles, M. y Leal, M. (2015). Autotomía caudal como estrategia gerencial para el cambio organizacional en empresas familiares. Desarrollo Gerencial,7(1). 68-84.
(9) Garzón, M. A. e Ibarra, A. (2013). Innovación empresarial, difusión, definiciones y tipología. Una revisión de literatura. Revista Dimensión Empresarial, 11 (1), 45-60.
(10) Guzmán Acosta, G. & Suárez Alarcón, L. S. (2011). Análisis de las motivaciones de los emprendedores de la ciudad de Bogotá D.C. que los llevaron a tomar la decisión de crear empresa. estudio de casos de los sectores de alimentos textil, artesanal, transporte y peluquerías (Tesis Pregado). Universidad de La Salle, Bogotá (Colombia).
(11) Hernández, R.; Fernández, C. y Baptista, M. (2010). Metodología de la investigación. México: McGraw-Hill, p.4 – 377
(12) Lechuga-Cardozo, J. (2018). Necesidades insatisfechas de una comunidad aledaña a una terminal portuaria de Barranquilla. Revista Pensamiento y Gestión, 45 (2) 181-210.
(13) Ortega Barba, C. (2014). Tecnologías de la información y la comunicación para la innovación educativa. Perfiles Educativos, 36 (144), 214-218.
(14) Pascual, O.; Van Klink, A. y Rozo Grisales, J.A. (2011). Manual para el Emprendimiento Sostenible.
(15) Parra, J. (2013). Emprendimiento sostenible, un motor para los retos de hoy. [En línea] Disponible en: https://www.larepublica.co/responsabilidad-social/emprendimientosostenible-unmotor-para-los-retos-de-hoy-2049846
(16) Pontificia Universidad Javeriana, Centro Javeriano de Competitividad Empresarial,(s.f.). Estrategia E Innovación Empresarial. [En línea] Disponible en: http://cea.javeriana.edu.co/academia/centros-investigacion-consultoria/centro-javeriano-competitividadempresarialestrategia-innovacion-empresarial
(17) Revista Dinero (2011). Centro de Innovación Social - Gobierno colombiano. [En línea] Disponible en: http://www.dinero.com/administracion/articulo/centro-innovacion-socialgobiernocolombiano/135690
(18) Revista Dinero (2011). Centro de Innovación Social - Gobierno colombiano. [En línea] Disponible en: http://www.dinero.com/administracion/articulo/centro-innovacion-socialgobiernocolombiano/135690
(19) Rodríguez Ramírez, A. (2009). Nuevas perspectivas para entender el emprendimiento empresarial. Revista científica Pensamiento y Gestión, 26, 121 – 134.
(20) Saavedra García, M. L. & Tapia Sánchez, B. (2013). El uso de las tecnologías de información y comunicación TIC en las micro, pequeñas y medianasempresas (MIPyME) industriales mexicanas. Enl@ce: Revista Venezolana de Información, Tecnología y Conocimiento, 10, (1), 85-104.
(21) SENA - Fondo Emprender (2016). Emprendimiento Social. [En línea] Disponible en: http://www.fondoemprender.com/SitePages/Emprendimiento%20Social.aspx
(22) SENA-Fondo Emprender (s.f.). SENA Empreende Rural. [En línea] Disponible en: (2016). Unidades Productivas. Recuperado de http://www.sena.edu.co/es-co/trabajo/Paginas/Unidades-productivas.aspx
(23) SENA (2016). Unidades Productivas. [En línea] Disponible en: http://www.sena.edu.co/es-co/trabajo/Paginas/Unidades-productivas.aspx
(24) Vargas Martínez, E.; Bahena Álvarez, I. y Cordón Pozo, E. (2018). Innovación responsable: nueva estrategia para el emprendimiento de MiPymes. Innovar, 28 (69), 41-53.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aquellos autores/as que tengan publicaciones con esta revista, aceptan los términos siguientes:
Esta revista está bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional License. Los artículos se pueden copiar, distribuir, adaptar y comunicar públicamente, siempre y cuando se reconozcan los créditos de la obra y se cite la respectiva fuente. Esta obra no puede ser utilizada con fines comerciales.
Para aumentar su visibilidad, los documentos se envían a bases de datos y sistemas de indización.
El contenido de los artículos es responsabilidad de cada autor y no compromete, de ninguna manera, a la revista o a la institución.