Relação entre atitude ambiental e a compra de produtos socialmente responsáveis em consumidores em Medellín, Colombia
DOI:
https://doi.org/10.22267/rtend.202102.152Palavras-chave:
atitude ambiental, comércio, compra responsável, consumo responsável, impacto, meio ambiente, produtos, serviçosResumo
O desenvolvimento tecnológico global gerou uma explosão de consumo, deixando de lado o impacto negativo sobre o meio ambiente e sem considerar estratégias para reparar esse ambiente. Ao falar sobre o impacto ambiental gerado pelo consumo, é importante entender o consumo sustentável, onde é o consumidor que deve responder pelo impacto que seu consumo gera no meio ambiente; bem como o impacto ético gerado pelas empresas. Este estudo abordou a atitude que os consumidores da cidade de Medellín têm em relação ao meio ambiente e como está relacionada à compra de produtos socialmente responsáveis. Foi realizada uma investigação descritiva conclusiva, com níveis de análise de corte correlacional, em consumidores acima de 18 anos, com amostra controlada por faixa etária, com 390 participantes, com confiabilidade de 95% e margem de erro de 5%. Foi determinada uma associação estatisticamente significativa entre as atitudes positivas em relação ao meio ambiente dos consumidores e a compra de produtos socialmente responsáveis, o que leva ao uso de práticas responsáveis em relação ao meio ambiente, razão pela qual esta cidade é reconhecida por seus avanços em gestão ambiental.
Downloads
Referências
(1) Alaminos, A. y Castejón, J. L. (2006). Elaboración, análisis e interpretación de encuestas, cuestionarios y escalas de opinión. Marfil.
(2) Alcaldia de Medellín – Secretaría del Medio Ambiente. (2011). Plan Ambiental Municipal – PAM: 2012 – 2019 Hacia Una Ciudad Sostenible. https://www.medellin.gov.co/irj/go/km/docs/wpccontent/Sites/Subportal%20del%20Ciudadano/Medio%20Ambiente/Secciones/Publicaciones/Documentos/2012/PAM/TOMO%20IV.%20INFORME%20EJECUTIVO.pdf
(3) Amérigo, M. (2006). La investigación en España sobre actitudes proambientales y comportamiento ecológico. Medio ambiente y comportamiento humano, 7(2), 45-71. http://mach.webs.ull.es/PDFS/Vol7_2/Vol7_2_c.pdf
(4) Barragán, M. y Ayaviri, D. (2018). Ética del Consumo en la Gestión de la Seguridad Alimentaria en el Cantón Santo Domingo de los Colorados, Ecuador. Información Tecnológica, 29(5), 143-156. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-07642018000500143
(5) Berenguer, J. y Corraliza, J. (2000). Preocupación ambiental y comportamientos ecológicos. Psicothema, 12(3), 325-329.
(6) Carranza-Vásquez, L. (2016). Diferencias entre las actitudes proambientales y el consumo de servicios públicos (agua y energía eléctrica) en estratos 2 y 5 de la ciudad de Bogotá. Revista Perspectiva Empresarial, 3(2), 83-94. https://doi.org/10.16967/rpe.v3n2a7
(7) Castanedo, C. (1995). Escala para la evaluación de las acittudes pro-ambientales (EAPA) de alumnos universitarios. Revista Complutense de Educación, 6(2), 253-278.
(8) Corral-Verdugo, V. y de Queiroz, J. (2004). Aproximaciones al estudio de la conducta sustentable. Medio Ambiente y Comportamiento Humano, 5(1y2), 1-26.
(9) Corral-Verdugo, V. (2010). Psicología de la sustentabilidad. Un análisis de los que nos hace pro ecológicos y pro sociales. Trillas.
(10) Dueñas, S., Perdomo-Ortiz, J. y Villa, L. (2014). El concepto de consumo socialmente responsable y su medición. Una revisión de la literatura. Estudios Gerenciales, 30(132), 287-300. https://doi.org/10.1016/j.estger.2014.01.022
(11) Durán, M., Alzate, M., López, W. y Sabucedo, J. (2007). Emociones y comportamiento pro-ambiental. Revista Latinoamericana de Psicología, 39(2), 287-296. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0120-05342007000200006&lng=pt&tlng=es
(12) Elkington, J., & Hailes, J. (1989). The green consumer guide: From shampoo to champagne: high-street shopping for a better environment. V. Gollancz.
(13) Fundación para la Educación Superior y el Desarrollo [Fedesarrollo]. (2019). Encuesta de Opinión del Consumidor. https://www.fedesarrollo.org.co/tipo-de-encuesta/consumidor-eoc
(14) Gil, A. (2008). Por una ética del consumo política: Florence Kelley y la Liga de Consumidores. Athenea Digital, (14), 311-316. http://psicologiasocial.uab.es/athenea/index.php/atheneaDigital/article/view/584
(15) Holahan, C. (1991) Psicología Ambiental. Un Enfoque General. Limusa.
(16) Holahan, C. (1996). Psicología ambiental. Un enfoque general. Limusa.
(17) Kotler, P. (2005). Las preguntas más frecuentes sobre Marketing. Grupo Editorial Norma.
(18) Llopis, R. (2009). Consumo responsable y globalización reflexiva: un estudio referido al comercio justo en España. Revista Española del Tercer Sector, (11), 145–165.
(19) Morales, F. (2007). Psicología social (3ª.ed.). McGraw-Hill.
(20) Morillo, M. (2008). Hacia una gestión de marketing socialmente responsable: Decisiones de compra y de comunicación. Economía, (26), 189-206. https://www.redalyc.org/pdf/1956/195617231009.pdf
(21) Natalichio, R. (2011). Con-sumo cuidado, Comercio justo y consumo responsable. Revista Fusion. https://www.revistafusion.com/201106242141/Medio-Ambiente/Medio-Ambiente/con-sumo-cuidado-comercio-justo-y-consumo-responsable.htm
(22) Newholm, T., & Shaw, D. (2007). Studying the ethical consumer: A review of research. Journal of Consumer Behaviour, 6(5), 253–270. https://doi.org/10.1002/cb.225
(23) Pascual, M., Peñalosa, M. y López, D. (2015). El consumo socialmente responsable en el mercado colombiano. Cuadernos Latinoamericanos de Administración, 11(20), 61-70. https://doi.org/10.18270/cuaderlam.v11i20.624
(24) Peñalosa, M. y López, D. (2018). El estereotipo de los colombianos frente al consumo socialmente responsable. Pensamiento & Gestión, (44), 243-260. https://dx.doi.org/10.14482/pege.44.10384
(25) Roper, S., & Parker, C. (2013). Doing well by doing good: A quantitative investigation of the litter effect. Journal of Business Research, 66(11), 2262–2268. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2012.02.018
(26) Schiffman, L. y Kanuk, L. (2010). Comportamiento del consumidor. (10.ªed.). Pearson.
(27) Shaw, D., & Shiu, E. (2002). An assessment of ethical obligation and self-identity inethical consumer decision-making: A structural equation modelling approach. International Journal of Consumer Studies, 26(4), 286–293. https://doi.org/10.1046/j.1470-6431.2002.00255.x
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aquellos autores/as que tengan publicaciones con esta revista, aceptan los términos siguientes:
Esta revista está bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional License. Los artículos se pueden copiar, distribuir, adaptar y comunicar públicamente, siempre y cuando se reconozcan los créditos de la obra y se cite la respectiva fuente. Esta obra no puede ser utilizada con fines comerciales.
Para aumentar su visibilidad, los documentos se envían a bases de datos y sistemas de indización.
El contenido de los artículos es responsabilidad de cada autor y no compromete, de ninguna manera, a la revista o a la institución.