Produção audiovisual experimental com estudantes da Universidade de Nariño: análise do proceso criativo
DOI:
https://doi.org/10.22267/rtend.222302.212Palavras-chave:
cathedra universitária, estudantes universitários, filmagem, processos criativos, vídeo experimentalResumo
Pasto é uma cidade artístico-artesanal por natureza, levando em conta o ambiente criativo pelo qual ela é influenciada, portanto é importante identificar quais processos criativos são desenvolvidos nos alunos do curso "VisualizARTE": Expressão Audiovisual do ser" da Universidade de Nariño, ao criar vídeos experimentais, sendo este um espaço onde se pode enviesar e diferenciar as regras estabelecidas pelo cinema, onde o propósito é apenas estético e comercial; A experiência do ensino prévio da cadeira VisualizARTE, anteriormente mostra que os alunos a partir do mínimo de seis meses podem fortalecer seus processos criativos, da mesma forma, vários estudos apontam que a imersão constante em uma área de criação a partir do contexto pode ser muito útil para desenvolver seus processos criativos individuais e autônomos. Desta forma, será realizada uma análise fenomenológica hermenêutica das experiências pessoais dos estudantes, a fim de obter uma visão subjetiva do processo de realização de seus vídeos experimentais, aprofundando os significados essenciais das experiências pedagógicas da cátedra; propondo a identificação dos processos criativos desenvolvidos durante a realização de vídeos experimentais, como uma contribuição para futuras pesquisas focadas no mesmo assunto com estudantes universitários.
Downloads
Referências
(1) Aguilera, A. (2016). El concepto de creatividad a lo largo de la historia. Psicología y mente. https://psicologiaymente.com/inteligencia/creatividad-historia
(2) Amegan, S. (1993). Para una pedagogía activa y creativa. Trillas.
(3) Ayala, R. (2008). La metodología fenomenológico-hermenéutica de M. Van Manen en el campo de la investigación educativa. Posibilidades y primeras experiencias. Revista de Investigación Educativa, 26(2), 409–430.
(4) Barahona, A. (2005). Galton y el surgimiento de la genética humana. Ludus Vitalis, 23(23), 151–162. http://ludus-vitalis.org/html/textos/23/23-10_barahona.pdf
(5) Bravo, C. M. (2009). Como estimular la creatividad en educación. Revista INFAD de Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 2(1), 89-97. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=349832321009
(6) Carretero, M. y Fairstein, G. (2001). La teoría de Jean Piaget y la educación. Medio siglo de debates y aplicaciones. En J. Trilla (Ed.), El legado pedagógico del siglo XX para la escuela del siglo XXI (pp. 177-205). Editorial Graó.
(7) Cossio, J. (2016). Pedagogías y didácticas críticas latinoamericanas: la obra de Paulo Freire y Estela Quintar. [Tesis de maestría, Universidad de Medellín]. Repositorio Institucional Universidad de Medellín. https://repository.udem.edu.co/bitstream/handle/11407/3492/T_ME_18.pdf
(8) De Bono, E. (1988). Seis sombreros para pensar. Ediciones Paidós.
(9) Deslauriers, J. (2004). Investigación cualitativa: guía práctica. Papiro. https://repositorio.utp.edu.co/server/api/core/bitstreams/77bc824c-c999-4ae7-b185-ce6d2e80d8af/content
(10) Fernández, J. (2001). Paulo Freire y la educación liberadora. En J. Trilla (Ed.), El legado pedagógico del siglo XX para la escuela del siglo XXI (pp. 313-342). Editorial Graó.
(11) Freire, P. (1970). Pedagogía del Oprimido. Siglo XXI editores. https://fhcv.files.wordpress.com/2014/01/freire-pedagogia-del-oprimido.pdf
(12) Fuster, D. (2019). Investigación cualitativa: Método fenomenológico hermenéutico. Propósitos y Representaciones, 7(1), 201-229. https://doi.org/10.20511/PYR2019.V7N1.267
(13) García, A. y Gálvez, A. (2014). Redefiniendo el videoarte: orígenes, límites y trayectorias de una hibridación en el panorama de la creación audiovisual española contemporánea. Revista ICONO14 Revista Científica de Comunicación y Tecnologías Emergentes, 12(2), 86–112. https://doi.org/10.7195/ri14.v12i2.707
(14) Gardner, H. (1982). Arte mente y cerebro. Ediciones Paidos.
(15) Goleman, D., Kaufman, P. y Ray, M. (2009). El Espíritu creativo. B.S.A.
(16) Gonzales, P. y Carmona, A. (2000). Vídeo creación: (llámese vídeo experimental ó vídeo arte) como generador de aprendizaje [Tesis de Pregrado, Corporación universitaria autónoma de occidente]. Repositorio educativo digital Universidad Autónoma de Occidente. http://red.uao.edu.co/bitstream/10614/5440/1/TCS01821.pdf
(17) Guilera, L. (2011). Anatomía de la creatividad. Fundit.
(18) Guilford, J. (1978). Creatividad y Educación. Paidos.
(19) Kant, I. (1781). Crítica de la razón pura. Taurus.
(20) López, O., Prieto, M. y Hervás, R. (1998). Creatividad, superdotación y estilos de aprendizaje: hacia un modelo integrador. FAISCA. Revista de Altas Capacidades, (6), 86–108. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2476212
(21) Ortiz, D. (2015). El constructivismo como teoría y método de enseñanza. Sophia, 19(2), 93–110. https://doi.org/10.17163/soph.n19.2015.04
(22) Ortiz, M. (2018). Producción y realización en medios audiovisuales. RUA. Universidad de Alicante.
(23) Penagos, J. y Aluni, R. (2000). Creatividad, una aproximación. Revista Psicología, (Número especial), 3-11. http://inteligenciacreatividad.com/recursos/revista-psicologia/revista-psicologia-2/index.html
(24) Penalva, C., Alaminos, A., Francés, F. y Santacreu, Ó. (2015). La investigación cualitativa: técnicas de investigación y análisis con Atlas.ti. PYDLOS Ediciones.
(25) Real Academia Española. (s.f.). Video. Diccionario de la lengua española. https://dle.rae.es/video?m=form
(26) Rojas, E. (2016). Las 12 Musas de la Creatividad. Posgrados y Educación Ejecutiva del Tecnológico de Monterrey. https://educacionejecutivablog.wordpress.com/2016/02/03/las-12-musas-de-la-creatividad/
(27) Sternberg, R. (1990). Más allá́ del cociente intelectual: una teoría triárquica de la inteligencia humana. Desclée De Brouwer.
(28) Torrance, E. P. (1962). Guiding creative talent. Prentice-Hall, Inc. https://doi.org/10.1037/13134-000
(29) Tünnermann, C. (2011). El constructivismo y el aprendizaje de los estudiantes. Revista Universidades, (48), 21–32. https://www.redalyc.org/pdf/373/37319199005.pdf
(30) Vivares, J. (2016). El video-arte / experimental. [Archivo PDF]. https://www.ismjh.com/TrabajosAcademicos/El_Video_Arte_Experimental.pdf
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aquellos autores/as que tengan publicaciones con esta revista, aceptan los términos siguientes:
Esta revista está bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional License. Los artículos se pueden copiar, distribuir, adaptar y comunicar públicamente, siempre y cuando se reconozcan los créditos de la obra y se cite la respectiva fuente. Esta obra no puede ser utilizada con fines comerciales.
Para aumentar su visibilidad, los documentos se envían a bases de datos y sistemas de indización.
El contenido de los artículos es responsabilidad de cada autor y no compromete, de ninguna manera, a la revista o a la institución.