Construção de artefatos tecnológicos mediados pelos alunos da Universidade Santiago de Cali

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22267/rtend.232402.238

Palavras-chave:

educação, tecnologia, inteligência artificial

Resumo

Este estudo consistiu em descrever o processo de construção de três artefatos tecnológicos, onde foram utilizados temas de geometria e física. O contexto no qual a pesquisa foi realizada foram as aulas de Didática da Geometria, ministradas na Universidade Santiago de Cali. Além disso, houve a participação de 17 alunos do VI semestre de um Curso de Bacharelado em Educação Básica com ênfase em Matemática. A metodologia utilizada foi qualitativa descritiva e foram implementados os seguintes instrumentos de recolha de dados: a observação que se fez através de vídeos, fotos e documentos. Os resultados mostram que o processo de construção dos artefatos tecnológicos teve três etapas principais: 1. Revisão da literatura; 2. Construção de artefatos tecnológicos focados na geometria euclidiana e na física clássica (estrutura, movimentos, etc.); e 3. Integração de Programação (Arduino e/ou Matlab) ou circuitos a cada artefato tecnológico. Artefatos tecnológicos demarcam diferentes contrastes entre física e geometria, focados na relação forma-movimento e tempo-espaço. Geometria e física têm diversos elementos em comum como forma, movimento, observação, verificação, entre outros; que estão imersos no processo de construção de artefatos tecnológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jakeline Amparo Villota Enríquez, Universidad del Cauca

Doctora en Educación, Didáctica de las Matemáticas y Ciencias Experimentales, Universidad de Salamanca. Docente universitaria, Universidad del Cauca. ORCID: 0000-0003-3086-8268. E-mail: jakeline.villota@unad.edu.co, Pasto - Colombia.

Maribel Deicy Villota Enríquez, Universidad del Valle

Magíster en Ciencia, Tecnología y Sociedad, Universidade Federal de Sao Carlos. Docente universitaria, Universidad del Valle. ORCID: 0000-0001-7183-9311. E-mail: mdvillota@unicauca.edu.co, Cali - Colombia.

Dora Alexandra Villota Enríquez, Universidad Nacional Abierta y a Distancia

Magister en Historia, Universidad Simón Bolívar. Docente Universitaria, Universidad Nacional Abierta y a Distancia. ORCID: 0000-0001-8756-7680. E-mail: dora.villota@unad.edu.co, Popayán - Colombia.

Referências

(1) Arango, J., Escobar, L. y Reyes, C. (2012). Figuras de Chladni en tambores. Lecturas Matemáticas, 33(1), 5-18.

(2) Arias, F. (2006). El proyecto de investigación. Introducción a la metodología científica (6ta ed.). Caracas, Venezuela: Editorial Episteme.

(3) Barrera, M., Correa, J., Echeverry, S., Martínez, J., Martínez, C. y Parra, R. (s.f.). Banda transportadora con electroimán. Universidad Pontificia Bolivariana. https://repository.upb.edu.co/bitstream/handle/20.500.11912/3138/Banda%20transportadora.pdf

(4) Bravo, A., Ramírez, G., Faúndez, C. y Astudillo, H. (2016). Propuesta didáctica constructivista para la adquisición de aprendizajes significativos de conceptos en física de fluidos. Formación Universitaria, 9(2), 105-114. https://www.scielo.cl/pdf/formuniv/v9n2/art12.pdf

(5) Cea, M. (2001). Metodología cuantitativa. Estrategias y técnicas de investigación social. España: Síntesis. Sociología.

(6) Deorsola, M. y Morcelle, P. (2017). Circuitos eléctricos Parte 1. Buenos Aires, Argentina: Editorial Universidad de La Plata. http://sedici.unlp.edu.ar/bitstream/handle/10915/61804/Documento_completo__.pdf-PDFA.pdf?sequence=1&isAllowed=y

(7) Einstein, A. (1916). Die Grundlage der allgemeinen Relativitátstheorie. Annalen der Physik, 7.

(8) Etayo, J. (1988). Los caminos de la geometría. En Historia de la matemática en los siglos XVLL y XVLLL (pp. 11-29). Real Academia de Ciencias, Madrid.

(9) Etayo, J. (1992). El reinado de la Geometría Proyectiva. En Historia de la Matemática en el siglo XIX (pp. 115-138). Real Academia de Ciencias, Madrid.

(10) García, P. (1985). Sobre los fundamentos geométricos de las teorías físicas. Lección inaugural del XVII Curso de Estudios Superiores de la Armada. Ed Real Observatorio de la Marina.

(11) Goetz, J. P. y Lecompte, M. D. (1988). Etnografía y diseño cualitativo en investigación educativa. Madrid: Ed Morata.

(12) Halabi, O. & Chiba, N. (2009). Efficient vector-oriented graphics drawing method for laser-scanned display. Displays, 30(3), 97-106.

(13) Hardy, T. (2001). IA: Inteligencia Artificial. POLIS, Revista de la Universidad Bolivariana, 1(2). https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=30500219

(14) Martínez, M. S. (2003). Concepciones sobre la enseñanza de la resta: un estudio en el ámbito de la formación permanente del profesorado. [Tesis de doctorado, Universidad Autónoma de Barcelona]. Repositorio Institucional.

(15) Natan, T., Katz, B. & Rosen, J. (2009). Review of three-dimensional holographic imaging by multiple-viewpoint-projection based methods. Appl. Opt, 48(34), H120-H136.

(16) Patiño, N., Bárcenas, S. y Fernández, J. (2013). Estrategias mediadas por la tecnología que contribuyen al desarrollo y socialización del conocimiento en matemáticas. Revista del Instituto de Estudios en Educación Universidad del Norte, (19).

(17) Rivera, J. E. y Sánchez, D. V. (2016). Inteligencia artificial ¿Reemplazando al humano en la psicoterapia? Escritos, 24(53), 271-291. https://doi.org/10.18566/escr.v24n53.a02

(18) Romero, J., Dafonte, C., Gomez, A. y Penousal, F. (Eds). (2007). Inteligencia artificial y computación avanzada. España: Fundación Alfredo Bañas.

(19) Salinero, M. (2013). Diseño de una banda transportadora mediante Guide de Matlab [Tesis de pregrado, Universidad Carlos III de Madrid].

(20) Severin, E. (2014). Enfoques estratégicos sobre las TIC en educación en América Latina y el Caribe. Santiago: Editorial Oreal/Unesco.

(21) Tapia, J. A. (2005). Motivación para el aprendizaje: la perspectiva de los alumnos. Ministerio de Educación y Ciencias. La orientación escolar en centros educativos. Ministerio de Educación y Ciencia.

(22) Van de Velde, H. (2002). La sistematización de experiencias educativas: un espacio para la reflexión crítica y la transformación de la práctica. Módulo 4: Aprender a sistematizar, sistematizando las experiencias educativas, en su propio ámbito y desde sus protagonistas. IDE-UCA, Managua.

(23) Vidal, C., Lineros, M., Uribe, G. y Olmos, C. (2019). Electrónica para Todos con el Uso de Arduino: Experiencias Positivas en la Implementación de Soluciones Hardware-Software. Información tecnológica, 30(6), 377-386. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-07642019000600377

(24) Villota, J. & Villota, M. (2018). Estratégias de ensino para a contrução de produtos tecnológicos mediante a implementação de resíduos sólidos. Educação no século XXI.

(25) Villota, J. (2018). Concepções utilizadas por futuros professores: um olhar desde a integração de TIC na disciplina de didática das matemáticas. Em Desafios e Estratégias para a Educação a Distância (pp. 45-60). Editorial Atena.

(26) Villota, J. (2020). Concepciones de los profesores universitarios de matemáticas sobre la implementación y uso de las TIC para la enseñanza de contenidos matemáticos [Tesis doctoral, Universidad de Salamanca]. Salamanca- España.

(27) Villota, J. (2023). Técnicas utilizadas para a aprendizagem das matemáticas. Brazilian Journal of Development, 9(1), 5515–5530. https://doi.org/10.34117/bjdv9n1-377

(28) Villota, J. y Iglesias, G. (2021). La inteligencia artificial en el campo de la educación superior. En J. Villota, H. González y P. Medina. (Eds.), Educación y sociedad: cambios y transformaciones desde la ciencia y la tecnología (pp. 19-40). Cali, Colombia: Editorial Universidad Santiago de Cali.

(29) Villota, J. y Villota, M. (2022a). Aprendendo a física mediante experimentos: um olhar da física na comunidade Indígena Misak. Olhar De Professor, 25, 1–22. https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.17073.016

(30) Villota, J., González, H. y Pereira, A. (2018). Strategies Used by Teachers of Mathematics in the Implementation of Tasks. Modern Applied Science, 12(5), 114-127. https://ccsenet.org/journal/index.php/mas/article/view/75101

(31) Villota, J., Parra, J. y Villota, M. (2022). Re-significación de los saberes ancestrales a través de las prácticas orales: Una mirada desde las nuevas tecnologías. En M. da Silva y B. Guzman. (Ed.), Educação Contemporânea. Poisson, Brasil.

(32) Villota, M. y Villota, J. (2022b). La inteligencia artificial en la sociedad del control, un paradigma alrededor de la ciencia y la tecnología contemporánea. Anuario Colombiano de Ética, 3(3), 417-424.

Publicado

2023-07-01

Como Citar

Villota Enríquez, J. A. ., Villota Enríquez, M. D. ., & Villota Enríquez, D. A. . (2023). Construção de artefatos tecnológicos mediados pelos alunos da Universidade Santiago de Cali. Tendencias, 24(2), 332–351. https://doi.org/10.22267/rtend.232402.238