Construção de faculdade: a estrutura em função do conhecimento e da ruptura de territorialidades para a inter e a trans disciplinaridade
DOI:
https://doi.org/10.22267/rtend.171802.78Palavras-chave:
Estrutura, territorialidade, UDDAS, inter disciplinariedad, transdisciplinariedad e funçãoacadêmicaResumo
A estrutura organizacional das universidades deve ser consistente com os Projetos Educativos Institucionais e com a estratégia geral apresentada nos Planos Estratégicos de Desenvolvimento, em consonância com as características da construção curricular dos programas, e deve facilitar o trabalho inter e multidisciplinar de docentes e alunos, no âmbito da ruptura das fronteiras das relações de domínio territorial, o que dificulta a interação dos departamentos acadêmicos e administrativos dos programas em uma faculdade. Esta proposta representa uma alternativa na busca deste dever ser, na medida em que o redesenho organizacional das faculdades, voltado para a construção de faculdade como um ponto de chegada e não de partida, pode contribuir para que a faculdade se torne uma realidade e transcenda a simples divisão burocrática.
Para isso, o estudou na universidade pública colombiana em suas características organizacionais, no contexto mundial, foram consultados especialistas e estudaramse vários casos de redesenho organizacional, assim como recorreu à observação etnográfica.
O resultado é uma proposta de estrutura de faculdade flexível e dinâmica, que elimina as territorialidades burocráticas; além disso, implica uma mudança funcional, normativo e de cultura organizacional.
Downloads
Referências
(1) ARQUELLES, O. (2007). Una Metodologia Para El Diagnostico Y Diseño De Una Estructura Organizacional. Tesis Para Optar Por El Grado De Maestria. Mexico.
(2) BUENO. (1996). Organización De Empresas. Estructura, Procesos Y Métodos. Madrid: Pirámide.
(3) CAMPOS, B. (2002). Estrutura Y Organizacion Academico-Admnistrativa De Las Insistuciones De Educacion Superior. Coordinación General De Apoyo A La Administración De Las I.E.S. Programa Integral Para El Desarrollo De La Educación Superior (Proides) No.69, 1-6.
(4) CHANDLER, A. (1962). Strategy And Structure: Chapters In The History Of.Cambridge: The Mit Press.
(5) CLARK, B. (1992). El Sistema De Educacion Superior: Una Vision Comparativa De La Organziacion Academica.Mexico: Nueva Imagen/Uam.
(6) DAFT, R. L. (2000). Teoria Y Diseño Organizacional (6ª Ed.). Mexico: Thomson Internacional.
(7) DÍAZ, M. (2003). Flexibilidad En La Educación Superior Colombiana. Bogota : Men.
(8) ENRIQUEZ, N., Oaxaca Perez, G., Olguin Romero, A., & Olivares Cardenas, M. (2011). Creatividad Y Calidad Academica: Hacia Una Nueva Estructura Organizacional Universitaria. Escuela De Graduados En Educacion, Universidad Virtual, Sistema Tecnologico De Monterrey.
(9) EVERETT, & Rekha. (1980). La Comunicacion De Las Organizaciones. Mcgraw-Hill.
(10) GUERRERO, P. (2007). Estructura Organizacional De Las Universidades En Chile. Oikos N. 23, 733, Eae, Universidad Católica Silva Henríquez (Ucsh), Santiago De Chile.
(11) KAHN, B. K. (1996). La Psicologia Social De Las Organziaciones .New York : Wiley.
(12) MARSHALL, S. (2010). Change, Technology And Higher Education: Are Universities Capable Of Organisational Change? Wellington, New Zealand, Vol. 18, No. 3, Australasian Journal Of Educational Technology, University Teaching De. 179–192.
(13) MINTZBERG, H. (1979). Diseño De Organizaciones Eficientes. Buenos Aires: El Ateneo.
(14) MINZBERG, H. (1995). La Estructura De Las Organizaciones. Madrid : Ariel Economía.
(15) MOTOA, G. D., & Univalle, D. D. (Noviembre De 2014). Reestructuración Univalle. (C. A. Ramirez, Entrevistador)
(16) Ostroff. (1999). The Horizontal Organization. New York: Oxford University Press.
(17) PERTUZ, B. R. (2009). Integración De Los Subsistemas De La Estructura Organizacional De Los Institutos Universitarios Venezolanos. Revista Electronica Educare, 97-117.
(18) RAMÍREZ, C. A. (2014). Rediseño Organizacional - Universidad De Nariño . Pasto.
(19) TAKEUCHI, & Nonaka. (1999). La Organización Creadora De Conocimiento. México: Oxford.
(20) TORRES, M. R. (23 De 02 De 2013). Teorías Organizacionales Aplicadas En Las Universidades Públicas: Estudio De Caso De La Ciudad De Bogotá . Obtenido De Universidad Militar Nueva Granada: Http://Hdl.Handle.Net/10654/9965
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aquellos autores/as que tengan publicaciones con esta revista, aceptan los términos siguientes:
Esta revista está bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional License. Los artículos se pueden copiar, distribuir, adaptar y comunicar públicamente, siempre y cuando se reconozcan los créditos de la obra y se cite la respectiva fuente. Esta obra no puede ser utilizada con fines comerciales.
Para aumentar su visibilidad, los documentos se envían a bases de datos y sistemas de indización.
El contenido de los artículos es responsabilidad de cada autor y no compromete, de ninguna manera, a la revista o a la institución.