Gestão de operações e talento humano: um modelo de eleição discreta

Autores

  • Raúl Enrique Rodriguez Luna Universidad Cooperativa de Colombia
  • José Luis Rosenstiehl Martinez Universidad Cooperativa de Colombia

DOI:

https://doi.org/10.22267/rtend.181902.99

Palavras-chave:

Gestão de operações, talento humano, logística, modelos de escolha discreta, eficiência técnica.

Resumo

O objetivo deste trabalho é determinar se existe alguma probabilidade de que o baixo desempenho na gestão de operações logísticas (GO) na América Latina (LA) esteja sendo apresentado devido à falta de talentos humanos especializados em atividades de logística (TH). O instrumento de coleta de informações foi aplicado a uma amostra de 126 empresas menores dedicadas a realizar operações logísticas nessa região, o instrumento utilizado como recurso foi a rede Internet; os dados foram analisados por análise fatorial confirmatória e Regressão Logística, utilizando-se os programas estatísticos SPSS v.23 Por outro lado, várias questões são apontadas, a importância da gestão das operações (OG) e do talento humano (TH) encontrar relacionado, ao nível de pesquisa é pouca evidência de que estuda sua relação para (AL), o trabalho encontra evidencias em favor da hipótese que prediz, o (TH) influencia o desempenho de (OG), esta, a parte da hipótese da teoria da eficiência técnica a partir dos trabalhos de Farrel (1957).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

(1) Acero, M (2002): La verdadera dimensión de las cadenas de suministros. En: Zona logística No.22. Pg 22-24.

(2) Aguilar, J.A. (2001). Subcontratación de servicios logísticos. Barcelona.

(3) Aguezzoul, A. (2014). Third-party logistics selection problem: A literature review on criteria and methods. Omega, 49 (3) 69-78.

(4) Ahmad, S. & Schroeder, R.G. (2003). The impact of human resource management practices on operational performance: recognizing country and industry differences. Journal of Operations Management

(5) Arciniegas H. (1998): Estudio de la caracterización logística en Colombia. Mesa sectorial.

(6) Avendaño, G. (2003) Costos en la cadena de Distribución física Internacional DFI. En: Zona Logística. Vol 16. Pg 42-45

(7) Ballou, R. (2004). Business Logistics Management. Prentice Hall, USA.

(8) Ballou, R. (1999): Business Logistic Management. Planing, organizing and controlling the supply Chain. 4 ed. Prentice Hall, New Jersey.

(9) Beamon (1998). Supply chain design and analysis: models and methods. International Journal of Production Economic, 55, pp. 281-294.

(10) Bowersox, J.D; Cross J.D; Helferich O.K. (1986): Logistical Management. A system integration of physical distribution, manufacturing support and materials procurement.

(11) Burbano, E., Blanco, L. y Morales, R. (2009). La logística, una prolongación del servicio al cliente. Revista Gestión y Desarrollo. Volumen 6. No. 2. Julio-diciembre de 2009. Universidad de San Buenaventura. Cali.

(12) Burtman, J., Bargam, M. 2002. A pain in the chain: en Harvard Business Review. Mayo Pg 31-44.

(13) Carman, J.M. (1990). “Consumer perceptions of service quality: an assessment of the SERVQUAL dimensions”. Journal of Retailing, Vol. 66 (Primavera), pp. 33-55

(14) Carrasco, J. (2000): Evolución de los enfoques y conceptos de la logística “Su impacto en la dirección y la gestión de las organizaciones”. Economía Industrial. No. 331. Pp.17-34.

(15) Carrión, A. (1998): Nuevo modelo de organización en el área logística del hospital de Albacetel. La gestión de suministros más próxima a la actividad asistencial.

(16) Cohen S. y Rousse J. L, (2005): Avantage Supply Chain, Editions d´organisation, Paris.

(17) Correa, A. y Gómez, R. (2009). Tecnologías de la información en la cadena de suministro. Dyna, Año 76, Nro. 157, pp. 37-48. Medellín, marzo de 2009. ISSN 0012-7353

(18) Crosby, P. (1991). La calidad no cuesta. El arte de cerciorarse de la calidad. CECSA, Méjico.

(19) Chopra, S.l y Meindl, P. (2008). Administración de la cadena de suministro: Estrategia, planeación y operación. No. 3. México.

(20) Da Silveira, G.J.C. & Sousa, R.S. (2010). Paradigms of choice in manufacturing strategy Exploring performance relationships of fit, best practices, and capability-based approaches. International Journal of Operations & Production Management.

(21) Debreu, G. (1951):” The Coefficient of Resource Utilization”.Econometrica,19;14-22.

(22) De la Fuente, S. (2011). Regresión Logística. Madrid: Universidad Autónoma de Madrid.

(23) Díaz, García y N. Porcell (2008). Las Pymes: costos en la cadena de abastecimiento. Revista Escuela de Administración de Negocios, mayo-agosto 63: 5-22.

(24) Fajardo, H. (2017). Análisis del sector de operadores logísticos en Colombia, para la creación de un modelo de selección de servicios logísticos utilizando la metodología AHP. Tesis de Investigación presentada como requisito parcial para optar al título de: Magister en Ingeniería Industrial. Universidad Nacional. Bogotá.

(25) Farrel, M.J. (1957): “The Measurement of Productive Efficiency”. Journal of the Royal Statistical Society, Series A,120, Part III, 253-290.

(26) Furlan, A., Vinelli, A. & Dal Pont, G. (2011). Complementarity and lean manufacturing bundles: an empirical analysis. International Journal of Operations & Production Management.

(27) García, J.G. (2004): Logística una herramienta en los negocios. En Mc Graw Hill. New York.

(28) Gallardo, H. (2005). Operadores Logísticos, Tendencias y Perspectivas. Chile.

(29) Giraldo, C.M., (2000): Logística, instrumento de productividad y competitividad. Revista ANDI Nov-Dic. Pg 92-103.

(30) González, J. (2015). Contratación logística en Colombia: implementación de un operador logístico integral. Semestre Económico, volumen 18, No. 38, pp. 215-238 • ISSN 0120-6346, julio-diciembre de 2015, Medellín, Colombia.

(31) Goodridge, Mark (1986) “Operations Management of Human Resources in the 1990s”, International Journal of Operations & Production Management, Vol. 6 Issue: 4, pp.42-60.

(32) Guasch, J. (2011). La logística como motor de la competitividad en América Latina y el Caribe. Banco Interamericano de desarrollo. Recuperado el 08 de Julio de 2017, en http://publications.iadb.org/handle/11319/5091

(33) Handfield, R., & Nichols, E. L. (2002). Supply Chain Redesign: Transforming Supply Chains Into Integrated Value Systems. The United States: FT Press.

(34) Harland, C.M., Lamming, R.C., & Cousins P, D., (1999): Developing the concept of supply strategy. International Journal of Operations & Production Management. Vol 19. No. 7. pg. 650-673.

(35) Hosmer, D. W. & Lemeshow, S. (2000), Applied Logistic Regression, Jonh Wiley.

(36) Jiménez, E. (2000). Propuesta Doctoral “Análisis de las cadenas de suministro en el marco de la competitividad internacional”. UNAM, 2000 (documento inédito).

(37) Jayanth Jayaram, Kefeng Xu, (2016) “Determinants of quality and efficiency performance in service operations”, International Journal of Operations & Production Management, Vol. 36 Issue: 3, pp.265-285.

(38) Jiménez, J. y Hernández, S. (2002). Marco conceptual de la cadena de suministro: Un nuevo enfoque logístico. Secretaría de Comunicaciones y Transporte. Instituto Mexicano de Transporte. Publicación Técnica No. 215. Safandila.

(39) Kirby, C. & Brosa, N. (2011). La logística como factor de competitividad de las Pymes en las Américas. Banco Interamericano de Desarrollo. Santo Domingo, República Dominicana.

(40) Lambert, Douglas; Stock, James R; Ellram, Lisa M. (1998). Fundamentals of logistics management. McGraw Hill. New York

(41) Langley, C.J. (1986). Evolution of logistics concepts. En: Journal of Bussines Logistics No 7 (2) pg 1-13.

(42) Patrick Neumann, W. Dul, J (2010) “Human factors: spanning the gap between OM and HRM”, International Journal of Operations & Production Management, Vol. 30 Issue: 9, pp.923-950.

(43) Servera, D., Gil, I. y Fuentes, M. (2009). La influencia de la calidad de servicio logístico en la lealtad. Un análisis del papel moderador de las TIC. Investigaciones Europeas de Dirección y Economía de la Empresa Vol. 15, Nº 3, 2009, pp. 33-54, ISSN: 1135-2523

(44) Sarache,W & Hernandez , G.(S/A): Estrategia de Operaciones y enfoque logístico: Punto de partida en el mejoramiento de Sistema de Producción.

Publicado

2018-12-20

Como Citar

Rodriguez Luna, R. E., & Rosenstiehl Martinez, J. L. (2018). Gestão de operações e talento humano: um modelo de eleição discreta. Tendencias, 19(2), 92–112. https://doi.org/10.22267/rtend.181902.99