Conhecimento do aluno empreendedor universitário sobre a franquia: o caso de uma instituição de ensino superior na Colômbia
DOI:
https://doi.org/10.22267/rtend.222301.189Palavras-chave:
criação de empresa; empreendedorismo; estudante universitário; franquia; instituto de educação superiorResumo
O presente estudo buscou identificar o conhecimento do aluno sobre a franquia, a partir da coleta de informações do tipo censitário, por meio de uma pesquisa aplicada a alunos de toda a Colômbia pertencentes à Corporação Nacional Unificada de Educação Superior (CUN), portanto, que envolveu um caso estudar. A metodologia da pesquisa incluiu uma abordagem quantitativa e um desenho exploratório. Os resultados encontrados foram que o aluno tem uma predileção por conhecer a franquia desde a instituição de ensino superior, e da mesma forma, se decidiu investir no modelo de franquia, o preferido setores seriam os setores de tecnologia e gastronomia. Por fim, por ser a universidade um espaço que incentiva a análise e o estudo do mainstream, ela deve oferecer opções sobre as diferentes formas de fazer, que potencializem o aluno e a diversidade no discurso do empreendedor.
Downloads
Referências
(1) Alcántar, Á. S., y Ruiz, G. R. (2016). Factores que influyen sobre la conducta de una persona frente al riesgo de emprender un negocio en América Latina. Journal of Business, Universidad del Pacífico (Lima, Peru), 8(1), 57-71.
(2) Ayala, M. F., y Rodriguez, R. R. (2019). Determinar la Factibilidad de la Creación de una Empresa que Ofrezca Franquicias a los Almacenes de Expendio de Insumos Agrícolas en la Ciudad de Babahoyo, Provincia de los Ríos (Tesis de Maestría, Espol).
(3) Ayup, J., y Calderon, E. (2014). Señales de valor de marca de las franquicias en México. Su efecto en el crecimiento del sistema franquiciador. Estudios Gerenciales, 30(131), 134-144.
(4) Azofeifa, J. B., y Vásquez, A. P. (2015). Investigación y extensión, ¿son complementarias? El caso de la vainilla. Universidad en Diálogo: Revista de Extensión, 5(1), 73-86.
(5) Baena, V. (2010). Teorías y líneas de investigación en el sistema de franquicia: una revisión desde los años 60 hasta 2009. Cuadernos de Gestión 10(2), 43-66.
(6) Barbadillo y Asociados Consultores. (2016). Tercer estudio de satisfacción del franquiciado. Barbadillo y Asociados Consultores. España. Disponible en: https://bit.ly/3mF1y4i
(7) Barzola, V. M., Bolívar, O. E., y Navarrete, Y. (2020). Incidencia de la comprensión lectora en las aptitudes investigativas de los estudiantes de educación superior. Educación Médica Superior, 34(4), 1-17.
(8) Castro, L., y Bohórquez, D. (2008). Universidad y emprendimiento. Hallazgos, 5(10), 65-97. DOI https://doi.org/10.15332/s1794-3841.2008.0010.05
(9) Concha, A., Álvarez, C., y Sáez, E. (2004). Programa de formación de emprendedores en la Universidad de Concepción. Universidad de Concepción. 311-322.
(10) Confecámaras. (2021). Dinámica de creación de empresas en Colombia, enero-marzo de 2021. Disponible en: https://www.confecamaras.org.co/phocadownload/2020/Informe_Din%C3%A1mi-ca_de_Creaci%C3%B3n_de_Empresas___Prime_trimestre_2021_002.pdf
(11) Corredor, L. N. (2016). La responsabilidad del franquiciante por actos del franquiciado frente a terceros. Iter Ad Veritatem, 13(1), 283-320.
(12) Corti, E., y Riviezzo, A. (2008). Hacia la universidad emprendedora: un análisis del compromiso de las universidades italianas en el desarrollo económico y social. Economía industrial, (368), 113-124.
(13) Cristancho, G. J., Ninco, F. A., Cancino, Y. A., Alfonso, L. C., y Ochoa, P. E. (2021). Aspectos clave del plan de negocios para emprender en el contexto colombiano. Suma de Negocios, 12(26), 41-51.
(14) CUN. (2015). Acuerdo NO 028 de 2015 del consejo directivo política de liderazgo y emprendimiento social. Disponible en: https://cun.edu.co/somos-la-cun/normatividad
(15) De Castro, E. C. D., y Cataluña, F. R. (2004). La investigación sobre franquicia. Investigaciones europeas de dirección y economía de la empresa, 10(3), 71-96.
(16) García, J. A., Reding, A., y López, J. C. (2013). Cálculo del tamaño de la muestra en investigación en educación médica. Investigación en educación médica, 2(8), 217-224.
(17) Guerrero, A. B., y Gutiérrez, A. R. C. (2014). La formación de emprendedores en la escuela y su repercusión en el ámbito personal. Una investigación narrativa centrada en el Programa EME. Revista española de pedagogía, 72 (257) 125-143.
(18) GEM. (2020). Global Entrepreneurship Monitor 2019/2020 Global Report. Global Entrepreneurship Research Association, London Business School: London. Disponible en: https://www.gemconsortium.org/report/gem-2019-2020-global-report
(19) Grzelak, K., y Matejun, M. (2013). Franchising as a Concept of Entrepreneurship Development in the SME Sector. Marek Matejun and Anna Walecka, 47-61, in Modern Entrepreneurship in Business Practice: Selected Issues.
(20) Henry, C., Hill, F., y Leitch, C. (2005). Entrepreneurship education and training: can entrepreneurship be taught? Part I. Education+ Training, 47(2), 98-111.
(21) Hernández, O. D. (2006). Proyecto de vida y desarrollo integral humano. Rev. Internal Crecemos (Puerto Rico), 6(1-20), 1-31.
(22) Hernández, G. C., y Zapata, Y. A. J. (2018). Factores culturales que inciden en la creación de spin-off universitarias. Un estudio en una universidad pública colombiana. Estudios Gerenciales: Journal of Management and Economics for Iberoamerica, 34(148), 320-335.
(23) Herrera, M. F. N., y Moreno, A. M. M. (2009). El contrato de franquicia: aportes y tendencias en el derecho comparado sobre la responsabilidad del franquiciador. Vniversitas, (119), 279-304.
(24) Lans, T., Blok, V., y Wesselink, R. (2014). Learning apart and together: towards an integrated competence framework for sustainable entrepreneurship in higher education. Journal of Cleaner Production, 62, 37-47.
(25) Lepeley, M. T., Kuschel, K., Beutell, N., Pouw, N., y Eijdenberg, E. L. (Eds.). (2019). The wellbeing of women in entrepreneurship: A global perspective. Routledge.
(26) Lertkornkitja, A. (2018). A Conceptual Model Of Market Orientation And Knowledge Transfering In The Franchise System. In ASEAN/Asian Academic Society International Conference Proceeding Series (pp. 650-657).
(27) Lozano, R. A. M., y Figueroa, D. C. L. (2015). Diagnóstico, factores críticos y lecciones de aprendizaje de proyectos fondo emprender en el Huila 2002-2014. Revista Entornos, 28(2), 26-39.
(28) Marulanda, F. Á., y Morales, S. T. (2016). Entorno y motivaciones para emprender. Revista EAN, (81), 12-28.
(29) Meléndez, M. P. S. (2018). El marketing digital transforma la gestión de pymes en Colombia. Cuadernos latinoamericanos de Administración, 14(27), 1-13.
(30) Nova, J. A. B. (2014). Emprendimiento en Colombia. Administración & Desarrollo, 43(59), 7-21.
(31) Parra, J. C. V. (2018). Elementos para la valoración integral de proyectos de emprendimiento social. Una herramienta para la formación de emprendedores. Contabilidad y Negocios: Revista del Departamento Académico de Ciencias Administrativas, 13(26), 129-140.
(32) Patiño, J. D., Ruiz, A., y Pitre, R. (2018). El emprendimiento en Colombia, una respuesta a los retos de competitividad y desarrollo sostenible. Revista Espacios, 39(14), 24-34.
(33) Pérez, R. (2017). La Franquicia-Decodificando su ADN. Revista Investigación y Negocios, 10(15), 138-143.
(34) Perrigot, R., y Basset, G. (2018). Resale pricing in franchised stores: A franchisor perspective. Journal of Retailing and Consumer Services, 43, 209-217.
(35) Pozo, E. C., López, E. A., y Martín, A. L. (1999). Actitudes hacia la creación de empresas: un modelo explicativo. Revista Europea de Dirección y Economía de la Empresa, 8(3), 37-52.
(36) Prados, M., y Fernández, A. (2015). Educar para emprender. Guía didáctica de educación emprendedora en Primaria. Estudios sobre Educación, 28, 243-245.
(37) Ramos, C. G., Campillo, A. M., y Gago, R. F. (2010). Características del emprendedor influyentes en el proceso de creación empresarial y en el éxito esperado. Revista europea de dirección y economía de la empresa, 19(2), 31-47.
(38) Rodríguez, G. (1999). La universidad latinoamericana en la encrucijada del siglo XXI. Revista Iberoamericana de Educación, (21), 55-77.
(39) Rojas, G. Y., Pertuz, V., Navarro, A., y Quintero, L. T. (2019). Instrumento para identificar características personales y didáctica utilizadas por los docentes en la formación de emprendedores. Formación universitaria, 12(2), 29-40.
(40) Socolovsky, L. (2005). 100 maneras de fracasar en un emprendimiento y como evitar que vuelva a ocurrir. Paraguas Club.
(41) Staniewski, M. W., y Awruk, K. (2019). Entrepreneurial success and achievement motivation–A preliminary report on a validation study of the questionnaire of entrepreneurial success. Journal of Business Research, 101, 433-440.
(42) Terán, A., y Colla, E. (2018). Vinculando el talento de investigadores y emprendedores para la innovación. Revista mexicana de economía y finanzas, 13(4), 547-569.
(43) Toapanta, G. M. T., Lozada, A. G. P., Valle, M. E. C., Vaca, A. M. C., Tipantuña, M. R. G., y Troya, D. M. C. (2018). El estudiante emprendedor en la universidad como importante factor de cambio en la sociedad. Didasc@ lia: Didáctica y Educación, 9(1), 71-80.
(44) Thursby, M. C., Fuller, A. W., y Thursby, J. (2009). An integrated approach to educating professionals for careers in innovation. Academy of Management Learning & Education, 8(3), 389-405.
(45) Toledo, V. M. (2000). Universidad y sociedad sustentable. Una propuesta para el nuevo milenio. Tópicos en educación ambiental, 2(5), 7-20.
(46) Valencia, F. Á. M., y Gualdrón, S. T. M. (2016). Entorno y motivaciones para emprender. Revista Escuela de Administración de Negocios, (81), 12-28. DOI: http://dx.doi.org/10.21158/01208160.n81.2016.1556
(47) Vargas, P. A., Liévano, J., y Calderón, G. (2021). Factores de impacto en la formación emprendedora en estudiantes de educación superior. Caso Cetys Universidad. Revista Inclusiones, 17(2), 198-215.
(48) Vázquez, G. C., Jiménez, I. U., y Juárez, L. G. (2020). Construcción-validación del cuestionario sobre madurez de la gestión del conocimiento para la innovación educativa en universidades. Apertura (Guadalajara, Jal.), 12(1), 132-151.
(49) Vélez, C. I., Bustamante, M. A., Loor, B. A., y Afcha, S. M. (2020). La educación para el emprendimiento como predictor de una intención emprendedora de estudiantes universitarios. Formación universitaria, 13(2), 63-72.
(50) Yakimova, R., Owens, M., y Sydow, J. (2019). Formal control influence on franchisee trust and brand-supportive behavior within franchise networks. Industrial Marketing Management, 76, 123-135.
(51) Yakimova, R., Owens, M., y Freeman, S. (2021). The ‘visible hand’behind cooperation in franchising: A model of franchisor practices that influence cooperation within social networks. Industrial Marketing Management, 94, 66-89.
(52) Zuniga, S., Barraza, J., Sanhueza, N., y Soza, S. (2018). Midiendo la Creación de Valor en una Universidad. Formación universitaria, 11(3), 87-96.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Aquellos autores/as que tengan publicaciones con esta revista, aceptan los términos siguientes:
Esta revista está bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional License. Los artículos se pueden copiar, distribuir, adaptar y comunicar públicamente, siempre y cuando se reconozcan los créditos de la obra y se cite la respectiva fuente. Esta obra no puede ser utilizada con fines comerciales.
Para aumentar su visibilidad, los documentos se envían a bases de datos y sistemas de indización.
El contenido de los artículos es responsabilidad de cada autor y no compromete, de ninguna manera, a la revista o a la institución.