Uso da internet no mercado de trabalho: evidência da busca de emprego no Equador 2018-2019
DOI:
https://doi.org/10.22267/rtend.222301.190Palavras-chave:
alfabetização digital; canais de busca; custos de transação; duração do desemprego; trabalhoResumo
O uso da internet agora permite diferentes atividades que antes eram realizadas pessoalmente, aumentando assim a produtividade e o crescimento econômico dos países. Entretanto, é essencial ter o conhecimento necessário para associar seu uso com atividades produtivas na sociedade. Este documento investiga a eficácia do uso da internet na busca de emprego no mercado de trabalho equatoriano. O projeto metodológico incorpora um modelo de escolha discreta que envolve como variável de tratamento o método de busca de emprego e como variáveis de controle as características socioeconômicas dos indivíduos, isto sobre a probabilidade de encontrar trabalho. A pesquisa utiliza microdados da Pesquisa Nacional de Emprego, Desemprego e Subemprego (ENEMDU) coletados pelo Instituto Nacional de Estatística e Censos do Equador (INEC) en 2018 e 2019. Os principais resultados sugerem que a busca de oportunidades de emprego através da internet aumenta em 3% a probabilidade de encontrar emprego. Verifica-se também que o sexo, os níveis de instrução, a idade, o estrato e a localização geográfica do trabalhador têm um impacto significativo na probabilidade de encontrar emprego.
Downloads
Referências
(1) Abel, B. B. (2005). Macroeconomía. Editorial Pearson education, cuarta edición, Madrid España, pp, 31-33.
(2) Alon, S., & Stier, H. (2019). Job search, gender, and the quality of employment in Israel. In Stratification in Israel.
(3) Anne, G., Hoyos, M., L., Y., & Owen, D. (2011). Job Search Study: Literature review and analysis of the Labour Force Survey. Crown.
(4) Arrazola V., M., Campos G., R., & Payá, J. d. (2013). Búsqueda de Empleo Online en el Mercado de Trabajo Español.
(5) Barro, R. J., Grilli, V. y Febrero, R. (2001). Microeconomía: Teoría y Política. Madrid: McGraw Hill.
(6) Beard, R., Ford, G., Saba, R. & Seals, R. (2012). Internet use and job search. Telecommunications Policy, 36, 260-273, https://doi.org/10.1016/j.telpol.2011.12.001
(7) Bellaniet, D., García S. S., & Pastén, E. (2002). Curva de Beveridge, vacantes y desempleo: Chile 1986-2002. II. Banco Central de Chile.
(8) Botello, H. A. (2015a). Empoderamiento de la mujer latinoamericana: empleo y educación, 1960-2010. Revista Tendencias & Retos. 20(2), 79-99.
(9) Botello, H. (2015b). Determinantes del acceso al internet: Evidencia de los hogares del Ecuador. Entramado, 11(2), 12-19.
(10) Cañibano, C., & Sainz, J. (2008). Nuevas tecnologías, nuevos mercados de trabajo. Mundi-Prensa Libros.
(11) CEPAL (2013). El acceso de banda ancha a Internet como medio de lograr una sociedad digital inclusiva. Ginebra.
(12) Chacaltana, J., & Ruiz, C. (2017). El mercado laboral peruano y el futuro del trabajo. Revista Internacional y Comparada de Relaciones Laborales y Derecho del Empleo. 5(1), 38-72.
(13) Contreras, M. Y., & Hernández, K. C. (2012). Tipología del desempleo: un análisis a través de la Curva de Beveridge. Revista Virtual Universidad Católica del Norte, 1(35), 215-233.
(14) Delgado, V. M., Mena, E. S., & Lugo, D. C. (2018). Efectividad de los mecanismos de búsqueda de empleo en el mercado laboral mexicano. Ensayos de Economía, 28(52), 77-100.
(15) Durand, Diaz & Cabranes (2006). Information and Communication Technology (ICT) for development of small and medium-sized exporters in Latin America: Peru. Cepal.
(16) Fuentes, J., Montero, R. & Palma, A., (2005). Discriminación salarial por género en Chile, una mirada. Estudios de Economía, 32(2), 133.
(17) Garg, R., & Telang, R. (2012). To be or not to be Linked on LinkeIn: Online social networks and job search. MANAGEMENT SCIENCE. 64,(8), 3926-3941. https://doi.org/10.1287/mnsc.2017.2784
(18) Green, A., Li, Y., Owen, D., & De Hoyos, M. (2012). Inequalities in use of the Internet for job search: similarities and contrasts by economic status in Great Britain. Environment and Planning EPA.
(19) INEC. (2018-2019). Encuesta Nacional de Hogares ENAHO.
(20) Kuhn, P., & Mansour, H. (2014). Is internet job search still ineffective? The Economic Journal. 124(581), 1213-1233.
(21) Kuhn, P., & Skuterud, M. (2000). Job search methods: Internet versus traditional. Monthly Lab. Rev., 123, 3. https://doi.org/10.1111/ecoj.12119
(22) Kuhn, P., & Skuterud, M. (2004). Internet job search and unemployment durations. American Economic Review, 94(1), 218-232.
(23) López Jiménez, D., & Bernal, J. (2011). Hábitos de consumo de Internet en Ecuador: Diferencias significativas entre estudiantes y no estudiantes. ComHumanitas: Revista Científica De Comunicación, 2(1), 61-93. http://comhumanitas.org/index.php/comhumanitas/article/view/17
(24) Machin, S., & Van Reenen, J. (1998). Technology and changes in skill structure: evidence from seven OECD countries. The Quarterly Journal of Economics, 113(4), 1215-1244.
(25) Martínez Jasso, I., & Acevedo Flores, G. J. (2004). La brecha salarial en México con enfoque de género: capital humano, discriminación y selección muestral. Ciencia uanl, 7(1).
(26) McConnell, C., Brue, S. y Macpherson, D. (2003). Economía laboral. Madrid: McGraw Hill.
(27) McDonald, S., & Crew Jr, R. E. (2006). Welfare to web to work: Internet job searching among former welfare clients in Florida. J. Soc. & Soc. Welfare, 33(239).
(28) Molina, M. J. (2019). Analfabetismo digital en el campo laboral ecuatoriano. Universidad de las Américas.
(29) Mukoyama, T., Patterson, C., & Şahin, A. (2018). Job search behavior over the business cycle. American Economic Journal: Macroeconomics, 10(1), 190-215.
(30) Neumark, D. (2009). The Age Discrimination in Employment Act and the challenge of population aging. Research on Aging, 31(1), 41-68.
(31) Pérez López, C. (2005). Métodos estadísticos avanzados con SPSS. Thompson. Madrid.
(32) Rees, A. (1966). Information Networks in Labor Markets. The American Economic Review, 56(1/2), 559–566.
(33) Reid, G. L. (1972). Job search and the effectiveness of job-finding methods. ILR Review, 25(4), 479-495.
(34) Rivera, J. (2013). Teoría y práctica de la discriminación en el mercado laboral ecuatoriano (2007-2012). Analítika: Revista de análisis estadístico, (5), 7-24.
(35) Santamaría, E., & Santamaría, C. (2013). Perfil digital del consumidor ecuatoriano. Investigación y desarrollo. Revista de Investigación y Desarrollo I+D. 6(1), 49-56
(36) Samaniego, N. (2002). Las políticas de mercado de trabajo y su evaluación en América Latina. Serie macroeconomía del desarrollo. CEPAL.
(37) Stevenson, O. (2008). Social capital activation and job searching: Embedding the use of weak ties in the American institutional context. Workand Occupations, 41(4), 409-439.
(38) Trimble, L. B., & Kmec, J. A. (2011). The role of social networks in getting a job. Sociology Compass, 5(2), 165-178.
(39) Uribe, J. I., & Gómez, L. M. (2006). Canales de búsqueda de empleo en el mercado laboral colombiano 2003. Ensayos de economía aplicada al mercado laboral, 351-382.
(40) Uribe, J. I., Viáfara, C. A., & Oviedo, Y. M. (2007). Efectividad de los canales de búsqueda de empleo en Colombia en el año 2003. Lecturas de economía, (67), 43-70.
(41) Varela Llamas, R., & Nava Rubio, M. Y. (2015). Determinantes de la búsqueda de empleo desde la ocupación: una estimación Logit Multinomial. Estudios sociales (Hermosillo, Son.), 23(45), 83-111.
(42) Viáfara, C. A., & Uribe, J. I. (2009). Duración del desempleo y canales de búsqueda de empleo en Colombia. Revista de economía institucional, 11(21), 139-160.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Aquellos autores/as que tengan publicaciones con esta revista, aceptan los términos siguientes:
Esta revista está bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional License. Los artículos se pueden copiar, distribuir, adaptar y comunicar públicamente, siempre y cuando se reconozcan los créditos de la obra y se cite la respectiva fuente. Esta obra no puede ser utilizada con fines comerciales.
Para aumentar su visibilidad, los documentos se envían a bases de datos y sistemas de indización.
El contenido de los artículos es responsabilidad de cada autor y no compromete, de ninguna manera, a la revista o a la institución.