Introdução: A violência simbólica é uma das formas mais comuns de interação na sociedade, é imperceptível, naturalizada e ocorre também no meio acadêmico. Objetivo: Explorar a literatura existente sobre a presença de violência simbólica nas práticas pedagógicas universitárias dos cursos de enfermagem. Materiais e métodos: Revisão narrativa da literatura entre 2018 e 2024, utilizando Scopus, Redalyc, Dialnet, Web of Science, Science Direct, DOAJ e repositórios universitários, por meio da metodologia proposta por Arksey e O’Malley. Resultados: Foram obtidos 24 artigos para análise temática, encontrando os discentes como principais sujeitos de estudo, no entanto, interações entre docentes e técnicos administrativos também são protagonistas, o uso de metodologias qualitativas é o mais comum permitindo compreender a dimensão subjetiva da questão da violência simbólica, há pouca produção relacionada às práticas pedagógicas em enfermagem. Conclusões: A narrativa sugere que a produção científica sobre o tema é crescente, a violência de gênero tem sido a mais pesquisada no campo educacional, constatou-se que existem práticas pedagógicas violentas em sala de aula, as políticas educacionais e a estrutura institucional tendem a gerar discriminação e exclusão de alguns grupos populacionais.
Fernández-Fernández M. La noción de violencia simbólica en la obra de Pierre Bourdieu: una aproximación crítica. Cuad Trab Soc [Internet]. 2005 [citado 2024 Mar 20]; 18:7-21. Disponible en: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=1314184
Avendaño-Castro WR, Linares-Giraldo M. Morales-Mosquera ME. Violencia Simbólica en Instituciones de Educación Superior. Experiencia de Docentes en una Universidad Pública. Rev Colomb Cienc Soc [Internet]. 2021 [citado 2024 Mar 20]; 12(1):140-164. DOI: 10.21501/22161201.3392
Quishpe-Guano E. Violencia simbólica: reflexiones teóricas y prácticas pedagógicas para la transformación social. Saberes Andantes [Internet]. 2023 [citado 2024 mar 20]. 4:32-48. Disponible en: https://saberesandantes.org/index.php/sa/article/view/196/229
Gaitán-Buitrago ME. Didáctica De La Cirugía General: El Vacío de la Empatía en una Formación Tradicional Arraigada en el Conductismo [Tesis Doctoral]. Armenia (COL): Universidad Del Quindío; 2022. Disponible en: https://hdl.handle.net/20.500.14550/6411
Fernández-Sánchez H, King K, Enríquez-Hernández CB. Revisiones Sistemáticas Exploratorias como metodología para la síntesis del conocimiento científico. Enferm Univ [Internet]. 2020 [citado 2024 Mar 21]. 17(1):87-94 DOI: 10.22201/eneo.23958421e.2020.1.697
Espinoza-Romero MA, Rodríguez-Jiménez JR. Estudiantes LGBT+ y profesores universitarios. Prácticas de inclusión y exclusión en la educación superior. Voces Y Silencios [Internet]. 2020 [citado 2024 mar 21]. 11(2):7-29. DOI: 10.18175/VyS11.2.2020.1
Brito-Rodríguez SN, Basualto-Porra L, Posada-Lecompte M. Percepción de prácticas de discriminación, exclusión y violencia de género en estudiantes universitarias. Rev Interdiscip Estud Género Col Méx [Internet]. 2020 [citado 2024 Mar 21]. 6:1-36. DOI: http://dx.doi.org/10.24201/reg.v6i0.473
Bolonha FJ, Oliveira AG. Violencias curriculares: La (in)visibilidad del cuerpo LGBTQIA+ en la formación médica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação [Internet]. 2023 [citado 2024 mar 21]; 18:e023014. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17818
Fuentes-Vásquez LY. Cuentos que no son cuentos: acoso sexual, violencia naturalizada en las aulas universitarias. Nómadas [Internet]. 2019 [citado 2024 mar 21]; 51:135-153. DOI: 10.30578/nomadas.n51a8
Avendaño-Castro W, Rueda-Vera G, Luna-Pereira HO. Manifestaciones de violencia simbólica en mujeres universitarias. Revista Boletín Redipe [Internet]. 2021 [citado 2024 Mar 21]; 10(10):165-176. DOI: 10.36260/rbr.v10i10.1475
Mattos H, Fernandes M. La individualización de la desigualdad social: Dominación simbólica en las experiencias universitarias. Tematicas [Internet]. 2023 [citado 2024 mar 21]; 31(62):48-74. DOI: 10.20396/tematicas.v31i62.17638
Álvarez DC. Lo que se siente aprender: Violencia pedagógica en estudiantes universitarios. Context Temát Latinoam [Internet]. 2023 [citado 2024 Mar 21]; 2(29). DOI: 10.32870/cl.v2i29.8006
Díaz-Araya M, Peralta-Müller M, Cortés-Osorio J, Cabrera-Rojas E, Ramos-Aguirre F, Bernal-Cárdenas A. Vas a tener que nivelarte. Vas a tener que estudiar más que los otros. Voces de estudiantes que cursaron un programa propedéutico en la Universidad Católica del Norte, Coquimbo, Chile. Estud Pedagóg [Internet]. 2021 [citado 2024 Mar 22]; 47(3): 207-227. DOI: 10.4067/S0718-07052021000300207
Peña-Collazos W. La violencia simbólica: Como reproducción Biopolítica del poder. Rev Latinoam Bioét [Internet]. 2009 [citado 2024 Mar 24]; 9(2):62-75. Disponible en: http://www.scielo.org.co/pdf/rlb/v9n2/v9n2a05.pdf
Bulnes-García PC, Pineda-Reyes GA. Diagnóstico Situacional de la Violencia Social en el Estudiantado que Pertenece a Grupos Vulnerables del Centro Universitario Regional de San Pedro Sula. Paradigma [Internet]. 2022 [citado 22 Mar 2024]; 29(47):27-50. Disponible en: https://iniees.vrip.upnfm.edu.hn/ojs/index.php/Paradigma/article/view/139
Santana-Medina GA. Violencia simbólica contra las mujeres en ambientes educativos universitarios: el caso de la Universidad Distrital. Bogotá (COL): Informe de pasantía; 2020. Disponible en https://repository.udistrital.edu.co/handle/11349/26274
Villalobos-Aguayo P, Ríos-Oliveros LA, Joanico-Morales B. Violencia educativa en el nivel superior. ¿Formación o deformación?, es el dilema. Ciudad de México (MEX): Universidad Nacional Autónoma de México y Asociación Mexicana de Ciencias para el Desarrollo Regional; 2020. Disponible en: https://ru.iiec.unam.mx/5227
Loboa-Rodriguez NJ, Betancurth-Loaiza DP. El educador para la salud en la salud pública. Rev Salud Pública. [Internet]. 2023 [citado 22 Mar 2024]; 22(5):556-559. DOI: 10.15446/rsap.V22n5.87075
Rojas-Zarta FA. El silencio como violencia simbólica en el contexto educativo. Prax Pedagog [Internet]. 2022 [citado 22 Mar 2024]; 22(33):69-83. DOI: 10.26620/uniminuto.praxis.22.33.2022.69-83
Molina-Gutiérrez TJ, Lizcano-Chapeta CJ, Burbano-García LH. Recursos lingüísticos que transmiten violencia simbólica en el discurso pedagógico universitario. Rev Conrado [Internet]. 2020 [citado 22 Mar 2024]; 16(75):349-358. Disponible en: http://scielo.sld.cu/pdf/rc/v16n75/1990-8644-rc-16-75-349.pdf
Maffissoni AL, Da Silva-Sanes M, Gue-Martini J, Bresolin P, Da Silva-Filho CC. Violencia en Enfermería de Pregrado: Experiencias e Implicaciones en la Perspectiva del Estudiante. Cien Enferm [Internet]. 2021 [citado 22 Mar 2024]; 27:30. DOI: 10.29393/ce27-30vgac50030
Elisangela-Argenta Z, Corso da Motta M , de Lima-Trindade L, Vendruscolo C. Vivencias de violencia en el proceso de formación en enfermería: Repercusiones en la corporeidad de los jovenes. Text Context Enferm [Internet]. 2018 [citado 22 Mar 2024]; 27(3):1-10. DOI: 10.1590/0104-07072018003670016
Arias-Mendoza KJ, Mendoza-Baldiris JP. Violencia simbólica en enfermería: percepción de los estudiantes masculinos de un programa profesional. Cartagena, Colombia [Tesis de Grado]. Cartagena de Indias (COL): Universidad de Cartagena; 2019. Disponible en: https://repositorio.unicartagena.edu.co/handle/11227/15159
Chavarin-Campos EE. Hablemos de violencia docente. Narrativas estudiantiles. Cien Latin [Internet]. 2022 [citado 23 Mar 2024]; 6(6):5989-6007. DOI: 10.37811/cl_rcm.v6i6.3854
Guzman-Medina BH. Violencias simbólicas y físicas en el campus universitario: El caso de la Universidad Distrital Francisco José de Caldas. Ciudad Pazando [Internet]. 2022 [citado 24 Mar 2024]; 15(2):104-112. DOI: 10.14483/2422278X.19646
Catalán-Marshall M. Docencia e Inclusión LGTBIQ+: Revisión de investigaciones sobre prácticas pedagógicas queer en las escuelas. Rev Punto Género [Internet]. 2022 [citado 2024 Mar 21]; (18):156-197. DOI: 10.5354/2735-7473.2022.69392
Dávila LF, Moreno-Quirós C, Arias-Acevedo C, Vallejo JD, Fajardo-Puerta L, Rivera LA, Durán-Suárez P. Violencia simbólica: revisión de los estudios que acuñan el concepto en América Latina (2009-2019). Novum Jus [Internet]. 2019 [citado 2024 Mar 21]; 4(2):45-82. DOI: 10.14718/novumjus.2020.14.2.3
Bonilla-Castro E, Rodríguez-Shek P. Más allá del dilema de los métodos: La investigación en ciencias sociales. 3ra ed. Universidad de los Andes, Editorial Norma; 2005. Disponible en: https://muse.jhu.edu/book/117424
Martínez-Guzmán A, Íñiguez-Rueda L. "Prácticas Discursivas y Violencia Simbólica Hacia la Comunidad LGBT en Espacios Universitarios". Paidéia [Internet]. 2017 [citado 21 Mar 2024]; 27(Suppl 1):367-375. DOI: 10.1590/1982-432727s1201701
González-Pérez JA. Reconocimiento, violencia simbólica y violencia estructural en la educación universitaria. Jangwa Pana [Internet]. 2024 [citado 21 Mar 2024]; 23(1):1-11. DOI: 10.21676/16574923.5255
Ruiz-Reynoso J, Ruiz-Díaz LD. El sistema escolarizado naturaliza la violencia y pobreza estructurales en los procesos de ingreso y permanencia en la Educación Media Superior. RIPE [Internet]. 2021 [citado 22 Mar 2024]; 23(2):111-125. Disponible en: https://psicologiayeducacion.uic.mx/index.php/1/article/view/14
Hernández-Pulido LA. Violencia Simbólica, Comunicación En Conflicto Y Movimientos Sociales [Tesis Maestría]. Bogotá (COL): Pontificia Universidad Javeriana; 2011. [citado 6 Abr 2024]. DOI: 10.11144/Javeriana.10554.5089
Galarza-Fernández E, Cobo-Bedía R, Esquembre-Cerdá MM. Medios y violencia simbólica contra las mujeres. RLCS [Internet]. 2016 [citado 4 Abr 2024]; (71):818-832 DOI: 10.4185/RLCS-2016-1122
Pinzón-Estrada C, Armas-Gusmán RC, Aponte-Valverde MV, Morillo-Useche ML. Percepción de la violencia simbólica en estudiantes universitarias: Análisis desde la categoría de género. Ánfora [Internet]. 2018 [citado 6 Abr 2024]; 26(46):89-110. DOI: 10.30854/anf.v26.n46.2019.554
Conejero JC. Una aproximación a la investigación cualitativa. Rev Neumol Pediatr [Internet]. 2020 [citado 6 Abr 2024]; 15(1):242-244. DOI: 10.51451/np.v15i1.57