O teatro como ferramenta pedagógica na construção da memória histórica: uma experiência da Instituição Educativa de Desenvolvimento Rural El Estrecho
Palavras-chave:
teatro, memoria histórica, escolaResumo
Este trabalho de investigação apresenta a utilização do teatro como ferramenta pedagógica que contribui para o processo de construção da memória histórica a partir do impacto do conflito armado interno no contexto da Instituição Educativa de Desenvolvimento Rural El Estrecho - Cauca. A instituição de ensino situa-se num território que historicamente foi o epicentro do conflito armado. A pesquisa posiciona os seus pilares teóricos na memória histórica, enquanto relato dos acontecimentos e impactos do passado, e no teatro enquanto ferramenta pedagógica. Na perspetiva das pedagogias para a paz e para a construção da memória, os alunos foram abordados num diálogo com o seu contexto e, especificamente, com a particularidade de partilharem o território com ex-combatentes. Recorrendo a técnicas e ferramentas típicas da investigação qualitativa, são reconstruídas histórias coletivas sobre acontecimentos dolorosos no âmbito do conflito armado; Foram também utilizadas entrevistas, mapeamento e focus groups. A presente pesquisa histórico-hermenêutica visa fundamentar a relevância do teatro como ferramenta pedagógica para a construção da memória histórica sobre os impactos do conflito armado colombiano em El Estrecho-Cauca. Para este estudo foi constituído um grupo de foco de 33 pessoas, incluindo estudantes, professores, vítimas do conflito armado e ex-combatentes. O processo demonstrou o potencial do teatro para aproximar os estudantes dos acontecimentos no âmbito do conflito armado, para gerar uma história colectiva sobre esses acontecimentos e para estender pontes para a reconciliação.
Downloads
Referências
“Más de mil cuerpos recuperados en 190 ríos”, en la web oficial de Rutas del Conflicto. Acceso 15 de septiembre de 2022, septiembre, https://rutasdelconflicto.com/rios-vida-muerte/especial/mil-cuerpos.html
Antequera, José Darío. “Memoria histórica como relato emblemático. Consideraciones en medio de la emergencia de políticas de memoria en Colombia”. Tesis de maestría, Pontificia Universidad Javeriana. 2011. https://repository.javeriana.edu.co/bitstream/handle/10554/1467/AntequeraGuzmanJoseDario2011.pdf;sequence=1
Bárcena, F., y Joan-Carles Mèlich. La educación como acontecimiento ético. Natalidad, narración y hospitalidad. Paidós, 2000.
Boal, A. Teatro del oprimido. Alba Editorial, 2013.
Centro Nacional de Memoria Histórica. Los caminos de la memoria histórica. Bogotá; CNMH, 2015. Obtenido de. https://www.centrodememoriahistorica.gov.co/descargas/informes2015/cajaHerramientasMaestros/los-caminos-de-la-memoria-historica.pdf
Centro Nacional de Memoria Histórica. La memoria nos abre camino. Balance metodológico del CNMH para el esclarecimiento histórico. Bogotá: CNMH, 2018. Obtenido de https://centrodememoriahistorica.gov.co/la-memoria-nos-abre-camino-balance-metodologico-del-cnmh-para-el-esclarecimiento-historico/
Comisión de la Verdad. Hay futuro si hay verdad. Informe final. Comisión para el Esclarecimiento de la Verdad, la Convivencia y la No Repetición. Colombia Adentro. Relatos territoriales sobre el conflicto armado. Nariño y Sur del Cauca. 1ª ed., Comisión de la Verdad, 2022, Obtenido de https://www.comisiondelaverdad.co/colombia-adentro-1
Defensoría del Pueblo Colombia. Alerta Temprana N° 055-19 de 27 de diciembre de 2019. Obtenido de http://www.indepaz.org.co/wp-content/uploads/2020/02/AT-N%C2%B0-055-19-CAU-Pat%C3%ADa.pdf
Dubatti, J. Introducción a los estudios teatrales. 1ª ed. Libros de Godot, 2011.
Freire, Paulo. La educación como práctica de libertad. Siglo XXI Editores, 1997.
___________. Cartas para quien pretende enseñar. Siglo XXI Editores, 2010.
Galtung, Johan. Tras la violencia, 3R: reconstrucción, reconciliación, resolución. Afrontando los efectos visibles e invisibles de la guerra y la violencia. Bilbao: Bakeaz/Gernika Gogoratuz, 1998.
González, M. L. Arte teatral y memoria, un camino para la transformación de subjetividades en cuatro mujeres víctimas del conflicto armado, 2021.
Halbwachs, M. La memoria colectiva. Zaragoza: Prensas Universitarias de Zaragoza, 2004.
Halbwachs, M. Los marcos sociales de la memoria. Barcelona: Anthropos, 2004.
Herrera, Martha Cecilia y Jeritza Merchán Díaz. “Pedagogía de la memoria y enseñanza de la historia reciente”. En Las Luchas Por La Memoria. Editado por Ricardo García; Absalón Jiménez; Jaime Wilches, 137-156. Bogotá: Editorial Fondo Editorial Universidad Distrital Francisco José de Caldas, 2012. DOI: 10.13140/RG.2.1.1095.7528. Tomado de https://www.researchgate.net/publication/255983260_PEDAGOGIA_DE_LA_MEMORIA_Y_ENSENANZA_DE_LA_HISTORIA_RECIENTE_1
Jelin, Elizabeth. Los trabajos de la memoria. Siglo XXI de España: 2002.
López, J. G. “El teatro como generador de memoria colectiva: Una mirada al Centro Nacional de Memoria Histórica y al Festival Entreacto 2017”. Tesis doctoral, Universidad del Rosario, 2021.
Mora-García, José Pascual. “Aproximación al Museo de pedagogía de la memoria para la Paz”, Revista Historia de la Educación Colombiana Vol. 26-27, No. 26-27, (2021):17-37. https://doi.org/10.22267/rhec.212626.87.
Morin, Edgar. Los siete saberes necesarios para la educación del futuro. UNESCO, UNESDOC Biblioteca Digital, 1999, https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000117740_spa
Navia, Á. y Hernández, R. “Reconciliación democrática, reconocimiento y superación de la violencia”. Ciudad Paz-ando, 12(1), (2019): 9-18. https://doi.org/10.14483/2422278X.13082
Páez Fito. “Yo Vengo a Ofrecer mi Corazón”, 1985. Tomado de Yo Vengo A Ofrecer Mi Corazón - Letra - Fito Paez - Musica.com
Prieto Stambaugh, Antonio. El teatro como vehículo de comunicación. Trillas, 1992.
Quitian, J. C. G., y Armando Claros. “La memoria histórica: Camino de reconocimiento de la alteridad en el conflicto armado colombiano”. Reflexión política, 22, no. 44, (2020): 87-96. DOI: https://doi.org/10.29375/01240781.3713
Sáez, A. T. “Teoría y técnica del análisis teatral”. En: Talens, J. et al. Elementos para una semiótica del texto artístico (poesía, narrativa, teatro, cine), Cátedra, 1980.
Tobar Quitiaquez, Iván Darío. “Pedagogía Social De La Memoria: Un Camino Hacia La Paz”, Revista Historia de la Educación Colombiana, Vol. 28-29, No. 28-29, (2022):189-202. https://doi.org/10.22267/rhec.222929.104.
Vargas, Marco. “Reflexiones Generales y Criterios de la educación inclusiva en medio del conflicto”. En Reencantar la Educación. ¿Cómo la escuela desarrolla estrategias de inclusión para personas víctimas del conflicto armado?, coordinado por Margareth Figueroa Garzón. Secretaría de Educación del Distrito / Programa por la Paz. CINEP, 2014. Tomado de https://repositoriosed.educacionbogota.edu.co/server/api/core/bitstreams/e0a34fcf-f632-4cd4-96db-ce2f5443b919/content.
Citar este artículo
Alvarado M. Deisy J. “El teatro como herramienta pedagógica en la construcción de memoria histórica: una experiencia desde la Institución Educativa de Desarrollo Rural El Estrecho”. Revista Historia de la Educación Colombiana. Vol. 30-31 No 30-31, (2023): https://doi.org/10.22267/rhec.233030.112
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.