contadores web
Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Desenvolvimento de recursos humanos para a saúde

v. 27 n. 2 (2025)

Avaliação de professores de odontologia antes e durante a pandemia de COVID-19

DOI
https://doi.org/10.22267/rus.252702.343
Enviado
novembro 29, 2023
Publicado
2025-05-01

Resumo

Introdução: A avaliação dos professores pelos alunos por meio de pesquisas é uma ferramenta útil para fazer ajustes no ensino superior. Durante a pandemia da COVID-19, o ensino presencial foi encerrado para cumprir as diretrizes de saúde. Objetivo: Determinar o efeito da aprendizagem mediada por tecnologia na avaliação dos docentes do programa acadêmico de Odontologia da Universidad del Valle, realizada pelos alunos das disciplinas teóricas, antes e durante a pandemia. Materiais e métodos: Estudo descritivo e retrospectivo, onde a fase quantitativa utilizou como base o sistema de avaliação docente. Foram revisados os períodos de 2018 (n=218), 2019 (n=296), 2020 (n=68) e 2021 (n=347), e comparados os anos de 2018-2019 e 2020-2021. A fase qualitativa utilizou a técnica de grupo focal. Resultados: A mediana da avaliação dos professores em 2018 foi: 4,84/5,0, em 2019: 4,94/5,0, em 2020: 4,87/5,0 e em 2021: 4,75/5,0; as diferenças foram estatisticamente significativas entre os anos de 2018 e 2019 (p=0,047) e 2019 e 2021 (p=0,00). A análise de conteúdo dos dois grupos focais gerou quatro categorias: metodologias de estudo dos alunos, disciplina e rotinas, metodologias de ensino dos professores, emoções e socialização. Conclusões: Para os alunos, o aprendizado presencial continua sendo crucial no processo de aprendizagem.

Referências

  1. Guzmán-Vázquez M, Santana-Espinosa MC, Torres-Esperón JM. Acciones para fortalecer la calidad de la práctica de enfermería en el Hospital “Frank País”. Inf Dir Salud [Internet]. 2021; 35:e1056. Disponible en: http://scielo.sld.cu/pdf/infd/n35/1996-3521-infd-35-e1056.pdf
  2. Organización Mundial de la Salud (OMS). Derechos humanos [Internet]. 2023 [citado 25 julio 2022]. Disponible en: https://www.who.int/es/news-room/fact-sheets/detail/human-rights-and-health
  3. Monroy G, Prieto OL, Ramírez P, Rivera MA, Ortega J. El derecho de la salud y su impacto sanitario en Sudamérica. 2014-2015. Rev Fac Med [Internet]. 2019; 67(3):229-238. DOI: 10.15446/revfacmed.v67n3.63585
  4. Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económico (OECD). Panorama de la Salud: Latinoamérica y el Caribe 2020 [Internet]. 2020. DOI: 10.1787/740f9640-es
  5. Zapata HJ, Porras AM, Arias EK. Factores relacionados con el uso de los servicios de salud en la población mayor de 18 años del área urbana de Cali, Colombia, en el año 2016. Rev Gerenc Polít Salud [Internet]. 2019; 18(37):1-15. Disponible en: https://revistas.javeriana.edu.co/files-articulos/RGPS/18-37%20(2019-II)/54561490008
  6. Organización Mundial de Salud (OMS). Servicios sanitarios de calidad [Internet]. 2020 [citado 25 julio 2022]. Disponible en: https://www.who.int/es/news-room/fact-sheets/detail/quality-health-services
  7. Flores-Arévalo J, Barbarán-Mozo HP. Gestión Hospitalaria: una mirada al desarrollo de sus procesos. Ciencia Latina [Internet]. 2021; 5(2):1527-1545. DOI: 10.37811/cl_rcm.v5i2.368
  8. Zinelli-Reyes HD. Gestión hospitalaria de un modelo de asociaciones público privadas y un modelo tradicional en dos Hospitales del Callao. Rev Fac Med Hum [Internet]. 2022; 22(2):280-286. DOI: 10.25176/rfmh.v22i2.4796
  9. Arguello-Pazmiño AM, Monar-Solórzano MM, Argüello-Pazmiño VJ, Chávez-García EM. Evaluación de la calidad de la atención en relación con la satisfacción de los usuarios de Medicina Interna en el Hospital Básico de Guaranda del Instituto Ecuatoriano de Seguridad Social. Rev Invest Enlace Univ [Internet]. 2020; 19(2):94-107. DOI: 10.33789/enlace.19.2.77
  10. Armijos JC, Núñez-Mondaca A. Indicadores de gestión para evaluar el desempeño de hospitales públicos: Un caso de estudio en Chile y Ecuador. Rev Med Chile [Internet]. 2020; 48(5):626-643. DOI: 10.4067/S0034-98872020000500626
  11. Matute-Calle BP, Murillo-Párraga DY. La Gestión por procesos: resultados para mejorar la atención en Instituciones de salud. KOINONIA [Internet]. 2021; 1(12):179-212. DOI: 10.35381/r.k.v6i12.1287
  12. Morejón-Valdés M, Ramírez-Pérez JF, Vargas-Contreras E, Henríquez-Ritchie PS. Contribución de los indicadores de gestión en la eficiencia organizacional y la administración hospitalaria en Instituciones de Salud. UNESUM-Ciencias [Internet]. 2021 [citado el 25 de julio de 2022]; 5(4): 109-122. Disponible en: https://revistas.unesum.edu.ec/index.php/unesumciencias/article/view/580/367
  13. Palacios-Vega PP, Álvarez-Gavilanes JE, Ramírez-Valarezo CF. Gestión de calidad del proceso de Atención al Usuario. CIENCIAMATRIA [Internet]. 2021; 7(12):67-96. DOI: 10.35381/cm.v7i12.421
  14. Ruff-Escobar C, Matheu-Pérez A, Ruiz-Toledo M, Benites-Gutierrez L, Coral-Apolo EG. Fundamentos de la gestión del Capital Humano en entidades hospitalarias. Rev Cub Invest Biomed [Internet]. 2018; 37(2):39-45. Disponible en: http://scielo.sld.cu/pdf/ibi/v37n2/ibi05218.pdf
  15. Tuesta-Nole JR. Gestión sanitaria y la satisfacción del paciente adulto mayor en el hospital II Tarapoto-Es salud, Perú. Arch Med Manizales [Internet]. 2018; 2:413-420. DOI: 10.30554/archmed.18.2.2677.2018
  16. López-Jara AA, López-Vintimilla XR. Indicadores para evaluar la eficiencia hospitalaria. Caso de estudio: Clínica privada de la ciudad de Macas. Episteme [Internet]. 2019; 6(3):383-398. Disponible en: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/8298196.pdf
  17. Fariño-Cortez J, Cercado-Mancero A, Vera-Lorenti E, Valle-Fores J, Ocaña-Ocaña A. Satisfacción de los usuarios y la calidad de atención que se brinda en las unidades operativas de atención primaria de salud. Espacios [Internet]. 2018. 39(32):22. Disponible en: http://ww.revistaespacios.com/a18v39n32/a18v39n32p22.pdf
  18. Paredes-Larios CP. Calidad de atención y satisfacción del usuario externo del centro de la zona rural peruana. Rev Recién [Internet]. 2020; 9(1). Disponible en: http://revista.cep.org.pe/index.php/RECIEN/article/view/14/12

Downloads

Não há dados estatísticos.