Cartão de cidadania: 51939832. Mestre em Epidemiologia, Doutor em Saúde, número Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3371-9447 assinatura padronizada: Lina-María García-Zapata, Professora Universidad del Valle, Cali, Colômbia, endereço de e-mail: lina.garcia.z@correounivalle.edu.co, telefone: 3154256968, endereço para correspondência: Carrera 3ª # 36-00
Introdução: A avaliação dos professores pelos alunos por meio de pesquisas é uma ferramenta útil para fazer ajustes no ensino superior. Durante a pandemia da COVID-19, o ensino presencial foi encerrado para cumprir as diretrizes de saúde. Objetivo: Determinar o efeito da aprendizagem mediada por tecnologia na avaliação dos docentes do programa acadêmico de Odontologia da Universidad del Valle, realizada pelos alunos das disciplinas teóricas, antes e durante a pandemia. Materiais e métodos: Estudo descritivo e retrospectivo, onde a fase quantitativa utilizou como base o sistema de avaliação docente. Foram revisados os períodos de 2018 (n=218), 2019 (n=296), 2020 (n=68) e 2021 (n=347), e comparados os anos de 2018-2019 e 2020-2021. A fase qualitativa utilizou a técnica de grupo focal. Resultados: A mediana da avaliação dos professores em 2018 foi: 4,84/5,0, em 2019: 4,94/5,0, em 2020: 4,87/5,0 e em 2021: 4,75/5,0; as diferenças foram estatisticamente significativas entre os anos de 2018 e 2019 (p=0,047) e 2019 e 2021 (p=0,00). A análise de conteúdo dos dois grupos focais gerou quatro categorias: metodologias de estudo dos alunos, disciplina e rotinas, metodologias de ensino dos professores, emoções e socialização. Conclusões: Para os alunos, o aprendizado presencial continua sendo crucial no processo de aprendizagem.
Referências
Guzmán-Vázquez M, Santana-Espinosa MC, Torres-Esperón JM. Acciones para fortalecer la calidad de la práctica de enfermería en el Hospital “Frank País”. Inf Dir Salud [Internet]. 2021; 35:e1056. Disponible en: http://scielo.sld.cu/pdf/infd/n35/1996-3521-infd-35-e1056.pdf
Monroy G, Prieto OL, Ramírez P, Rivera MA, Ortega J. El derecho de la salud y su impacto sanitario en Sudamérica. 2014-2015. Rev Fac Med [Internet]. 2019; 67(3):229-238. DOI: 10.15446/revfacmed.v67n3.63585
Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económico (OECD). Panorama de la Salud: Latinoamérica y el Caribe 2020 [Internet]. 2020. DOI: 10.1787/740f9640-es
Flores-Arévalo J, Barbarán-Mozo HP. Gestión Hospitalaria: una mirada al desarrollo de sus procesos. Ciencia Latina [Internet]. 2021; 5(2):1527-1545. DOI: 10.37811/cl_rcm.v5i2.368
Zinelli-Reyes HD. Gestión hospitalaria de un modelo de asociaciones público privadas y un modelo tradicional en dos Hospitales del Callao. Rev Fac Med Hum [Internet]. 2022; 22(2):280-286. DOI: 10.25176/rfmh.v22i2.4796
Arguello-Pazmiño AM, Monar-Solórzano MM, Argüello-Pazmiño VJ, Chávez-García EM. Evaluación de la calidad de la atención en relación con la satisfacción de los usuarios de Medicina Interna en el Hospital Básico de Guaranda del Instituto Ecuatoriano de Seguridad Social. Rev Invest Enlace Univ [Internet]. 2020; 19(2):94-107. DOI: 10.33789/enlace.19.2.77
Armijos JC, Núñez-Mondaca A. Indicadores de gestión para evaluar el desempeño de hospitales públicos: Un caso de estudio en Chile y Ecuador. Rev Med Chile [Internet]. 2020; 48(5):626-643. DOI: 10.4067/S0034-98872020000500626
Matute-Calle BP, Murillo-Párraga DY. La Gestión por procesos: resultados para mejorar la atención en Instituciones de salud. KOINONIA [Internet]. 2021; 1(12):179-212. DOI: 10.35381/r.k.v6i12.1287
Morejón-Valdés M, Ramírez-Pérez JF, Vargas-Contreras E, Henríquez-Ritchie PS. Contribución de los indicadores de gestión en la eficiencia organizacional y la administración hospitalaria en Instituciones de Salud. UNESUM-Ciencias [Internet]. 2021 [citado el 25 de julio de 2022]; 5(4): 109-122. Disponible en: https://revistas.unesum.edu.ec/index.php/unesumciencias/article/view/580/367
Palacios-Vega PP, Álvarez-Gavilanes JE, Ramírez-Valarezo CF. Gestión de calidad del proceso de Atención al Usuario. CIENCIAMATRIA [Internet]. 2021; 7(12):67-96. DOI: 10.35381/cm.v7i12.421
Ruff-Escobar C, Matheu-Pérez A, Ruiz-Toledo M, Benites-Gutierrez L, Coral-Apolo EG. Fundamentos de la gestión del Capital Humano en entidades hospitalarias. Rev Cub Invest Biomed [Internet]. 2018; 37(2):39-45. Disponible en: http://scielo.sld.cu/pdf/ibi/v37n2/ibi05218.pdf
Tuesta-Nole JR. Gestión sanitaria y la satisfacción del paciente adulto mayor en el hospital II Tarapoto-Es salud, Perú. Arch Med Manizales [Internet]. 2018; 2:413-420. DOI: 10.30554/archmed.18.2.2677.2018
López-Jara AA, López-Vintimilla XR. Indicadores para evaluar la eficiencia hospitalaria. Caso de estudio: Clínica privada de la ciudad de Macas. Episteme [Internet]. 2019; 6(3):383-398. Disponible en: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/8298196.pdf
Fariño-Cortez J, Cercado-Mancero A, Vera-Lorenti E, Valle-Fores J, Ocaña-Ocaña A. Satisfacción de los usuarios y la calidad de atención que se brinda en las unidades operativas de atención primaria de salud. Espacios [Internet]. 2018. 39(32):22. Disponible en: http://ww.revistaespacios.com/a18v39n32/a18v39n32p22.pdf