Conhecimento tradicional local de plantas medicinais no ensino e aprendizagem de ciências naturais na Instituição Educacional Francisco de la Villota
DOI:
https://doi.org/10.22267/rhec.212626.90Palavras-chave:
conhecimento local tradicional, educação científica, plantas medicinaisResumo
Este artigo apresenta os resultados parciais do processo de pesquisa "Conhecimentos locais tradicionais de plantas medicinais para o ensino e aprendizagem de ciências naturais", que surge do interesse de estudar a relação estabelecida entre o conhecimento científico escolar e o conhecimento local construído pela comunidade. comunidade do Corregimiento de Genoy, especificamente sobre plantas medicinais na área de ciências naturais. Por isso, apresenta-se a análise realizada nos documentos institucionais PRAE, PEI e Plano de Área, com o objetivo de estabelecer se o conhecimento tradicional local sobre plantas medicinais está presente nos processos de ensino e aprendizagem na escola integrada Francisco de la Villota sede da escola integrada.
A pesquisa foi orientada sob o paradigma qualitativo, com abordagem hermenêutica e adoção da análise de conteúdo, o que permite concluir que, embora os documentos tenham características que favorecem o reconhecimento da diversidade e do que é singular, eles mostram, por sua vez, que o conhecimento em torno das plantas medicinais não é contemplado em sala de aula, o que impede que o conhecimento tradicional local seja reconhecido e harmonizado com o conhecimento científico escolar.
Downloads
Referências
Alegría, Julián. “La exploración y experimentación del entorno natural: una estrategia didáctica para la enseñanza aprendizaje de las Ciencias Naturales”. Tesis de Maestría, Universidad Nacional de Colombia, 2013.
Angulo, Andrés, et al. “Estudio etnobotánico de las plantas medicinales utilizadas por los habitantes del corregimiento de Genoy, Municipio de Pasto, Colombia”. Revista Universidad y Salud. Vol. 14. No. 2 (2012): 168-185.
Arredondo, Melina et al. “Estrategias educativas para abordar lo ambiental. Experiencias en escuelas de educación básica en Chiapas”. Innovación Educativa. Vol. 18. No. 76 (2017): 13-38.
Bünzli, Adriana. “La revalorización de la vegetación nativa desde la escuela”. Revista de Educación en Biología, Vol. 20. No. 1 (2017): 87-98.
Buitrago, Beatríz. (2008). La didáctica: acontecimiento vivo en el aula. Revista Científica Guillermo de Ockham, Vol. 6. No. 2 (2008): 55-67.
Ferri, Javier, et al. Técnicas cualitativas de investigación social. Grado de relaciones laborales y recursos humanos. Valencia, 2011. http://ocw.uv.es/ciencias-sociales-y-juridicas/tecnicas-cualitativas-de-investigacion-social/tema_4_la_organizacion_de_la_inv.pdf
Pérez, Catalina y Echeverri, Juan. Memorias Primer encuentro amazónico de experiencias de diálogo de saberes. Leticia: Editorial Universidad Nacional de Colombia, 2010, http://www.unter.org.ar/imagenes/ Memorias%20Dialogo%20Saberes%20VER%20GASCH%C3%89.pdf
Hernández Sampieri, Roberto, et al. (2014). Metodología de la investigación. 6a ed. México: Interamericana Editores, 2014.
Molina de la Cruz, Claudia y Bisbicus Cortés, Claudia. “El aprendizaje con sentido y significado de las ciencias naturales a partir de una estrategia etnobotánica basada en el herbario de plantas medicinales Awá, con los estudiantes de grado tercero de la Batea Awá Su – Resguardo Indígena Inda Guacaray – Tumaco Nariño”. Tesis de Pregrado, Universidad Nacional Abierta y a Distancia, 2019.
Molina, Adela y Mojica, Lyda. “Alteridad, diversidad cultural y enseñanza de las ciencias: Perspectivas de los profesores”. Revista Educación y Ciudad, Vol. 21 (2015): 29-44.
Molina, Adela, et al. Enseñanza de las Ciencias y Cultura: múltiples aproximaciones. Bogotá: Editorial Universidad Distrital Francisco José de Caldas, 2014.
Molina, Adela. “Una relación urgente: enseñanza de las ciencias y contexto cultural”. Revista Electrónica de la Asociación Colombiana para la Investigación en Educación en Ciencias y Tecnología. Vol. 1 (2010): 58-45.
Monsalve, Darwin, et al. Plantas medicinales del municipio de Bochalema. Institución Educativa Andrés Bello. (Antioquia, 2007), http://www.enjambre.gov.co/enjambre/file/download/201931 (20 de septiembre de 2021)
Plan de área y contenido. IEM Francisco de la Villota. Corregimiento de Genoy. San Juan de Pasto. La institución, 2021.
Proyecto Ambiental Escolar (PRAE). IEM Francisco de la Villota. Corregimiento de Genoy. San Juan de Pasto. La institución, 2021.
Proyecto Institucional Educativo (PEI). IEM Francisco de la Villota. Corregimiento de Genoy. San Juan de Pasto. La institución, 2016.
Ordóñez, Jacinto. “La escuela, diferentes contextos culturales y culturas de frontera”. Revista Brasileña de Educación, No. 23 (2002): 149-155.
Sandoval, Carlos. Investigación cualitativa. Programa de especialización en teoría, métodos y técnicas de investigación social. Bogotá: ARFO Editores e Impresores, 2002.
Tobón, Sergio. “El enfoque complejo de las competencias y el diseño curricular por ciclos propedéuticos”. Revista Acción Pedagógica, Vol. 16 (2007): 14-28.
Trigo, Eugenia, et al. Procesos creativos en investigación cualitativa II. Lulu.com, Colección Léeme, 2013.
Richard, Enrique y Contreras, Denise. “Reflexiones en torno a las reservas naturales urbanas como espacio de diálogo de saberes en la construcción de un ciudadano urbano crítico, responsable y comprometido con la problemática ambiental, la biofilia y la cultura de la contemplación para el buen vivir en Bolivia y Latinoamérica”. Revista de Didáctica Ambiental, Vol. 9. No. 13 (2013): 1-30.
Urones, Carmen, et al. “Las plantas en los libros de conocimiento del medio”. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, Vol. 10. No. 3 (2013): 328-352.
Valderrama, Molina, Adela y Niño, Charbel. Diálogos entre distintas formas de conocimiento en el aula de ciencias: reflexiones teóricas y metodológicas. Bogotá: Editorial Universidad Francisco José de Caldas, 2020. https://die.udistrital.edu.co/sites/default/files/doctorado_ud/produccion/dialogos_entre_distintas _formas_de_conocimiento_en_el_aula_de_ciencias_reflexiones_teoricas_y_metodologicas.pdf
Vázquez, Ángel y Manassero, María. “La educación de ciencias en contexto: Aportaciones a la formación del profesorado”. Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnología. No. 46 (209): 15-37.
Vargas, Claudia. “Estrategias didácticas para el desarrollo de la identidad cultural Mochica en educación primaria en una institución educativa de San José de Moro - La Libertad”. Tesis de maestría. Pontificia Universidad Católica del Perú, 2013.
White, Laura. “Conocimiento tradicional de los recursos vegetales: plantas medicinales y huertos familiares una aproximación teórica metodológica”. Tesis de Doctorado. Universidad Autónoma del Estado de México, 2013.
Citar este artículo
Miramá P. Paola M., y Villota Y. Yeny L. “Conocimiento local tradicional de plantas medicinales en la enseñanza y aprendizaje de las ciencias naturales en la Institución Educativa Francisco de la Villota”. Revista Historia de la Educación Colombiana. Vol. 26-27 No 26-27, (2021): 97-122.