A literatura infantil como ferramenta para o desenvolvimento da educação emocional na Casa do Grupo Pequenos Gigantes do Instituto Colombiano de Bienestar Familiar
Palavras-chave:
literatura infantil, educação pré-escolar, aprendizagem socioemocionalResumo
A literatura infantil constitui uma ferramenta favorável ao desenvolvimento da educação emocional e à inclusão de rapazes e raparigas. Neste trabalho, a partir de oficinas lúdico-pedagógicas baseadas na leitura de histórias e no papel que os pais e/ou cuidadores desempenham na educação emocional, orienta-se a análise do processo de desenvolvimento integral da primeira infância. A população a trabalhar é constituída por 10 meninos e meninas com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos que pertencem ao Grupo Pequenos Gigantes do ICBF do município de Cerrito, Santander, caracterizando-se por possuir uma grande diversidade cultural, étnica e familiar. Para a recolha da informação foram implementadas as ferramentas de observação participante, diários de campo e entrevistas semiestruturadas (questionários) com as crianças participantes e com os pais e/ou cuidadores, implementando assim uma abordagem qualitativa baseada no método de investigação.
Downloads
Referências
Bisquerra, Rafael. Educación emocional y bienestar. Barcelona: Praxis, 2000.
Bruder, Mónica. “El cuento terapéutico como favorecedor de la resiliencia. Una primera aproximación”. Psicodebate. Psicología, Cultura y Sociedad. 6, (2005): 15-27.
Carrero Ruiz, Carmen. “La educación emocional a través de los cuentos”. Trabajo de grado, Universidad de Valladolid. 2017-2018. https://uvadoc.uva.es/bitstream/handle/10324/32233/TFG-G3087.pdf;sequence=1
Constitución política de Colombia 1991. Titulo I. De los principios fundamentales, Titulo II. De los Derechos, las Garantías y los Deberes. https://pdba.georgetown.edu/Constitutions/Colombia/colombia91.pdf
Hernández-Sampieri, Roberto. “Planteamiento del problema cuantitativo”. En Metodología de la investigación. Roberto Hernández Sampieri, Fernández Collado, C. y Baptista Lucio, María del P, México: McGraw-Hill/Interamericana Editores, S.A. DE C.V. 2014.
Hernández-Sampieri y Christian Mendoza. Metodología de la investigación. Las rutas cuantitativa, cualitativa y mixta. México: Editorial Mc Graw Hill Education, 2018.
Rafael, Aurélia. “Desarrollo Cognitivo: Las Teorías de Piaget de Vygotsky”. Modulo I. Master en Paidopsiquiatría, Universidad de Barcelona y Colegio Oficial de Psicología de Cataluña. https://n9.cl/94b8x
Ros García, Esther. “El cuento infantil como herramienta socializadora de género”, Cuestiones pedagógicas, 22, (2022/2013): 329-350. https://institucional.us.es/revistas/cuestiones/22/art_15.pdf
Suárez P. Paula A. y Maribel Vélez M. “El papel de la familia en el desarrollo social del niño una mirada desde la afectividad, la comunicación familiar y estilos de educación parental”. Psicoespacios: Revista virtual de la Institución Universitaria de Envigado. Vol. 12, Nº. 20, (2018): 173-198. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6573534
UNICEF. Desarrollo emocional. Clave para la primera infancia (Primera edición ed.). Argentina: Fundación Kaleidos. (2012). Acceso 22 noviembre de 2021. https://www.unicef.org/ecuador/english/Desarrollo_emocional_0a3_simples.pdf
Zerpa Carlos E. “Sistemas Emocionales y la Tradición Evolucionaria en Psicología”, SUMMA Psicológica UST. Vol. 6, No.1, (2009): 112-122. https://www.researchgate.net/publication/326897229_Sistemas_Emocionales_y_la_Tradicion_Evolucionaria_en_Psicologia
Citar este artículo
Machuca D. Alba Y., y Laura I. Largo R. “La literatura infantil como herramienta para el desarrollo de la educación emocional en el Hogar Agrupado Pequeños Gigantes del Instituto Colombiano de Bienestar Familiar”. Revista Historia de la Educación Colombiana. Vol. 30-31 No 30-31, (2023): https://doi.org/10.22267/rhec.233131.114
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.