A literatura infantil como ferramenta para o desenvolvimento da educação emocional na Casa do Grupo Pequenos Gigantes do Instituto Colombiano de Bienestar Familiar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22267/rhec.233131.114

Palavras-chave:

literatura infantil, educação pré-escolar, aprendizagem socioemocional

Resumo

A literatura infantil é uma ferramenta benéfica para o desenvolvimento da educação emocional e a inclusão de meninos e meninas. Este trabalho, baseado em oficinas lúdicas e educativas centradas na contação de histórias e no papel que os pais e/ou cuidadores desempenham na educação emocional, orienta uma análise do processo de desenvolvimento integral da primeira infância. O grupo é formado por 10 meninos e meninas, de 3 a 5 anos, que pertencem ao Grupo Pequenos Gigantes do ICBF, no município de Cerrito, Santander, e se caracterizam por sua grande diversidade cultural, étnica e familiar. Para a coleta de informações, utilizamos instrumentos de observação participante, diários de campo e entrevistas semiestruturadas (questionários) com as crianças participantes e seus pais e/ou cuidadores, implementando assim uma abordagem qualitativa fundamentada no método de pesquisa-ação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bisquerra, Rafael. Educación emocional y bienestar. Barcelona: Praxis, 2000.

Bruder, Mónica. “El cuento terapéutico como favorecedor de la resiliencia. Una primera aproximación”. Psicodebate. Psicología, Cultura y Sociedad. 6, (2005): 15-27.

Carrero Ruiz, Carmen. “La educación emocional a través de los cuentos”. Trabajo de grado, Universidad de Valladolid. 2017-2018. https://uvadoc.uva.es/bitstream/handle/10324/32233/TFG-G3087.pdf;sequence=1

Constitución política de Colombia 1991. Titulo I. De los principios fundamentales, Titulo II. De los Derechos, las Garantías y los Deberes. https://pdba.georgetown.edu/Constitutions/Colombia/colombia91.pdf

Hernández-Sampieri, Roberto. “Planteamiento del problema cuantitativo”. En Metodología de la investigación. Roberto Hernández Sampieri, Fernández Collado, C. y Baptista Lucio, María del P, México: McGraw-Hill/Interamericana Editores, S.A. DE C.V. 2014.

Hernández-Sampieri y Christian Mendoza. Metodología de la investigación. Las rutas cuantitativa, cualitativa y mixta. México: Editorial Mc Graw Hill Education, 2018.

Rafael, Aurélia. “Desarrollo Cognitivo: Las Teorías de Piaget de Vygotsky”. Modulo I. Master en Paidopsiquiatría, Universidad de Barcelona y Colegio Oficial de Psicología de Cataluña. https://n9.cl/94b8x

Ros García, Esther. “El cuento infantil como herramienta socializadora de género”, Cuestiones pedagógicas, 22, (2022/2013): 329-350. https://institucional.us.es/revistas/cuestiones/22/art_15.pdf

Suárez P. Paula A. y Maribel Vélez M. “El papel de la familia en el desarrollo social del niño una mirada desde la afectividad, la comunicación familiar y estilos de educación parental”. Psicoespacios: Revista virtual de la Institución Universitaria de Envigado. Vol. 12, Nº. 20, (2018): 173-198. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6573534

UNICEF. Desarrollo emocional. Clave para la primera infancia (Primera edición ed.). Argentina: Fundación Kaleidos. (2012). Acceso 22 noviembre de 2021. https://www.unicef.org/ecuador/english/Desarrollo_emocional_0a3_simples.pdf

Zerpa Carlos E. “Sistemas Emocionales y la Tradición Evolucionaria en Psicología”, SUMMA Psicológica UST. Vol. 6, No.1, (2009): 112-122. https://acortar.link/P3OIXD

Citar este artículo

Machuca D. Alba Y., y Laura I. Largo R. “La literatura infantil como herramienta para el desarrollo de la educación emocional en el Hogar Agrupado Pequeños Gigantes del Instituto Colombiano de Bienestar Familiar”. Revista Historia de la Educación Colombiana. Vol. 30-31 No 30-31, (2023): https://doi.org/10.22267/rhec.233131.114

Publicado

2023-12-29

Como Citar

Machuca Duarte, A. Y., & Largo Roa, L. I. (2023). A literatura infantil como ferramenta para o desenvolvimento da educação emocional na Casa do Grupo Pequenos Gigantes do Instituto Colombiano de Bienestar Familiar. Revista Historia De La Educación Colombiana, 30(30-31), 121–136. https://doi.org/10.22267/rhec.233131.114