O debate Currie-Daza e a institucionalização da educação econômica na Universidade Nacional da Colômbia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22267/rhec.192222.53

Palavras-chave:

Ensino da economia, Ensino de Ciências Sociais, Ensino superior, Universidade

Resumo

O processo de institucionalização de programas de economia no país implica, entre outras coisas, definir sua organização administrativa, estabelecer objetos de estudo e justificar sua relevância. O objetivo deste artigo é analisar o processo de institucionalização da educação da econômia como um programa acadêmico de graduação na Universidade Nacional da Colômbia e, com base no debate entre dois importantes executivos dos programas, no início dos anos sessenta do século XX, são Álvaro Daza Roa e Lauchlin Currie, que defenderam duas visões diferentes e praticamente antagônicas da economia. O primeiro refere-se à economia como um mecanismo que deve ser estudado quantitativamente e cujo objetivo é o ganho privado; Currie, por outro lado, concebe a economia como um organismo, que merece um estudo principalmente qualitativo e deve ser orientado para melhorar o bem-estar material da comunidade. Espera-se que o documento contribua para entender a importância histórica dos debates em torno do ensino da economia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Currie, Lauchlin. Operación Colombia: Un programa nacional de desarrollo económico y social. Bogotá: Sociedad Colombiana de Economistas, 1961.

Currie, Lauchlin. La enseñanza de la Economía en Colombia. Bogotá: Ediciones Tercer Mundo, 1965.

Daza Roa, Álvaro. La Enseñanza de las Ciencias Económicas en la Universidad Nacional. Bogotá: Asociación Colombiana de Universidades y Fondo Universitario Nacional, 1965.

Hernández Gamarra, Antonio. "Alberto Corchuelo: sus inicios como economista". En: Búsquedas y logros desde la academia, editado por Hernández Gamarra, Antonio y Herrera Valencia, Beethoven. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia, 2002. 414-426.

Hernández Gamarra, Antonio, y Herrera Valencia, Beethoven. "Medio siglo de búsqueda de la razón por la crítica". En: Búsquedas y logros desde la academia, editado por Hernández Gamarra, Antonio y Herrera Valencia, Beethoven. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia, 2002. 13-25.

Kalmanovitz, Salomón. "Notas para una historia de las teorías económicas en Colombia". En: Historia social de la ciencia. Ciencias Sociales. Vol. 9, editado por Vasco, Carlos Eduardo et al. Bogotá: Instituto colombiano para el desarrollo de las ciencias y la tecnología Francisco José de Caldas y Colciencias, 1993. 13-61.

Mayor, Alberto y Tejeiro, Clemencia. "La profesión de economista en Colombia: Entre el autodidactismo y el entrenamiento académico". En: Cambio técnico, empleo y trabajo en Colombia. Aportes a los estudios laborales en el VIII Congreso de Sociología, editado por Dombios, Rainer y López, Carmen Marina. Bogotá: FESCOL, 1993. 199-222.

Montenegro, Álvaro. "Los albores de la economía en Colombia". Revista de Economía del Rosario. Vol. 20. No. 2 (2017): 307-324.

Rhenals Monterrosa, Remberto. De la perplejidad a la explicación: Crónicas de la Economía, su enseñanza y aplicación. Medellín: Universidad de Antioquia, 2003.

Rivera, M. (2002). "Institucionalización de los estudios económicos en la Universidad Nacional de Colombia, 1945-1952". En: Búsquedas y logros desde la academia, editado por Hernández Gamarra, Antonio y Herrera Valencia, Beethoven. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia, 2002. 22-50.

Rodríguez Salazar, O., & Arévalo Hernández, D. "La historiografía económica colombiana del siglo XIX". En: La historia al final del milenio: Ensayos de historiografía colombiana y latinoamericana, editado por B. Tovar Zambrano. Vol. 2. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia. 1994. 187-250.

Sarmiento Aranzales, Alfredo. (2002). "La Facultad de Ciencias Económicas de la Universidad Nacional de Colombia: 1958-1961". En: Búsquedas y logros desde la academia, editado por Hernández Gamarra, Antonio y Herrera Valencia, Beethoven. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia, 2002. 401-407.

Villamil Ardila, Carlos. (2001). Aproximación histórica a la Facultad de Derecho, Ciencias Política y Sociales de la Universidad Nacional de Colombia. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia, Facultad de Derecho, Ciencias Políticas y Sociales.

Publicado

2019-06-30

Como Citar

Chaparro, G. R. (2019). O debate Currie-Daza e a institucionalização da educação econômica na Universidade Nacional da Colômbia. Revista Historia De La Educación Colombiana, 22(22), 93–115. https://doi.org/10.22267/rhec.192222.53