Mulheres na universidade: presenças e experiências biográficas San Luis Potosí, México 1950-1970

Autores

  • Blanca Susana Vega Martínez Universidad Autónoma de San Luis Potosí, México

DOI:

https://doi.org/10.22267/rhec.202525.81

Palavras-chave:

Educação feminina, Educação superior, México

Resumo

Este artigo surge de uma investigação mais ampla que visa recuperar as trajetórias educacionais de mulheres universitárias que exerceram sua profissão entre as décadas de 1950 e 1970; bem como reconhecer as experiências que tiveram ao aceder ao ensino superior na Universidade Autônoma de San Luís Potosí (UASLP), México. O acesso à educação para as mulheres tem sido um processo descontínuo em relação ao dos homens, de modo que sua participação no campo educacional e acadêmico tem sido superada com dificuldades e buscando caminhos diversos. Atualmente aposentadas e em processo de envelhecimento, as universitárias nos contam sua trajetória educacional em uma época de difícil acesso ao ensino superior feminino, principalmente em carreiras consideradas tradicionalmente de educação masculina, como por exemplo, medicina, ciências químicas, enfermagem e direito. A metodologia está centrada no método biográfico, especificamente nas histórias de vida que nos permitem recuperar a partir da própria voz das universitárias, as experiências em sua trajetória educacional e laboral nas décadas de 1950 a 1970, primeiramente, porque são estudantes universitárias e posteriormente, ao exercer sua profissão nos âmbitos acadêmicos e fora deles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Fuentes orales

Entrevista a Hortensia, San Luis Potosí, México, 18 de junio de 2018.

Entrevista a Mary, San Luis Potosí, México, 20 junio de 2018.

Entrevista a Luz María, San Luis Potosí, México, 13 de julio de 2018.

Entrevista a Amparo, San Luis Potosí, México, 20 de julio de 2018.

Referencias Bibliográficas

Alvarado, María de Lourdes. La educación superior femenina en el siglo XIX. Demanda social y reto gubernamental. México: CESU-UNAM, 2004.

Arfuch, Leonor. “El espacio teórico de la narrativa: un desafío ético y político”. Utopía y praxis latinoamericana. Revista internacional de filosofía iberoamericana y teoría social, Año 13, Nº 42, (2008): 131-140.

Arredondo, María Adelina. Obedecer, servir y resistir. La educación de las mujeres en la historia de México. México: Porrúa-UPN, 2003.

Blázquez, Norma. “Incorporación de la mujer a la ciencia a comienzos de los noventa”. En: La voluntad de ser. Mujeres en los noventa, compilado por Tarrés, María Luisa. México: El Colegio de México, 1997. 195-210.

Bolufer, Mónica “Multitudes del yo: biografía e historia de las mujeres”. Ayer, Vol. 93, Nº 1, (2014): 85-116.

Calveiro, Pilar. “Los usos políticos de la memoria”. En: Sujetos sociales y nuevas formas de protesta en la historia reciente de América Latina, compilado por Caetano, Gerardo. Buenos Aires: CLACSO, 2006. 359-386.

Castellanos, Rosario. “La abnegación: una virtud loca”. Debate Feminista, Vol. 6, (1992): 287-292.

Delory-Momberger, Christine. La condición biográfica. Medellín: Universidad de Antioquia, 2015.

Flecha, Consuelo y Palermo, Alicia. “Women at university. Strategies and achievements of a secular presence in Latin America and Spain”. Culture & History Digital Journal, Vol. 8, Nº 1, (2019): 1-15.

Galván, Luz Elena y López, Oresta. Entre imaginarios y Utopías: historias de maestras. México: Publicaciones de la casa Chata, 2008.

Galván, Luz Elena. Debates y desafíos de la historia de la educación en México. México: El Colegio Mexiquense, 2002.

Galván, Luz Elena. La educación de la mujer en México, 1876-1940. México: CIESAS, 1985.

García, Patricia. “La participación de la mujer en la educación: un camino escarpado”. Revista GénEros, Vol. 9, Nº 26, (2002): 25-30.

García, Patricia. Mujeres académicas. El caso de una universidad estatal mexicana. México: Plaza y Valdés- Universidad de Guadalajara, 2004.

Gutiérrez, María del Carmen. Abriendo brecha. Las mujeres en las escuelas profesionales del Estado de México (1917-1943). Toluca: ISCEEM, 2010.

Halbwachs, Maurice. Los marcos sociales de la memoria. Barcelona: Anthropos, 2004.

Huerta, Rosa María. “Ingreso y presencia de las mujeres en la matrícula universitaria en México”. Revista de El Colegio de San Luis, Nº 14, (2017): 282-306.

Ibarra, Eugenia y Castellanos, Gabriela. “Género y educación superior. Un análisis de la participación de las mujeres como profesoras en la Universidad del Valle”. Revista La Manzana de la Discordia, Vol. 4, Nº 1, (2009): 73-92.

Informe de rectoría 2018-2019. Universidad Autónoma de San Luis Potosí. http://www.uaslp.mx/Informes/ Documents/2018-2019-06-Indicadores.pdf

Instituto Nacional de Estadística y Geografía, Censo de Población 1960. https://www.inegi.org.mx/programas/ccpv/ 1960/#Tabulados

Iñigo, Isidora. “Sobre la relación entre memoria y política Contribuciones del pensamiento de Hannah Arendt para el campo de estudios de la memoria”. Sophia Austral, Nº 22, (2018): 163-181.

López, Oresta, Que nuestras vidas hablen, Historias de vida de maestras y maestros indígenas tének y nahuas de San Luis Potosí. San Luis Potosí: COLSAN, 2010.

López, Oresta, Alfabeto y enseñanzas domésticas: el arte de ser maestra rural en el Valle del Mezquital. México: CIESAS-SEP-CONACYT, 2001.

Martínez, Sara. Mujeres y universidad. Vidas académicas. Colima: Universidad de Colima, 2006.

Mendoza, Jorge. Sobre memoria colectiva. Marcos sociales, artefactos e historia. México: UPN, 2015.

Palomar, Cristina. “Maternidad y mundo académico”. Alteridades, Vol. 19, Nº 38, (2009): 55-73.

Palomar, Cristina. Feminizar no basta. Orden de género, equidad e inclusión en la educación superior. México: ANUIES, 2017.

Patrimonio y memoria. San Luis Potosí: Universidad Autónoma de San Luis Potosí, 2016.

Tuñón, Julia. Mujeres. Entre la imagen y la acción. México: CONACULTA, 2015.

Vega, Blanca Susana, “La participación de las estudiantes y profesoras en las aulas universitarias: San Luis Potosí, 1923-1952” En: Los mundos escolares en el noreste de México: ruralidad y género en el siglo XX. Coordinado por Chávez, Mónica y Medina, René. México: UNAM-BECENE, 2019. 113-136.

Publicado

2020-12-19

Como Citar

Vega Martínez, B. S. (2020). Mulheres na universidade: presenças e experiências biográficas San Luis Potosí, México 1950-1970. Revista Historia De La Educación Colombiana, 25(25). https://doi.org/10.22267/rhec.202525.81