O Magistério público da cidade de Santiago de Cuba: formação e aperfeiçoamento entre 1899 e 1915

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22267/rhec.202525.80

Palavras-chave:

Cuba, enseñanza pública, Escuela Normal, formación de docentes

Resumo

Do Norte período americano de ocupação em Cuba (1899-1902) constituiu uma premissa para as forças americanas impelirem a instrução pública na Ilha. Com tal um fim um das primeiras medidas que assumiram foram preparar os homens e mulheres que integrariam as linhas do setor magistral. Isto articula se aproxima que foi esses primeiros passos na formação dos professores agir na instrução primária, pelo território de Santiago de Cuba no período de 1899 às 1915. Pela seleção de uma informação abundante, é dado boas-vindas à metodologia da investigação histórica. É procurado que contribui para continuar enriquecendo a história da educação, como um da investigação enfileira mais convergido por historiadores cubanos e de outras partes do mundo nas últimas décadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AHPSC. Acta Capitular, No. 1. 1900.

AHPSC, Acta Capitular, No. 3.1902.

AHPSC, Gobierno Provincial. Materia Instrucción Pública, Legajo 869. 1900.

AHMSC, Gobierno Municipal. Fondo Asuntos Patrióticos, Legajos 20-56.

Boti, Regino E. Harvardianas y otros saltos al norte. Guantánamo: El Mar y la Montaña, 2018.

Cano, Miguel Ángel. Cuestiones pedagógicas. Santiago de Cuba: Arroyo Hermanos, 1928.

Cordoví, Yoel. Magisterio y nacionalismo en las escuelas públicas de Cuba. La Habana: Ciencias Sociales, 2012.

Fajardo, Edith. “Desiderio Fajardo Ortiz”. Revista Rotaria, Año 6, Nº 4 (1955).

García, Manuel. Las Escuelas de Verano. Revista Cuba Pedagógica, Año 5, Nº 28 (30, mayo, 1907).

Garófalo, Nicolás. Estudio del devenir histórico de la superación de los maestros primarios de las escuelas públicas en Cuba 1899-1958. La Habana: Pueblo y Educación, 2018.

Guerra, Ramiro. “El general Leonardo Wood y la instrucción pública”. Revista Cuba Contemporánea, Año 7, Tomo, 23, Nº 91 (julio, 1920)

Iglesias, Marial. Las metáforas del cambio en la vida cotidiana: Cuba 1898-1902. La Habana: Ediciones Unión, 2003.

Pérez, Louis A. La estructura de la historia de Cuba. Significado y propósitos del pasado. La Habana: Ciencias Sociales, 2017.

Periódico El Cubano Libre, 26, enero, 1901.

Periódico El Cubano Libre, 3, junio, 1907.

Periódico El Cubano Libre, 24, julio, 1901.

Periódico El Cubano Libre, 29, julio, 1901.

Periódico El Cubano Libre, 6, agosto, 1901.

Periódico Ilustración Cubana, Santiago de Cuba, Año 1, Nº 17, 21, julio, 1906.

Periódico Instrucción Primaria, Año 2, Nº 9, 10, diciembre, 1903.

Periódico Ilustración Cubana, Santiago de Cuba, Año 1, Nº 23, 5-6, 1º, septiembre, 1906.

Periódico Ilustración Cubana, Santiago de Cuba, Año 1, Núm. 17, 6, 21, julio, 1906.

Periódico Instrucción Primaria, Año 2, Nº 9, 10, diciembre, 1903.

Periódico Ilustración Cubana, Santiago de Cuba, Año 1, Nº 23, 5-6, 1º, septiembre, 1906.

Penabad, Alejandrina. Nuestra común historia. En torno al 98. La Habana: Ciencias Sociales, 1996.

Poveda, Alcibíades S. Las noticias de la historia, 1902-1958 (Crónicas de Santiago de Cuba). Santiago de Cuba: Editorial Oriente, 2015.

Publicado

2020-12-19

Como Citar

Mancebo Céspedes, D. (2020). O Magistério público da cidade de Santiago de Cuba: formação e aperfeiçoamento entre 1899 e 1915. Revista Historia De La Educación Colombiana, 25(25). https://doi.org/10.22267/rhec.202525.80