Abordagem ao museu de pedagogia da memória para a Paz
DOI:
https://doi.org/10.22267/rhec.212626.87Palavras-chave:
Memória histórica, museu especializado, pedagogia da memória, pazResumo
O projeto de criação do Museu de Pedagogia da Memória para a Paz é uma iniciativa que surgiu no desenvolvimento do programa de Pós-Doutorado no CADE-Rudecolombia da Universidade Pedagógica e Tecnológica da Colômbia (UPTC) (2018-2020). Atualmente como contribuição à Linha de Pesquisa Pedagogias, Paz e Populações Resilientes da Universidade de Cundinamarca, este projeto se baseia epistemologicamente na virada afetiva e descolonial da pedagogia. Nesse sentido, a experiência é retomada fazendo uma arqueologia dos conceitos mentais e andaimes do Museu Pedagógico “Temístocles Salazar” da Universidad de los Andes-Táchira. Conclui-se a importância da pedagogia da memória para a paz, no processo de repedagogização social.
Downloads
Referências
Aguilar-Forero, Nicolás J. C. “Políticas de la memoria en Colombia: iniciativas, tensiones y experiencias”. Historia Crítica, 111-130, no 68, https://doi.org/10.7440/histcrit68.2018.06.
Altares, Guillermo. “Auschwitz, la lucha por preservar la memoria del horror”. El País, 29 de nov. 2017. https://elpais.com/elpais/2017/11/19/eps/1511046315_151104.html.
Borda-Malo Echeverri, Santiago María. “La educación desde la parresía de Michel Foucault: hacia una revolución educativa en tiempos pandémicos”, en el XIII Congreso Internacional de la SHELA. Bogotá: Universidad Distrital, 2021.
Borda-Malo, S. La Parresía como heterotopía en el Último Foucault: Otro modo de ser, (im)pensar, decir y vivir. Bogotá: USTA, 2018
Braudel Fernand. La Historia y las Ciencias Sociales. Madrid: Alianza Editorial, 1970.
Centro Nacional de Memoria Histórica [CNMH]. Hasta encontrarlos. El drama de la desaparición forzada en Colombia. (2016): https://centrodememoriahistorica.gov.co/descargas/informes2016/hasta-encontrarlos/hasta-encontrarlos-drama-de-la-desaparicion-forzada-en-colombia.pdf
Centro Nacional de Memoria Histórica [CNMH]. La guerra inscrita en el cuerpo. Informe nacional de violencia sexual en el conflicto armado. (2017): http://www.centrodememoriahistorica.gov.co/descargas/informes-accesibles/guerra-inscrita-en-el-cuerpo_accesible.pdf.
Condiza-Plazas, W. E. “Pedagogía de la memoria. Voces de mujeres víctimas del conflicto armado en Boyacá-Colombia”, Praxis, no 17(1) https://doi.org/10.21676/23897856.4041
Freire Paulo. Hacia una pedagogía de la pregunta. Conversaciones con Antonio Faúndez. Buenos Aires: Asociación Ediciones La Aurora, 1986.
González Terreros, M., Aguilera Morales, A. y Torres Carrillo, A. “Investigar subjetividades y formación de sujeto en y con organizaciones y movimientos sociales”. En C. Piedrahita Echandía, Á. Díaz Gómez y P. Vommaro. (Comps.), Acercamientos metodológicos a la subjetivación política: debates latinoamericanos, Bogotá: Universidad Distrital Francisco José de Caldas - Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO), 2014.
González, Adela. “Un libro que cuenta la vida de los maestros: Diccionario Biográfico Pedagógico del Táchira”. Prensa Ula. http://prensa.ula.ve/2013/10/23/un-libro-que-cuenta-la-vida-de-los-maestros-el-diccionario-biografico-pedagogico-del-tachira
Halbwachs Maurice. Les cadres sociaux de la memoire. Paris: Editorial Albin Michel, 1994.
Limón-Domínguez, Dolores. Ecociudadanía. Retos de la educación ambiental ante los objetivos de desarrollo sostenible. Barcelona: Octaedro, 2019.
Mora García José Pascual y Bernal Villate Sandra Liliana, "la revista historia de la educación latinoamericana en los retos editoriales del siglo XXI". Revista Inclusiones, v.5 fasc.4 (2018): 36 – 61.
Mora García José Pascual (Compilador). “Historias biográficas de las maestras (os) afectados por el conflicto armado y en frontera”. Revista Heurística nro. 23, 2020-2021.
Mora García José Pascual. “MUSEO PEDAGÓGICO ´TEMÍSTOCLES SALAZAR”, Servicios Bibliotecarios Núcleo Táchira.” Heurística, nro 2. (2002) http://www.saber.ula.ve/bitstream/handle/123456789/21022/articulo7.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Mora García José Pascual. “Pedagogías, Paz y Resiliencia”. (Tesis postdoctoral del doctorado en Ciencias de la Educación de la Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia- UPTC Tunja, 2020.)
Mora García José Pascual. “Proyecto de investigación: archivo digital del Táchira” Heurística: revista digital de historia de la educación, No. 15, 2012. http://www.saber.ula.ve/bitstream/handle/123456789/37321/articulo29.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Mora-García José Pascual. “Aproximación a Las Pedagogías Alternativas: de la Pedagogía de la Diversidad a las Pedagogías de la Resiliencia en el Marco del Postacuerdo”, Revista Historia de la Educación Colombiana, 39-66, No. 22 (22), 2019, https://doi.org/10.22267/rhec.192222.51.
Mora-García, José Pascual. “Pedagogías, paz y resiliencia en el marco del postacuerdo colombiano”, Posdoctorado, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, Tunja, 2020.
Ortega Valencia Piedad, Clara Castro Sánchez, Jeritza Merchán Díaz y Gerardo Vélez Villafañe. Pedagogía de la memoria para un país amnésico. Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional, 2015.
Ortega Valencia, P., Merchán Díaz, J. y Vélez Villafañe, G. “Enseñanza de la historia reciente y pedagogía de la memoria: emergencias de un debate necesario”. Pedagogía y Saberes, (40), (2014): 59-70.
Salazar Rodríguez, Temístocles. “El Táchira bajo los gobiernos de Cipriano Castro y Juan Vicente Gómez”. (Tomo I y II). Edición mimeografiada. Proyecto de investigación Código: NUTA –H-85-95-06-C, Mérida: CDCHT, 1998.
Salazar Rodríguez, Temístocles. Diccionario pedagógico del Táchira. San Cristóbal: Fondo Editorial Simón Rodríguez de la Lotería del Táchira, 2011.
Salazar Rodríguez, Temístocles. “Tachiranía”. Heurística, nro. extra 23, 2020-2021, 652-768
Salazar Rodríguez, Temístocles. La universidad es el hombre. San Cristóbal: ULA Táchira. 2002.
Sánchez, Marcial. “Memorias: actores, usos y abusos. Perspectivas y debates”, Entelequia, 2008.
Soto Arango Diana y Mora García José Pascual. “Línea de formación y de investigación pedagogías, paz y poblaciones resilientes, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia Facultad de Ciencias de la Educación doctorado en Ciencias de la Educación-UPTC Rudecolombia”. Heurística: revista digital de historia de la educación, Nº. 22, 2019.
Soto Arango, Diana. “Revista Historia de la Educación Latinoamericana. Trece años convocando y liderando la investigación histórico-educativa en Latinoamérica”. Revista Historia de la Educación Latinoamericana, vol. 15, (2010): 7-11.
Soto-Arango Diana, José Mora García y José Jardilino. “La historia de la educación en América latina: contribución y aportes de la sociedad de historia de la educación latinoamericana - SHELA (1994-2015)”. Historia da Educación. 351-375. 21 (2017). https://doi.org/10.1590/2236-3459/66357.
Suescun Armando. La guerra de setenta años. El conflicto armado colombiano (1946-2016). Tunja: UPTC, 2021.
Todorov Tzvetan. Los abusos de la memoria. Barcelona: Paidós Ibérica S.A, 2000.
Torres Ayala Daniela. “Museo de Memoria Histórica de Colombia (2012-2019) ¿Un lugar para el diálogo memorial?”. Revista Historia Y MEMORIA, no 20, (2020): 135-168.
Citar este artículo
Mora García, José Pascual. “Aproximación al museo de pedagogía de la memoria para la Paz”. Revista Historia de la Educación Colombiana. Vol. 26-27 No 26-27, (2021): 17-37.