Pedagogia social da memória: um caminho para a paz

Autores

  • Iván Darío Tovar Quitiaquez Escuela de Cine y Artes Audiovisuales, Colombia

DOI:

https://doi.org/10.22267/rhec.222929.104

Palavras-chave:

memória, pedagogia social, violência

Resumo

O artigo levanta a necessidade de teorizar a memória como uma pedagogia social que contribui para a reconstrução histórica do conflito armado na Colômbia. O objetivo é dar a conhecer referenciais teóricos e metodológicos que contribuam para a construção de uma “Pedagogia Social da Memória” que contribua, desde o campo da educação, para o “Processo de Paz”, no que se tem denominado “pós-acordo”. Por fim, propõe-se uma estratégia didática aplicativa em um determinado contexto educacional.
Este artigo é um dos produtos do projeto de pesquisa denominado: Pesquisa para produção audiovisual: histórias de mercado: ofícios e saberes, que teve como objetivo realizar pesquisas para a criação de uma série documental sobre a cultura popular dos mercadores el Potrerillo na cidade de San Juan Pasto, este propósito foi cumprido na sua totalidade. Isto foi conseguido através da aplicação de uma metodologia hermenêutica participativa e histórica, que resultou na criação da série documental denominada: “HISTÓRIAS DE MERCADO: OS TRABALHOS E O CONHECIMENTO”, que é composta por duas partes divididas em seis capítulos. Juntamente com a criação da série documental, além de cumprir o desenvolvimento das atividades propostas no projeto, este texto é elaborado de forma a refletir especificamente sobre a necessidade de teorizar a memória como uma pedagogia social que contribui para a reconstrução histórica da o conflito armado na Colômbia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bárcena, Fernando y Joan-Carles Mélich La educación como acontecimiento ético: natalidad, narración y hospitalidad. Buenos Aires: Miño y Dávila, (2014).272 p.

Benjamín, Walter. Critica a la Violencia. Madrid: Editorial biblioteca nueva. 2010

Bachelard, Gastón. La Poética del Espacio. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2000.

De Certeu, Michel. La escritura de la Historia. Madrid: Universidad Iberoamericana, 1998.

Derrida, Jacques. La hospitalidad. Buenos Aires: Ediciones de la Flor, 2006.

Duque Ramírez, V. H. “Alteridad y violencia en Colombia. Avatares teóricos de una historia cultural”. Revista Historia de la Educación Colombiana, 21 (21) (2018), 47–78. https://doi.org/10.22267/rhec.182121.8 (consultado el 10 febrero de 2022)

Freire, Paulo. La Pedagogía de la esperanza: un reencuentro con la Pedagogía del Oprimido. Río de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

Frigerio, Graciela. “Acerca de lo inenseñable”, en Carlos Skliar y Graciela Frigerio (ed.): Huellas de Derrida. Ensayos pedagógicos no solicitados. Buenos Aires: Editorial del Estante, 2006.

Foucault, M. Hermenéutica del sujeto. Madrid: Las ediciones de la Piqueta, 1994.

Jelin, E. “Los trabajos de la memoria”. Lima, Perú: IEP, Instituto de Estudios Peruanos, 2012.

Mejía, O. El fenómeno paramilitar: reflexiones, apuntes y discusiones. En: Paramilitarismo, desmovilización y reinserción. La Ley de Justicia y Paz y sus implicaciones en la Cultura Política, la Ciudadanía y la Democracia en Colombia. Bogotá: D.C.: Universidad Nacional de Colombia. Facultad de Derecho, Ciencias Políticas y Sociales. 2008.

Mora-García, J. P. “Aproximación a las pedagogías alternativas: de la pedagogía de la diversidad a las pedagogías de la resiliencia en el marco del postacuerdo”. Revista Historia de la Educación Colombiana, 22 (22) (2019), 39–66. https://doi.org/10.22267/rhec.192222.51; (consultado el 10 febrero de 2022)

Mora-García, J. P. “Aproximación al museo de pedagogía de la memoria para la Paz”. Revista Historia de la Educación Colombiana, 26-27 (26-27) (2021): 17–37, https://doi.org/10.22267/rhec.212626.87 (consultado el 7 marzo de 2022)

Tadié, Jean-Yves y Marc. El sentido de la memoria. París: Gallimard. 1999.

Torres, J. “Colombia: inserción y desequilibrios comerciales en la Cuenca del Pacífico. Problemas del Desarrollo”. Revista Latinoamericana de Economía, vol. 44, N° 174, (2013). Recuperado de: http://www.redalyc.org/pdf/118/11826969007.pdf.

Citar este artículo

Tobar Q. Iván D. “Pedagogía social de la memoria: un camino hacia la paz”. Revista Historia de la Educación Colombiana. Vol. 28-29 No 28-29, (2022): 189-202.

DOI: https://doi.org/10.22267/rhec.222929.104

Publicado

2022-12-07

Como Citar

Tovar Quitiaquez, I. D. (2022). Pedagogia social da memória: um caminho para a paz. Revista Historia De La Educación Colombiana, 28(28-29), 189–202. https://doi.org/10.22267/rhec.222929.104