O Processo de Assimilação do Pensamento Crítico Latino-Americano: Contributos da Educação e da Filosofia da História
DOI:
https://doi.org/10.22267/rhec.243232.120Palavras-chave:
pensamento crítico, pensamento crítico latino-americano, apropriação, epistemologia, organizaçãoResumo
Este artigo é o resultado do projeto de investigação "Pensamento Crítico Latino-Americano na Formação Profissional" do Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Nariño. Tem como foco a análise da apropriação do Pensamento Crítico Latino-Americano (doravante CP) com o objetivo de contribuir para a formação profissional dos estudantes. Trata-se de um estudo qualitativo e teórico, fundamentado no pensamento crítico de Karl Marx e com uma abordagem histórico-hermenêutica.
Para a recolha de informação, recorreu-se a uma revisão documental das teses de doutoramento dos estudantes do programa, abrangendo o período de 2014 a 2022. Foram analisadas 109 teses, categorizadas de acordo com o seu foco. Destacaram-se as influenciadas pelos seminários sobre Materialismo Histórico, Educação, Política e Desenvolvimento, Hermenêutica, Teoria Crítica, Colonialidade do Poder e do Saber e História das Mulheres na América Latina.
Os resultados demonstraram que o pensamento crítico latino-americano abordado no Mestrado em Educação da Universidade de Nariño representa uma atitude adquirida através de um processo de estudo aprofundado, tanto teórico como da realidade social. Além disso, observa-se que esta apropriação deve necessariamente contribuir para a transformação social através de formas organizacionais para a sua transcendência.
Downloads
Referências
Referencias
Alejo Lozano, Laura. “El pensamiento crítico en los estudiantes de grado de maestro/a en educación primaria desde la didáctica de las ciencias sociales”. Tesis doctoral, Universidad de Málaga RIUMA, 2017.
Althusser, Louis. Ideología y aparatos ideológicos de Estado. Ediciones Nueva Visión, Buenos Aires, 1974.
Ángel Maya, Augusto. El retorno del Ícaro. La razón de la vida, muerte y vida de la filosofía, una propuesta ambiental. PNUD, PNUMA, 2012.
Ángel Maya, Augusto. Hacia una sociedad ambiental. 2da. ed. El Labrador, 2015.
Chipi, J. “Líneas fundamentales de análisis en la construcción de una teoría ambientalista”. En homenaje al profesor Augusto Ángel Maya. Editado por CENSAT. Agua Viva, 2010.
Dobb, Maurice. Estudios sobre el desarrollo del capitalismo. L. Etcheverry. Trad. Siglo XXI editores, 1971.
Dussel, Enrique. El último Marx (1863 - 1882) y la liberación latinoamericana. Siglo XXI, 1990.
Echeverría, Bolívar. El discurso de crítico de Marx. Fondo de Cultura Económico, Ítaca, 2017
García, Luciano. “Aníbal Ponce y la Psicología: Un análisis histórico”. Revista Integración Académica en Psicología 10 (28), 2013. https://goo.su/dJOg
Giroux, Henry. La Guerra del Neoliberalismo contra la Educación Superior. 1. ª ed. Herder, 2018.
Gonzales, Mike. El peruano Mariátegui, un marxista para nuestros tiempos. OpenDemocracy, 2019. https://goo.su/ebLnJ
Mariátegui, José. Siete ensayos de interpretación de la realidad peruana. Biblioteca Ayacucho, 1928.
Marx, Karl. Prólogo a la Contribución a la Crítica de la Economía Política. Marxists Internet Archive – Sección en español. https://www.marxists.org/espanol/m-e/1850s/criteconpol.htm
Marx, Karl. Tesis sobre Feuerbach. Marxists Internet Archive – Sección en español. https://www.marxists.org/espanol/m-e/index.htm.
Marx, Karl. y Engels, F. La ideología alemana. 5a ed. Ediciones Grijalbo. S.A, 2014.
Parra Moreno, Diego. “Aníbal Ponce, marxista latinoamericano: apuntes sobre su obra psicológica y recepción en Chile”. Revista de psicología (Santiago) Vol. 25, n° 1 (2016): 01-06. https://dx.doi.org/10.5354/0719-0581.2016.42512
Pérez Cortés, Sergio. “Marx y la crítica de la razón en la modernidad”. Andamios, Vol 10, n° 21 (2013): 233-255. http://www.scielo.org.mx/pdf/anda/v10n21/v10n21a11.pdf
Ponce, Anibal. Educación y lucha de clases y otros escritos. UNIPE: Editorial Universitaria. CLASO: Consejo latinoamericano de ciencias sociales, 2015.
Rohbeck, Johannes. “Globalización e historia”. Revista de Filosofía Diánoia, Vol 63 n° 80, (2018): 119-147. https://doi.org/10.22201/iifs.18704913e.2018.80.1529
Sabogal, Julián. “Un desarrollo alternativo al neoliberalismo Dr. Julián Sabogal Tamayo, Docente invitado Conversatorio “Primera Línea de Académicos Antifascistas”. UDENAR PERIÓDICO, 16 de julio de 2021. https://goo.su/RQbod
Sabogal, Julián. “Conferencia. II Congreso Internacional Formación de educadores: educación en contextos de incertidumbre y diversidad”. Vídeo de YouTube, 2:50:38. Publicado el 18 de noviembre de 2021. https://www.youtube.com/watch?v=nlcP31S_dYs&t=4118s
Sánchez, Liliana. “Desarrollo de habilidades de pensamiento crítico a través del aprendizaje basado en juegos para la Educación ambiental en estudiantes del grado 5 de primaria”. Trabajo de maestría en Educación Ambiental, Universidad de Ciencias Aplicadas y Ambientales. Repositorio UDCA, 2017. https://repository.udca.edu.co/handle/11158/890
Tunnermann, Carlos. Noventa años de la reforma universitaria de Córdoba (1918-2008). CLACSO: Consejo latinoamericano de ciencias sociales, 2008.
Uprimny, Rodrigo. ¡Consumidores de todos los países, uníos! Dejusticia. https://goo.su/G4tW
Uprimny, Rodrigo “El modelo económico de la pereza”. Revista Divergencia. n° 22 (2017): 50 - 72. https://goo.su/HfzDnci
Vega, Renán. La universidad de la ignorancia. Capitalismo académico y mercantilización de la educación superior. Ediciones Ocean Sur, 2015.
Citar este artículo.
Arévalo R. María F, Jessica L. Ruano. “El proceso de asimilación del pensamiento crítico latinoamericano, aportes desde la educación y la filosofía de la historia” Revista Historia de la Educación Colombiana. Vol. 32 No 32, (2024): 71-131. DOI: https://doi.org/10.22267/rhec.243232.120
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Historia de la Educación Colombiana

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.