Formação de professores em competências digitais para elaborar um plano estratégico na Corporação Autónoma de Nariño, Ipiales - 2025
DOI:
https://doi.org/10.22267/rhec.253535.135Palavras-chave:
formação docente, competências digitais docentes, processo de ensino-aprendizagem, tecnologias da informação e comunicaçãoResumo
O presente trabalho busca analisar as competências digitais docentes e a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação ao processo de ensino-aprendizagem na Corporación Universitaria Autónoma de Nariño, Seccional Ipiales, durante o período 2025-I. O método aplicado na pesquisa é o descritivo, tendo como unidade de análise os 13 professores da Corporación Universitaria Autónoma de Nariño, Seccional Ipiales, vinculados aos programas acadêmicos de Administração de Empresas, Contabilidade Pública e Engenharia da Computação. Foi aplicada uma entrevista semiestruturada com 13 perguntas, baseada no marco europeu de competências DigCompEdu, pois este permite identificar de forma clara o nível das competências digitais aplicadas aos conteúdos curriculares e, ao mesmo tempo, determinar as necessidades de formação docente. Para isso, foram selecionadas três das seis áreas que compõem o DigCompEdu: conteúdos digitais; ensino e aprendizagem; e avaliação e feedback. Os resultados mostram que os docentes possuem um domínio básico das TIC e carecem de estratégias de integração com o processo de ensino-aprendizagem. Por esse motivo, é elaborado um plano estratégico de formação que visa o fortalecimento das competências digitais dos professores.
Downloads
Referências
Referencias
Aguilar, Alba, Marianela Luzardo y Beatriz Sandia. “Competencias digitales de los docentes de educación superior. Caso Universidad de Los Andes”. Revista Educere Vol. 22, n° 73 (2018): 603-616.
Bohorquez, Doris y Betty Otálora. “Influencia del uso de las herramientas y estrategias didácticas en el aula”. Revista Panorama Vol. 16, n° 31 (2022): 16-20.
Boillos, Fernando. “La gamificación y el aprendizaje lúdico como recursos didácticos: práctica comparada y análisis de una metodología en centros de España y Costa Rica” (Tesis de Doctorado, Universidad de la Rioja, 2023), 210.
Cabero, Julio y Antonio Palacios. “La evaluación de la educación virtual: las e-actividades”. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia Vol. 24, n° 2 (2021): 169-188.
Carranza, Sergio y Humberto Escudero. “Innovaciones en la enseñanza de lenguaje: herramientas digitales para un aprendizaje efectivo”. Revista Reincisol Vol. 3, n° 6 (2024): 4557-4578.
Da Silva Carvalho, Felipe y Mariano Pimentel. Recursos digitales y prácticas educativas en educación superior (Springer, 2020), 25.
Denzin, Norman y Yvonna Lincoln. The SAGE handbook of qualitative research (SAGE Publications, 2018), 6.
Deossa, Ruby y Claudia Montiel. “Potencial de las TIC en educación, una propuesta metodológica para su integración efectiva”. Revista Informador Técnico 86, no 2 (2022): 278-296.
Ferrari, Anusca. “DIGCOMP: A framework for developing and understanding digital competence in Europe”. Joint Research Centre (European Commission, 2013), 50.
Fuster, Doris. “Investigación cualitativa: Método fenomenológico hermenéutico”. Revista Scielo, Vol. 7, n° 1 (2019): 201-229.
Gadamer, Hans. Verdad y método (Ediciones Sígueme S.A., 1990), 319.
Islas, Claudia y María Carranza. “Uso de las redes sociales como estrategias de aprendizaje. ¿Transformación educativa? Revista Apertura, Vol. 3, n° 2 (2011).
Junco, Reynol. “La relación entre la frecuencia de uso de Facebook, la participación en actividades de Facebook y el compromiso de los estudiantes”. Revista Computadoras y Educación Vol. 58, n° 1 (2012):162-171.
Karimi, Hengameh y Sarwar Khawaja. “Explorando la competencia digital entre los docentes de educación superior: una revisión sistemática”. Revista Internacional de Aprendizaje, Enseñanza e Investigación Educativa Vol. 24, n° 1 (2025): 298-314.
Kop Rita. “El Marco de Competencias Digitales para Educadores: Una agenda de investigación”, Education and Information Technologies Vol. 25, n° 2 (2020): 301-315.
Lankshear, Colin y Michele Knobel. Digital literacies: Concepts, policies and practices (Peter Lang, 2008), 29.
López Lucía. “El análisis del aprendizaje aplicado como estrategia para mejorar la educación en los entornos virtuales”. Revista Educación Vol. 47, n° 2 (2023): 1-25.
Medina, Patricia, Marcia Pilatasig, Jessenia Ibañez, et al. “Evaluación formativa digital: Herramientas y técnicas para mejorar el feedback y el aprendizaje continuo”. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, Vol. 8, n° 4, (2024): 10052-10073.
Pérez Valeria y Leonardo Chancay. “Impacto de las competencias digitales en el aprendizaje de los estudiantes del Instituto Superior Luis Arboleda Martínez”, Revista Reincisol Vol. 4, n° 7 (2025):2189-2212.
Romo Padilla, Gustavo, Cecilia Rubio, Víctor Gómez y María Nivel. “Herramientas digitales en el proceso enseñanza-aprendizaje mediante revisión bibliográfica”. Revista Polo del Conocimiento Vol. 8, n° 10 (2023): 313-344.
Serna, Raúl y Cleofé Alvites. “Plataformas educativas: herramientas digitales de mediación de aprendizajes en educación”. Revista Hamut´ay Vol. 8, n° 3 (2021): 66-74.
Siemens, George. “Learning analytics: The emergence of a discipline”. Revista American Behavioral Scientist, Vol. 57, n° 10 (2013): 1380-1400.
Torres, Dagoberto, Aura Rincón y Lisset Medina. “Competencias digitales de los docentes en la Universidad de los Llanos, Colombia”. Revista Trilogía Ciencia Tecnología Sociedad Vol. 14, n° 26 (2022): 2145-4426.
Vásquez, Jorge y Sergio Náñez. “Evaluación de las competencias digitales del profesorado universitario y sus condicionantes: estudio de caso en un contexto de adopción tecnológica”. Revista Education Sciences Vol. 11, n° 637 (2021).
Citar este artículo
Erira Benítez, Diana & Diego Artemio Estrada Rodríguez. “Formación docente en competencias digitales para diseñar plan estratégico en la Corporación Autónoma de Nariño, Ipiales - 2025”. Revista Historia de la Educación Colombiana, Vol. 35, No. 35 (2025): 123-146. Doi: https://doi.org/10.22267/rhec.253535.135.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Historia de la Educación Colombiana

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.




